Índice de Vantagem Comparativa Revelada do Complexo Soja da Região Centro-Oeste Brasileira
DOI:
10.19093/res.v17i33.2365Palavras-chave:
Vantagem Comparativa, Competitividade, Centro-OesteResumo
O Centro-Oeste brasileiro se destaca no setor agrícola por ser uma das principais regiões produtoras e exportadoras de grãos. O objetivo central desse trabalho foi fazer uma caracterização da exportação dos produtos do complexo soja na região Centro-Oeste. Além disso, buscou-se analisar a importância desses produtos para a região. Os dados utilizados nesta pesquisa referem-se à exportação dos produtos do complexo soja na região e no Brasil, oriundos do Sistema de Análise Exterior (ALICE), da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e do World Trade Organization (WTO). Como método de pesquisa, utilizou-se primeiramente o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR), porém, como esse índice apresenta valores positivos assimétricos, recorreu-se ao Índice de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (IVCRS), a fim de suprir essa limitação, pois os valores do IVCRS variam entre -1 e 1. Como resultado constatou-se que a região Centro-Oeste apresenta vantagens comparativas na exportação do complexo soja, porém essa vantagem vem apresentando queda nos últimos anos.Downloads
Publicado
2015-06-26
Como Citar
Oliveira, M. de F., & Schlindwein, M. (2015). Índice de Vantagem Comparativa Revelada do Complexo Soja da Região Centro-Oeste Brasileira. Revista De Estudos Sociais, 17(33), 109–131. https://doi.org/10.19093/res.v17i33.2365
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.