Beneficiamento de Sementes de Soja no Mato Grosso: Análise de Viabilidade Financeira e de Riscos Associados
Resumo
A utilização de sementes de alta qualidade é fundamental para que os sistemas de produção de soja apresentem adequados resultados técnicos e econômicos. No entanto, para que esses insumos sejam ofertados com alta qualidade, em geral, são necessários expressivos investimentos. Assim, buscou-se verificar se a implantação de uma unidade de beneficiamento de sementes (UBS) de soja no Estado do Mato Grosso constitui, no longo prazo, alternativa financeiramente viável. Para tanto, com base em um horizonte de planejamento de 10 anos de operação da UBS, com capacidade instalada anual de 500 mil sacas de sementes, foram elaborados os fluxos de caixa e calculados, sob condições determinísticas e de riscos, alguns indicadores financeiros, como o valor presente líquido e a taxa interna de retorno. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que, embora os indicadores apontassem para a maior chance de ocorrência de resultados financeiros positivos, existem grandes riscos do projeto não gerar os resultados esperados. Isso significa que o investimento em uma UBS de soja no Mato Grosso, em nenhuma hipótese, pode ser considerado como desassociado de risco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.