A Política Econômica Regional do Vale do São Francisco: Uma Busca do Desenvolvimento do Interior Brasileiro
Resumo
O rio São Francisco é um marco econômico do interior do Brasil desde o século XVI, com o desenvolvimento da pecuária no seu Vale e este trabalho procura contribuir com a discussão a respeito da política econômica regional aplicada nesta parte do país. A água é a principal riqueza do rio e do seu Vale e foco das atividades econômicas no decorrer de 6 décadas, cuja política de desenvolvimento regional é a mais antiga do País, iniciada com a criação da empresa estatal Companhia Hidrelétrica do São Francisco -CHESF, em 1945. No ano seguinte, a nova Constituição do País estabeleceu que 1% do orçamento da União deveria ser destinado ao desenvolvimento do Vale do Francisco durante 20 anos. Em 1948, o Governo Central criou a Comissão do Vale do São Francisco - CVSF para realizar a infra-estrutura do Vale, mas foi substituída pela Superintendência do Vale do São Francisco - SUVALE, em 1967. A partir de 1974, a SUVALE deu lugar a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF, empresa responsável pelo desenvolvimento do Vale. Paralelamente esta região vem recebendo uma série investimentos públicos e privados como a implantação da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF em 2003. O início das obras de transferência de água do São Francisco para outras bacias hidrográficas e da E.F. Transnordestina, ambas em 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.