Aos Modelos de Inconsistência Dinâmica: Determinação Endógena da Taxa de Câmbio
Resumo
O objetivo deste trabalho é fazer uma resenha sobre a literatura recente que trabalha com a adaptação dos modelos de inconsistência dinâmica às crises cambiais. Nesta, o ataque especulativo é gerado pelo conflito entre os objetivos alternativos conflitantes, de estabilidade cambial e de expansão do produto no curto prazo, ou mesmo da expectativa de que este conflito possa ocorrer. Na primeira seção deste trabalho é exposto um jogo, que sintetiza a interação entre o Banco Central e os especuladores. Um modelo geral de inconsistência dinâmica em crises cambiais é descrito na segunda parte. E na terceira seção, faz-se uma aplicação do modelo ao estudo do problema de escolha entre a manutenção do regime cambial e da taxa de desemprego, a curto e longo prazo. Em um horizonte de longo prazo, a perda relacionada com a discricionariedade é maior do que a perda em cumprir as regras e controlar a inflação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.