Redes Colaborativas e Cadeia de Abastecimento: Uma Análise Regional Aplicada ao Setor Vitivinicula

Autores

  • Luísa Margarida Cagica Carvalho luisam.carvalho@uab.pt
    Universidade Aberta
  • Maria João Sousa Pereira Lima mjsp.lima@gmail.com
    Instituto Poltécnico de Setúbal

DOI:

10.19093/res.v16i31.1979

Resumo

O aumento da complexidade e da competitividade dos mercados, assim como a imprevisibilidade gerada no actual contexto económico passaram a constituir factores envolventes de acrescida exigência para as empresas. Neste cenário, a colaboração entre empresas formando redes colaborativas assumiu-se como um tema dominante na gestão da cadeia de abastecimento e tem vindo a ser reconhecida como um factor determinante para melhorar a sua força competitiva.

Este artigo tem por objectivo apresentar uma visão geral da evolução da investigação relacionada com a colaboração na cadeia de abastecimento, com particular aplicação ao setor vinícola, numa perspetiva de desenvolvimento regional.

Este artigo pode dar contributos que permitem servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias e de instrumentos que permitam monitorizar o desempenho da colaboração, bem como avaliar boas práticas que resultem da sinergia da colaboração inter-empresas e que sejam passíveis de disseminação e adopção, quer em termos de políticas públicas regionais, quer em termos empresariais.

Biografia do Autor

Luísa Margarida Cagica Carvalho, Universidade Aberta

Luísa Carvalho é professora auxiliar na Universidade Aberta em Lisboa, sendo responsável por diversas unidades curriculares. Possui doutoramento em Gestão pela Universidade de Évora. Investigadora do Centro de Estudos de Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da Universidade de Évora. Professora convidada em diversas Universidades nacionais e internacionais onde colabora na lecionação de cursos de mestrado e de doutoramento. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais e membro de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. Integra como membro diversas organizações científicas e comissões científicas de conferências e de revistas nacionais e internacionais.

 

Maria João Sousa Pereira Lima, Instituto Poltécnico de Setúbal

Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Gestão Logística pelo Instituto Politécnico de Setúbal, pós-Graduada em Ciências Empresariais pelo Instituto Politécnico de Setúbal, licenciada em Gestão pelo Instituto Politécnico de Santarém, bacharel em Eng.ª Agro-Alimentar pelo Instituto Politécnico de Santarém. Desenvolve actividade de investigação no Instituto Politécnico de Setúbal. Foi membro do Conselho de Gestão e directora do departamento comercial da União das Cooperativas de Consumo portuguesa. Exerceu actividades de consultoria nas áreas da gestão e da higiene e segurança alimentar em várias empresas.  Foi membro efectivo de seis Comités Consultivos da DG Agricultura da Comissão Europeia de 2004 a 2008. Foi membro efectivo do Conselho Consultivo da Agência para a Qualidade e Segurança Alimentar. Foi professora convidada na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém onde leccionou vários módulos integrados nas disciplinas de Marketing e de Análise de Mercados das licenciaturas em Eng.ª da Produção; Gestão e Ordenamento e Eng.ª Agro-Alimentar.

Downloads

Publicado

2014-11-11

Como Citar

Carvalho, L. M. C., & Lima, M. J. S. P. (2014). Redes Colaborativas e Cadeia de Abastecimento: Uma Análise Regional Aplicada ao Setor Vitivinicula. Revista De Estudos Sociais, 16(31), 25–42. https://doi.org/10.19093/res.v16i31.1979

Edição

Seção

Artigos