Descentralização Industrial Brasileira: A Tendência Permanece? Análise da Dinâmica Espacial no Período 1994-2009.
Resumo
Este trabalho analisa a tendência de concentração ou dispersão da indústria de transformação nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil no período de 1994 a 2009, a partir da mensuração de medidas de localização e especialização, próprias dos estudos de economia regional. A pesquisa teve cunho exploratório, utilizando-se de dados secundários e o emprego formal como variável de estudo. Como resultado, observou-se que a tendência à descentralização industrial no espaço nacional permanece, porém num ritmo desacelerado, favorecendo a redução das desigualdades econômicas entre as regiões.Downloads
Publicado
2014-08-11
Como Citar
Albuquerque, P. P. de, & Lages, A. M. G. (2014). Descentralização Industrial Brasileira: A Tendência Permanece? Análise da Dinâmica Espacial no Período 1994-2009. Revista De Estudos Sociais, 14(28), 113–131. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/1833
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.