Análise de Correlação de Kendall em Grupos Tipificados por Clusters em Sistemas Agrícolas Familiares no Distrito de Água Fria (Chapada dos Guimarães, Mato Grosso)

Autores

  • Aldo Assunção da Cunha resuploader@hotmail.com
  • Carlo Ralph de Musis resuploader@hotmail.com
  • Carlos Alberto Moraes Passos resuploader@hotmail.com

Resumo

Este estudo tipificou e analisou a sustentabilidade de 25 sistemas agrícolas familiares em propriedades de até 100 ha no distrito de Água Fria, Município de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.Foram definidos 49 indicadores, entre originais e categorizados em torno de quatro grupos de variáveis: uso e conservação de recursos naturais, sustentabilidade econômica, usoe potencial do horto e apoio institucional. Foi aplicada a técnica de análise de agrupamento (clusters). Os dados revelam, dentre outras conclusões, tendência para a intensificação do processode pecuarização extensiva, indicador de desmatamento, com seus reflexos negativos ao ecossistema. Projetos alternativos integrados de gestão tecnológica, com alta propensão de incrementar a renda e conservação ambiental devem ser priorizados e estimulados na região.

Downloads

Publicado

2011-05-04

Como Citar

Cunha, A. A. da, Musis, C. R. de, & Passos, C. A. M. (2011). Análise de Correlação de Kendall em Grupos Tipificados por Clusters em Sistemas Agrícolas Familiares no Distrito de Água Fria (Chapada dos Guimarães, Mato Grosso). Revista De Estudos Sociais, 2(4), 78–111. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/165

Edição

Seção

Artigos