Análise de Correlação de Kendall em Grupos Tipificados por Clusters em Sistemas Agrícolas Familiares no Distrito de Água Fria (Chapada dos Guimarães, Mato Grosso)
Resumo
Este estudo tipificou e analisou a sustentabilidade de 25 sistemas agrícolas familiares em propriedades de até 100 ha no distrito de Água Fria, Município de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.Foram definidos 49 indicadores, entre originais e categorizados em torno de quatro grupos de variáveis: uso e conservação de recursos naturais, sustentabilidade econômica, usoe potencial do horto e apoio institucional. Foi aplicada a técnica de análise de agrupamento (clusters). Os dados revelam, dentre outras conclusões, tendência para a intensificação do processode pecuarização extensiva, indicador de desmatamento, com seus reflexos negativos ao ecossistema. Projetos alternativos integrados de gestão tecnológica, com alta propensão de incrementar a renda e conservação ambiental devem ser priorizados e estimulados na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.