Categorizar e posicionar os sujeitos em filosofia: a controvérsia entre Derrida e Foucault compreendida de um ponto de vista discursivo

Autores

  • Érika de Moraes polifoniapa@gmail.com
    Universidade Estadual Paulista – Unesp
  • Johannes Angermuller polifoniapa@gmail.com
    Open University, Reino Unido / École des Hautes Études en Sciences Sociales

Resumo

Os filósofos gostam de lidar com problemas teóricos e conceituais. No entanto, ao entrar no debate filosófico, eles utilizam a linguagem também para fins sociais. Em outras palavras, a filosofia deve ser vista como um discurso no qual os filósofos se posicionam e se categorizam uns aos outros como membros de uma comunidade. Para ilustrar o que significa participar do discurso filosófico considerado como prática social, observarei uma controvérsia entre Jacques Derrida e Michel Foucault. Em uma troca teórica sobre a maneira pela qual devemos entender a filosofia de Descartes em relação ao seu tempo, eles se dirigem um ao outro de maneira particular, precisamente como “discípulo” e como “mestre”, como “filósofo” ou “não-filósofo”... através da encenação de relações intelectuais. A análise revela, assim, as dimensões sociais de sua controvérsia, enfatizando o papel de suas posições de sujeito na comunidade intelectual parisiense dos anos 1960 e 1970.

Palavras-chave:categoria acadêmica, campo intelectual, Derrida, discurso filosófico, Foucault, posição sujeito.

Referências

ANGERMULLER, Johannes. 2009. « Citer les autorités du discours intellectuel. Tel Quel et la création de la Théorie », Regards sociologiques 37/38, 175-83.

ANGERMULLER, Johannes. 2013a. Analyse du discours poststructuraliste. Les voix du sujet dans le langage chez Lacan, Althusser, Foucault, Derrida et Sollers (Limoges : Lambert Lucas) [ANGERMULLER, Johannes. Análise de discurso pós-estruturalista: as vozes do sujeito na linguagem em Lacan, Althusser, Foucault, Derrida e Sollers. Campinas: Pontes Editores, 2016 [2013].]

ANGERMULLER, Johannes. 2013b. « How to become an academic philosopher. Academic discourse as a multileveled positioning practice », Sociología histórica 3, 263-289.

ANGERMULLER, Johannes. 2013c. Le Champ de la Théorie. Essor et déclin du structuralisme en France (Paris : Hermann).

ANGERMULLER, Johannes. 2017. « Academic careers and the valuation of academics. A discursive perspective on status categories and academic salaries in France as compared to the U.S., Germany and Great Britain », Higher Education 73, 963-980.

ANGERMULLER, Johannes. 2018. « Accumulating discursive capital, valuating subject positions. From Marx to Foucault », Critical Discourse Studies, 15, 4, 414-425.

BACHELARD, Gaston. 1971. Épistémologie. (Paris : PUF)

BAERT, Patrick. 2012. « Positioning Theory and Intellectual Interventions », Journal for the Theory of Social Behaviour 42, 304-324.

BAZERMAN, Charles. 1988. Shaping Written Knowledge. (Madison : University of Wisconsin Press).

BOURDIEU, Pierre. 1984. Homo academicus. (Paris : Minuit). [BOURDIEU, Pierre. 1984. Homo academicus. 2ed. Florianópolis : Editora da UFSC, 2013.]

BOURDIEU, Pierre. 1988. L’ontologie politique de Martin Heidegger. (Paris : Minuit). [BOURDIEU, Pierre. A Ontologia Política de Martin Heidegger. Campinas : Editora Papirus, 1989.]

BOURDIEU, Pierre. 1997. Méditations pascaliennes. (Paris : Le Seuil) [BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2001 ]

CAMPILLO, Antonio. 2000. « Foucault and Derrida – the history of a debate on history », Angelaki. Journal of the Theoretical Humanities. 5, 113-35.

COLLINS, Randall. 2000. The Sociology of Philosophies (Cambridge : Harvard University Press).

DELESALLE, Simone. 1970. « L’explication de texte, fonctionnement et fonction », Langue française 7, 87-95.

DERRIDA, Jacques. 1967a. De la grammatologie (Paris : Minuit) [DERRIDA, Jacques. A Gramatologia. São Paulo: Editora Perspectiva, 1973.]

DERRIDA, Jacques. 1967b. L’écriture et la différence (Paris : Seuil) [DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Coleção Debates. São Paulo: Editora Perspectiva, 1975.]

DUCROT, Oswald. 1984. Le dire et le dit (Paris : Minuit) [DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Revisão técnica da tradução de Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 1987.]

DUFOUR, Françoise. 2004. « Dialogisme et interdiscours : des discours coloniaux aux discours du développement », Cahiers de praxématique 43, 145-164.

EHRMANN, Jacques (ed.). 1970. Structuralism (Garden City, NY : Anchor-Doubleday).

ERIBON, Didier. 1989. Michel Foucault (Paris : Flammarion). [ERIBON, Didier. 1989. Michel Foucault - Uma biografia por Didier Eribon. São Paulo : Companhia das Letras, 1990.]

FABIANI, Jean-Louis. 1988. Les Philosophes de la république (Paris : Minuit).

FABIANI, Jean-Louis. 2007. « Disputes, polémiques et controverses dans les mondes intellectuels. Vers une sociologie historique des formes de débat agonistique. » Mil neuf cent. Revue d’histoire intellectuelle 25(1), 45-60.

FABIANI, Jean-Louis. 2010. Qu’est-ce qu’un philosophe français ? : La vie sociale des concepts (1880-1980) (Paris : Editions de l’EHESS).

FLOWERDEW, John (ed.). 2001. Academic Discourse (Harlow : Pearson).

FOTOUHI, Khodayar. 2014. « Entre Foucault et Derrida : le sort d’un énoncé cartésien », Cossutta, Frédéric & Francine Cicurel (éds). Les formules philosophiques (Limoges : Lambert-Lucas), 140-159.

FOUCAULT, Michel. 1961. Folie et déraison. Histoire de la folie à l’âge classique (Paris : Plon).

FOUCAULT, Michel. 1971. L’ordre du discours (Paris : Gallimard :). [FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso [1971]. 11. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.]

FOUCAULT, Michel. 1972a. « Derrida e no kaino » (« Réponse à Derrida »)’, Paideia 2, 131-147. [FOUCAULT, Michel. Resposta a Derrida. In: Ditos e escritos I: problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Organização de Manoel Barros da Motta. Tradução Vera Avellar Ribeiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002, P. 268-284. Versão revista.]

FOUCAULT, Michel. 1972b. Histoire de la folie à l’âge classique (Paris : Gallimard) [Foucault, M. História da Loucura na Idade Clássica. 8 ed. (3 reimp.) São Paulo: Perspectiva, 2009.]

HYLAND, K. 2006. « Disciplinary Differences : Language Variation in Academic Discourse », Hyland, K. & M. Bondi (eds), Academic Discourse Across Disciplines (Bern : P. Lang), 17-45.

HYLAND, K. 2009. Academic Discourse : English in a Global Context (London & New York : Continuum).

IVANIČ, Roz. 1998. Writing and Identity. The Discoursal Construction of Identity in Academic Writing (Amsterdam : Benjamins).

KOSELLECK, Reinhart. 1979. « Begriffsgeschichte und Sozialgeschichte. » Koselleck, R. (dir.), Historische Semantik und Begriffsgeschichte (Stuttgart : Klett), 19-36.

LAMONT, Michele. 2009. How Professors Think : Inside the Curious World of Academic Judgment (Cambridge : Harvard U. P.).

LANGENHOVE, Luk van, & Rom Harré. 1999. Positioning Theory. Moral Contexts of Intentional Action (Oxford : Blackwell).

LATOUR, Bruno. 1989. La Science en action. Introduction à la sociologie des sciences (Paris : Gallimard).

MAINGUENEAU, Dominique. 1993. Le contexte de l’oeuvre littéraire. Énonciation, écrivain, société (Paris : Dunod) [MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da Obra Literária. São Paulo : Martins Fontes, 2001.]

MAINGUENEAU, Dominique. 2016. Trouver sa place dans le champ littéraire. Paratopie et création (Louvain-la-Neuve : Academia-L’Harmattan).

MAINGUENEAU, Dominique & Frédéric Cossutta. 1995. « L’analyse des discours constituants », Langages 117, 112-25.

PINTO, Louis. 2007. La vocation et le métier de philosophe. Pour une sociologie de la philosophie dans la France contemporaine (Paris : Le Seuil).

SKINNER, Quentin. 1988. « Meaning and understanding in the history of ideas », Tully, James (ed.). Meaning and Context. Quentin Skinner and his Critics (Cambridge : Polity), 29-67.

SWALES, John Malcolm. 1990. Genre Analysis. English in the Academic and Research Settings (Cambridge & New York : Cambridge U. P.).

VILLE, Jacques de. 2010. « Madness and the Law : The Derrida/Foucault Debate Revisited », Law and Critique 21, 17-37.

Downloads

Publicado

2019-10-13

Como Citar

MORAES, Érika de; ANGERMULLER, J. Categorizar e posicionar os sujeitos em filosofia: a controvérsia entre Derrida e Foucault compreendida de um ponto de vista discursivo. Polifonia, [S. l.], v. 26, n. 43, p. 332–357, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/9238. Acesso em: 27 abr. 2024.