Mídias locativas: arte e ativismo no mapeamento da cidade

Autores

  • Daniel Melo Ribeiro elisarmoreira@gmail.com
    PUC-SP

Resumo

Este estudo debate o tema das mídias locativas, uma tendência que trata das implicações derivadas do uso de aparatos geradores de conteúdo digital associado a uma localidade. Em particular, são enfatizados projetos de mídia locativa que exploram práticas de mapeamento baseadas em redes de comunicação e dispositivos móveis para fins artísticos ou ativistas. O objetivo é discutir como o mapeamento em projetos de mídia locativa permite refletir sobre os espaços e os lugares no contexto contemporâneo das cidades. Para isso, são analisados alguns exemplos que reforçam duas características das mídias locativas: o mapeamento de rastros e o mapeamento como processo. Dessa forma, as mídias locativas se apresentam como um rico campo de investigação sobre a maneira como os espaços são percebidos através da mediação dos mapas e das tecnologias digitais.

Palavras-chave: mapas, mídias locativas, arte.

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Publicado

2019-07-16

Como Citar

RIBEIRO, D. M. Mídias locativas: arte e ativismo no mapeamento da cidade. Polifonia, [S. l.], v. 26, n. 42, p. 64–81, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/8640. Acesso em: 28 mar. 2024.