A ETNOBOTÂNICA E O ENSINO DE BOTÂNICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA

Autores

  • Gecilane Ferreira gecilaneferreira@mail.uft.edu.br
  • Maria Das Graças Paula Alencar Campos mpaula1975@hotmail.com
  • Bruno Lopes Pereira biologouft@hotmail.com
  • Geane Brizzola dos Santos gbrizzola@gmail.com

Resumo

O etnoconhecimento é apropriado a partir dos conhecimentos culturais e empíricos intrínsecos aos grupamentos sociais e pode ser perdido ao longo da vida escolar das pessoas, os valores de conhecimento cultural aos poucos podem ser substituídos pelo conhecimento de cunho científico nas escolas. A pesquisa realizada no Colégio Estadual Prof. Silvandira Sousa Lima localizada em Araguaína - Tocantins, objetivou verificar o resgate dos conhecimentos tradicionais, de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, fazendo um apanhado dos conhecimentos botânicos da turma, medicinal; Partes das plantas utilizadas; Formas de uso; Indicações medicinais e prepara os remédios a partir das plantas para os amigos e os alunos pesquisados, levantando informações sobre o uso de plantas medicinais. A pesquisa utiliza métodos de qualidade, entrevistas semiestruturadas, análise de desenhos, identificação do estudante e conhecimentos informais. Essa pesquisa foi realizada para descobrir um valor do conhecimento em etnobotânica na sala de aula, investigando o conhecimento popular que os alunos tratam sobre plantas que utilizam este saber para contextualizar o Ensino de Ciências, sempre na intenção de melhorar os índices de conhecimento em ciências dos alunos Da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-08-19

Como Citar

FERREIRA, G.; CAMPOS, M. D. G. P. A.; PEREIRA, B. L.; SANTOS, G. B. dos. A ETNOBOTÂNICA E O ENSINO DE BOTÂNICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA. FLOVET - Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica, [S. l.], v. 1, n. 9, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/flovet/article/view/5488. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)