REVISTA DIÁLOGOS


Educação, inclusão e Libras”


v. 6, n. 1, jan.-abr., 2018



EDITORIAL


Título da revista on line: RevDia – Revista Diálogos

ISSN: 2319-0825 Periodicidade: Semestral

Início: ANO I, N. I, jul. – dez. 2013

Coordenação e editor gerente: Prof. Drdo. Claudio Alves BENASSI;

Editor: Prof. Drdo. Anderson Simão DUARTE

Endereço eletrônico

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia

Contato: submissaorevistadialogos@gmail.com

Endereço postal: UFMT. Av. Fernando Correa da Costa, n. 2367, Boa Esperança – Cuiabá – MT. Instituto de Linguagens – IL, Piso I, sala 27.



ORGANIZAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO “EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E LIBRAS”

Prof. Claudio Alves Benassi


COORDENAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA REBAK

Prof.ª Simone de Jesus Padilha


COORDENAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA REBAK SENTIDOS

Prof. Anderson Simão Duarte


EDITORES GERENTE

Prof. Claudio Alves Benassi


EDITOR

Prof. Anderson Simão Duarte


CONSELHO EDITORIAL

Prof. Claudio Alves Benassi, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Prof. Anderson Simão Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Instituto de Linguagens - IL Coordenação de Ensino de Graduação em Letras / Libras, Brasil

Prof.ª Lindalva Ferreira de Aguiar, UNEMAT, Brasil

Prof.ª Luatane Cardoso, UFG, Brasil


CONSELHO CONSULTIVO

  1. Profa. Dra. Sueli de Fátima Fernandes, Universidade Federal do Paraná, Brasil

  2. Prof. Dra Rachel Duarte Abdala, UNITAU

  3. Paulo Gerson Stefanello, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

  4. Marcus Vinícius da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

  5. Profª Drª Iguatemy Maria de Lucena Martins, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

  6. Ana Beatriz Ferreira Dias, Universidade Federal da Fronteira Sul

  7. Ana Beatriz Ferreira Dias, Universidade Federal da Fronteira Sul

  8. Prof. Dr. Cleomar Ferreira Gomes, UFMT, Brasil

  9. Drª Érika da Silva Ferreira, Centro de Engenharias, Universidade Federal de Pelotas

  10. Prof. Ma. Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO" - BAURU PÓS-GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

  11. Sra. Julia Ponzio, Universidade de Bari, Itália

  12. Jakeline Aparecida Semechechem, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil

  13. SIMONE MARIA CHALUB BANDEIRA BEZERRA, UFAC- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, Brasil

  14. Dra. Maria Cecília Rafael Goes

  15. Sra. Camila Cabral Romeiro, Brasil

  16. Srta. Vanessa Gomes Texeira, Faculdade de Letras da Universidade de Porto, Portugal

  17. Prof. Dr. Lamartine Pereira DaCosta, Universidade Gama Filho, Brasil

  18. Prof. Dr. Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brasil

  19. Prof. Dra. Mirleide Chaar Bahia, Universidade Federal do Pará, Brasil

  20. Prof. Dr. Sérgio Antonio Wielewski, UFMT, Brasil

  21. Prof. Dr. Frederico Andries Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

  22. Profa. Dra. Lia TIRIBA, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Brasil

  23. Prof. Dr. Anderson Simão Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Instituto de Linguagens - IL Coordenação de Ensino de Graduação em Letras / Libras, Brasil

  24. Prof. Dr. Dante de Rose Junior, Universidade de São Paulo, Brasil

  25. Prof. Dr. Evando Carlos Moreira

  26. Prof. Emérito Augusto Ponzio, Università di Bari, Itália

  27. Prof. Luciano Ponzio, Università del Salento - Lecce, Itália

  28. Prof.ª Susan Petrilli, Università di Bari, Itália

  29. Profa. Dra. Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

  30. Prof. Gustavo Cunha Araújo, Universidade Federal do Tocantins / Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil

  31. Prof. Alessandro Vinicius de Paula, Departamento de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT), Brasil

  32. Profa. Dra. Rute da Cunha, UFMT, Brasil

  33. Profa. Dra. Luzia Aparecida Palaro, UFMT, Brasil

  34. Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni, UFJF, Brasil

  35. Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais, UFT, Brasil

  36. Dr. Marcio Carlos Navroski, UDESC

  37. Prof. Dr. Germano Guarim Neto, Brasil

  38. Prof. Dr. Dimas Santana Souza Neves, Brasil

  39. Prof.ª Mariângela Estelita de Barros, UFG

  40. Prof. Dr. Delarim Martins Gomes, Brasil

  41. Dra ZILENE MOREIRA SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Brasil

  42. Prof. Dr. Plínio Zornoff Táboas, UFABC, Brasil

  43. Prof.ª Edna Lopes Hardoim, UFMT, Brasil

  44. Prof.ª Ermelinda Maria de Lamonica Freire, UNIVAG, Brasil

  45. Prof.ª Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, UFMT, Brasil

  46. Rita de Cássia Domingues dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

  47. Prof. Francis Arthuso Paiva, UFMG, Brasil

  48. Prof. Marcelo Chiaretto, UFMG, Brasil

  49. Prof.ª Ana Guiomar Rego Souza, UFG, Brasil

  50. Prof.ª Eliane Leão, UFG, Brasil

  51. Sra Marinei Almeida, UNEMAT/MeEL UFMT, Brasil

  52. Dr. Djeison Cesar Batista, UFES, Brasil

  53. Simone de Jesus Padilha, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

SUMÁRIO

Editorial

I - VI

Dossiê temático “Educação, inclusão e Libras”

DO CAOS AO COSMOS: A METAMORFOSE DO APRENDER

From chaos to cosmos: the metamorphosis of learning

07



-



22

DANIEL FELIPE JACOBI

ADILSON CRISTIANO HABOWSKI

ELAINE CONTE

TENDÊNCIAS ATUAIS DA PESQUISA EM ESCRITA DE SINAIS NO BRASIL

Tendências atuais da pesquisa em escrita de sinais no Brasil

23

-

41

EDIVALDO DA SILVA COSTA

:

Escrita de sinais VisoGrafia: sistema de escrita da língua de sinais

Signal writing VisoGrafia: sign language writing system



42



-



60

CLAUDIO ALVES BENASSI

O ESTUDO DA TERMINOLOGIA EM LIBRAS COM O APOIO DE CORPORA

The study of terminology in Libras with corpora support

61

-

70

HADASSA RODRIGUES SANTOS

DO LÉXICO ERÓTICO-OBSCENO: COTEJO LEXICOGRÁFICO ENTRE VARIANTES NA LÍNGUA PORTUGUESA E NA LIBRAS

Erotic-obscene lexicon: lexical comparison between variants in the Portuguese language and Libras



71



-

86

KÁSSIA MARIA DE SOUZA

LEANDRO ANDRADE FERNANDES

VANESSA REGINA DUARTE XAVIER

CONTAR UM CONTO COM ENCANTAMENTO: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E EFEITOS DA TRADUÇÃO PARA LIBRAS

Tell a count with enchantment: the construction of senses and the effects of translation for Brazilian sign language



87



-

104

NEIVA DE AQUINO ALBRES

MAIRLA P. PIRES COSTA

HARRISON GEROTTO ADAMS

O PROFISSIONAL TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS EDUCACIONAL: DESAFIOS DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

The professional translator and interpreter of Brazilian sing language: challenges of the vocational training policy

105



-

125

ROGÉRIO DA SILVA MARQUES

ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS ABSTRATOS E ESPECIALIZADOS EM LIBRAS

Discursive strategies for understanding of abstract concepts specialized in Libras

126



-



140

HADASSA RODRIGUES SANTOS

ROGÉRIO TIMÓTIO TINÉ

PEDAGOGIA BILÍNGUE – LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE

Pedagogía bilingüe – Lengua Brasileña de Signos: plan de estudios y formación docente

141



-



156

MAURICÉIA LEITE

MÚSICA PARA TODOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Music for all: reflections on music education for baisci education

157



-



171

JANE LINO BARBOSA DE SOUZA

JULIANE BARBOSA DE SOUZA

JACIARA SILVA DA SILVA