A produção de sentido de texto literário em sala de aula por estudantes portugueses do 2º ano do 1º Ciclo da Escola Básica: uma proposta de análise da dinamicidade das vozes nas fronteiras dos enunciados

Autores

  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira tandaa@terra.com.br
    Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

compreensão responsiva, arquitetônica dialogizada, significado da palavra

Resumo

Assume-se a leitura como compreensão responsiva que acontece na/pela dinamicidade de vozes sociais, que faz emergir diferentes sentidos. Assim, objetivou-se apresentar uma proposta de análise da leitura em contexto de sala de aula, em uma perspectiva enunciativa, pautada nas teias dialógicas que se materializam nas fronteiras dos enunciados. Para tal, foi realizada uma observação em sala de aula do 2º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de Portugal, de uma escola pública de Lisboa, em situação de ensino e aprendizagem do domínio da Educação Literária; bem como analisado o documento de política pública na área do ensino do Português que orienta as ações dos professores nesse nível de ensino. Foi realizada uma análise qualitativa que privilegiou a integração dos domínios ideológicos do dialogismo bakhtiniano e da psicologia histórico-cultural de Vigotski, com ênfase, em especial, nas categorias teóricas de arquitetônica dialogizada e de significado da palavra, respectivamente. Os resultados indicam que a professora responde ao enunciado dos documentos oficiais de prescrição e os alunos respondem ao enunciado da autora do texto literário, indicando que eles reconceptualizam o que foi prescrito pela professora para o trabalho de aprendizagem de leitura.

Biografia do Autor

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Psicóloga. Doutora em Psicologia Cognitiva. Professora Associado, lotada no Departamento de Psicologia e Orientação Educaicionais, do Centro de Educação;professora da Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, UFPE.

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

ATAÍDE FERREIRA, S. P. A produção de sentido de texto literário em sala de aula por estudantes portugueses do 2º ano do 1º Ciclo da Escola Básica: uma proposta de análise da dinamicidade das vozes nas fronteiras dos enunciados. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 46, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/9331. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

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