Estratégia como prática sob o olhar do realismo crítico e da análise crítica do discurso: fundamentos filosóficos e reflexões metodológicas

Autores

  • Odemir Vieira Baêta odemirbaeta@posgrad.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Viçosa
  • Mozar Brito mozarjbrito@gmail.com
  • Rosália Beber de Souza rosaliabeber@posgrad.ufla.br

Palavras-chave:

Estratégia como prática, realismo crítico, análise crítica do discurso

Resumo

Apresentamos a nova perspectiva da estratégia que contempla os aspectos emergentes e subjetivos, ao invés da visão deliberada, vigente e dominante nas organizações contemporâneas. Ressaltamos a necessidade de melhor compreender esta nova abordagem por meio de diálogos com diferentes campos do conhecimento. O interesse pelo discurso aplicado à formação estratégica tem aumentado nos últimos anos, contudo, ainda permanece teoricamente subdesenvolvido e pouco explorado.  Discutimos que boa parte desse fazer estratégia ocorre pela linguagem, uma vez que são os aspectos linguísticos e de discurso que orientam as práticas estratégicas. Assim, discutimos e recomendamos a análise crítica do discurso para os estudos da linguagem que visam alcançar níveis mais profundos do domínio potencial bhaskariano, possibilitando desvelar as ações organizacionais e como as interações cotidianas dos sujeitos ocorrem durante o processo de formação da estratégia como prática.

 

Biografia do Autor

Odemir Vieira Baêta, Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Viçosa

Professor de Gestão Estratégica e Gestão Pública, lotado no Departamento de Letras, UFV

 

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

BAÊTA, O. V.; BRITO, M.; SOUZA, R. B. de. Estratégia como prática sob o olhar do realismo crítico e da análise crítica do discurso: fundamentos filosóficos e reflexões metodológicas. Polifonia, [S. l.], v. 23, n. 33, p. 70–88, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3866. Acesso em: 28 mar. 2024.