Poéticas híbridas em meio digital

Entrevista com Caio Ribeiro

Autores

  • Matheus Guilherme Antunes Soares dos Santos polifoniapa@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lívia Ribeiro Bertges polifoniapa@gmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Vinícius Carvalho Pereira polifoniapa@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.59917/rpolifonia.v29i55.15666

Resumo

O campo da literatura contemporânea vem se desenhando, nas últimas décadas, cada vez mais como expandido (KRAUSS, 1985), inespecífico (GARRAMUÑO, 2014) ou pós-autônomo (LUDMER, 2010), num movimento em que o literário flerta com outras mídias e outros sistemas culturais para tornar-se múltiplo. Nesse processo, assistimos à proliferação de formas artísticas híbridas, especialmente no âmbito da poesia, que vai ganhando novos modos de significar a palavra quando falada, cantada, performada, diagramada, compartilhada, programada, grafitada... Assim, do poema impresso em página de livro, eclodem novas formas líricas no slam, no videoclipe, no hipertexto, em poemas visuais, na arte urbana e em tantos outros regimes de sentidos que as novas mídias propiciam.

Referências

BERTGES, Lívia Ribeiro; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Uma proposta de análise do gênero GIF poem a partir de “Asas” e “Volve”, de Arnaldo Antunes. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 13, n. 2, p. 492-507, 2017. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7250>. Acesso em: 10 mai. 2023.

DIAS-PINO, Wlademir. Manifesto intensivista. Sarã, Cuiabá, n. IV, ano I, jul. 1951.

DOS SANTOS, Matheus Guilherme Antunes Soares; BERTGES, Lívia Ribeiro; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Instapoesia: uma leitura de “Impulsopoemas”, de Caio Ribeiro. In: BERTGES, Lívia Ribeiro; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos (Org.). Escrita e leitura: vias de acesso. No prelo.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

KRAUSS, Rosalind. Sculpture in Expanded Field. The Originality of the Avant-Garde and other Modernist Myths. Cambridge, Massachussetts, London: MIT Press, 1985.

LUDMER, Josefina. Aquí América Latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.

PEREIRA, Vinícius Carvalho. Silva Freire e a poética das palavras-matrizes: ressonâncias do Poema//Processo. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 3, p. 474-498, jul./set. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/sig/article/view/48986>. Acesso em: 10 mai. 2023.

RIBEIRO, Caio Augusto. Colecionador de tempestades. Cuiabá: Tanta Tinta Editorial, 2017.

RIBEIRO, Caio Augusto. Manifesto da manifesta. Cuiabá: Tanta Tinta Editorial, 2018.

RIBEIRO, Caio Augusto. Manifesto da manifesta: mundo-livro. Cuiabá: Entrelinhas, 2021.

RIBEIRO, Caio Augusto; LEITE, Marília Beatriz de Figueiredo. Loucos e sábios: o livro dos diamantes. Cuiabá: Entrelinhas, 2021.

ROCHA, Rejane Cristina. Contribuições para uma reflexão sobre a literatura em contexto digital. Revista da Anpoll, Londrina, v. 1, n. 36, p. 160–186, 2014. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/680>. Acesso em: 10 mai. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

SANTOS, M. G. A. S. dos . .; BERTGES , L. R. .; PEREIRA, V. C. . . Poéticas híbridas em meio digital: Entrevista com Caio Ribeiro. Polifonia, [S. l.], v. 29, n. 55, p. 101–120, 2023. DOI: 10.59917/rpolifonia.v29i55.15666. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/15666. Acesso em: 17 nov. 2024.