Propaganda e discurso
Uma análise da representação de Hitler em dois pôsteres produzidos no primeiro ano do regime nazista
Resumo
Neste artigo, analisamos o discurso produzido em dois pôsteres da propaganda nazista que circularam na Alemanha em 1933. O arcabouço teórico foi pensado a partir das contribuições de Pêcheux (2014a; 2014b; 2015); Orlandi (2001a; 2001b; 2017); Indurski (2011; 2013) e a metodologia igualmente definida de acordo com o que propõem os autores no campo da Análise do Discurso francesa. A análise permitiu que descrevêssemos o funcionamento discursivo dos pôsteres a partir da identificação daqueles discursos, produzidos antes e em outros lugares discursivos, que passam a sustentar os sentidos veiculados pela propaganda política em análise. Nesse movimento, efeitos de sentido, como aqueles relacionados ao passado mítico da Alemanha, ao patriotismo e à lealdade ao Führer são produzidos a fim de abrir uma via para a consolidação do regime totalitário no país.
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