A BNCC e o ensino de língua estrangeira

Inglês pautado por gêneros textuais literários

Autores

  • Layssa Gabriela Almeida e Silva Mello layssagabriela@ufg.br
    Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Carla Janaina Figueredo polifoniapa@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Eliane Marquez da Fonseca Fernandes polifoniapa@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Neste estudo de caráter bibliográfico e documental objetivamos definir gêneros textuais e investigar como os gêneros literários são abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente apresentamos uma definição de gêneros discursivos e gêneros textuais embasadas nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008). Em seguida, analisamos a BNCC (BRASIL, 2017) a fim de averiguar a concepção de gênero adotada e destacar as habilidades preconizadas no documento que apontam para a compreensão e produção escrita de textos literários. De acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), a língua inglesa é vista como língua franca. Quanto aos gêneros, o docente deve priorizar o trabalho com gêneros verbais e híbridos, já no que concerne à produção textual em língua inglesa, o documento considera sua natureza processual e colaborativa. Por fim, descrevemos as características concernentes aos quatro gêneros literários, a saber, poema, história infantojuvenil, fábula e canção, para posteriormente relatar algumas experiências didáticas na sala de aula de língua estrangeira-inglês a partir de gêneros literários.

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

MELLO, L. G. A. e S. .; FIGUEREDO , C. J. .; FERNANDES, E. M. da F. . A BNCC e o ensino de língua estrangeira: Inglês pautado por gêneros textuais literários. Polifonia, [S. l.], v. 29, n. 54, p. 31–54, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/15010. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos