O trabalho com a oralidade por meio do gênero poema na educação infantil
Palavras-chave:
educação infantil, linguagem oral, poemaResumo
O objetivo de nosso estudo foi especificar o trabalho da oralidade na Educação Infantil, usando o gênero poema como conteúdo principal. Baseamo-nos nas contribuições teóricas da BNCC (BRASIL, 2018), de Vigotski (2009), de Schneuwly (2004), dentre outros autores. Metodologicamente, procedemos à pesquisa bibliográfica e à apresentação de uma proposta de atividades didáticas de como trabalhar com o gênero poema em sala de Educação Infantil. Desse modo, esta pesquisa se divide em duas seções. Na primeira, apresentamos as definições trazidas pela BNCC (BRASIL, 2018) no trato com o ensino da linguagem oral na educação infantil e percorremos algumas ideias abordadas por teóricos que validam o trabalho da oralidade. Na segunda seção, detalharemos o gênero poema para apresentar uma proposta didática para o desenvolvimento do poema escolhido. Os resultados mostraram que a ideia do trabalho com a linguagem oral, enquanto conteúdo, precisa ser sistematizada, ter uma coerência e um direcionamento pautado em objetivos claros pensados pelo próprio professor.
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