O trabalho com a oralidade por meio do gênero poema na educação infantil

Autores

  • Diogo Fernando dos Santos diogof.santos@globo.com
    Universidade de Taubaté
  • Maria José Milharezi Abud m.jose.abud@uol.com.br
    Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

educação infantil, linguagem oral, poema

Resumo

O objetivo de nosso estudo foi especificar o trabalho da oralidade na Educação Infantil, usando o gênero poema como conteúdo principal.  Baseamo-nos nas contribuições teóricas da BNCC (BRASIL, 2018), de Vigotski (2009), de Schneuwly (2004), dentre outros autores. Metodologicamente, procedemos à pesquisa bibliográfica e à apresentação de uma proposta de atividades didáticas de como trabalhar com o gênero poema em sala de Educação Infantil. Desse modo, esta pesquisa se divide em duas seções. Na primeira, apresentamos as definições trazidas pela BNCC (BRASIL, 2018) no trato com o ensino da linguagem oral na educação infantil e percorremos algumas ideias abordadas por teóricos que validam o trabalho da oralidade. Na segunda seção, detalharemos o gênero poema para apresentar uma proposta didática para o desenvolvimento do poema escolhido. Os resultados mostraram que a ideia do trabalho com a linguagem oral, enquanto conteúdo, precisa ser sistematizada, ter uma coerência e um direcionamento pautado em objetivos claros pensados pelo próprio professor.

Biografia do Autor

Diogo Fernando dos Santos, Universidade de Taubaté

Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Especialista em Gramática e Uso pela mesma universidade. Especialista em Alfabetização pelo Instituto de Ensino Vera Cruz. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pindamonhangaba.  

Maria José Milharezi Abud, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduação em Pedagogia e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté. Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Temas em que atua: formação de professores; cognição, afetividade e linguagem; ensino da leitura e da escrita na fase inicial de escolarização.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

SANTOS, D.; MILHAREZI ABUD, M. J. O trabalho com a oralidade por meio do gênero poema na educação infantil. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 48, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/11181. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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