Observando a paisagem linguística escolar

Autores

Palavras-chave:

Paisagem linguística, identidade, escolas.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre a construção identitária de uma escola, a partir da análise da diversidade linguística presente nesse espaço. As escolas apresentam diversos cronotopos – tempos e espaços – que se modificam a partir das relações sociais neles estabelecidas. Ao observar esses espaços, é possível perceber uma grande quantidade de enunciados, fundamentais para uma comunicação bem sucedida entre os indivíduos. A presença de imagens, de narrativas figuradas é uma das maiores características das sociedades contemporâneas. Nesse sentido, este estudo se ancora nos estudos de paisagem linguística que têm como objetivo compreender as marcas linguísticas que estão dispostas nos espaços públicos; na concepção dialógica e filosófica de linguagem, compreendendo-a como prática discursiva sócio-historicamente situada; e estabelece uma interconexão com os estudos culturais, considerando que a cultura constrói valores e diferenças, em função de suas condições de produção. Esta pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada, área híbrida/mestiça, marcada pela interdisciplinaridade. Assim, por meio deste estudo preliminar, qualitativo, de natureza interpretativista, depreende-se que a riqueza dos discursos presentes na escola contribui para a construção de múltiplas identidades.

Biografia do Autor

Cíntia Daniele Oliveira Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cursa doutorado em Estudos da Linguagem (UFRN) e especialização em Literatura e Ensino (IFRN). Mestra em Estudos da Linguagem (UFRN). Graduada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UFRN) e em Comunicação Social - Jornalismo (UFRN). Tem interesse nos Estudos das Práticas Discursivas, especificamente no que diz respeito aos estudos acerca de linguagem, identidade, educação e comunicação. É professora da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal.

Marília Varella Bezerra Faria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras - Habilitação Inglês e Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1981), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e pós-doutorado na área da Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2013/2014). Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como também, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa/CNPq ?Práticas Discursivas na Contemporaneidade?, tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: discurso, identidade, crenças, língua inglesa, literaturas inglesas e cultura.

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

NASCIMENTO, C. D. O.; FARIA, M. V. B. Observando a paisagem linguística escolar. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 49, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/10481. Acesso em: 27 abr. 2024.