Observando a paisagem linguística escolar
Palavras-chave:
Paisagem linguística, identidade, escolas.Resumo
Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre a construção identitária de uma escola, a partir da análise da diversidade linguística presente nesse espaço. As escolas apresentam diversos cronotopos – tempos e espaços – que se modificam a partir das relações sociais neles estabelecidas. Ao observar esses espaços, é possível perceber uma grande quantidade de enunciados, fundamentais para uma comunicação bem sucedida entre os indivíduos. A presença de imagens, de narrativas figuradas é uma das maiores características das sociedades contemporâneas. Nesse sentido, este estudo se ancora nos estudos de paisagem linguística que têm como objetivo compreender as marcas linguísticas que estão dispostas nos espaços públicos; na concepção dialógica e filosófica de linguagem, compreendendo-a como prática discursiva sócio-historicamente situada; e estabelece uma interconexão com os estudos culturais, considerando que a cultura constrói valores e diferenças, em função de suas condições de produção. Esta pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada, área híbrida/mestiça, marcada pela interdisciplinaridade. Assim, por meio deste estudo preliminar, qualitativo, de natureza interpretativista, depreende-se que a riqueza dos discursos presentes na escola contribui para a construção de múltiplas identidades.
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