Uma leitura de Lavoura Arcaica a partir do Dialogismo

Autores

  • Jorge Witt Mendonça Junior witt.junior@gmail.com
    Doutorando na instituição Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) https://orcid.org/0000-0002-9600-4967
  • Orison Marden Bandeira de Melo Junior junori36@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN https://orcid.org/0000-0002-7592-449X

Palavras-chave:

Dialogismo, Discurso autoritário, Lavoura Arcaica.

Resumo

O romance Lavoura Arcaica narra a história do personagem André que retorna ao convívio da família após permanecer um tempo afastado - bem como a sua relação com seus familiares. Partindo do entendimento de Bakhtin sobre o romance, para o qual é possível apontar, entre as características do romance, a diversidade de linguagens, este trabalho busca identificar as vozes que atuam na narrativa e sua influência na formação do personagem. Serão apresentados alguns apontamentos teórico-metodológicos que situam a literatura no diálogo
com a cultura, além do conceito bakhtiniano de heterodiscurso em uma discussão teórica. Com base nesse arcabouço teórico, será analisada, no romance, a presença de diferentes vozes e linguagens e a tensão dialógica
entre elas. Como resultado, foi possível observar a presença de construções híbridas presentes na materialidade do texto, bem como a ocorrência de diferentes vozes e valores sociais nessas construções - como, por exemplo,
nos diálogos entre André e seus familiares; ou ainda no conflito entre valores como o sagrado e o profano. Conclui-se que a relação entre André e seu pai se apresenta de modo a construir um discurso autoritário que se expande para os outros membros da família, intensificando a incomunicabilidade entre os personagens.

Biografia do Autor

Jorge Witt Mendonça Junior, Doutorando na instituição Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL)

Instituição de origem: UFRN

O texto é resultado de uma pesquisa realizada em disciplina do doutorado, em coautoria com o professor da disciplina. O doutorado é financiado pela CAPES e está incluído nos estudos para a tese em produção.

 

Orison Marden Bandeira de Melo Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

Orison Bandeira Jr. tem graduação em Letras (Licenciatura em Letras - Português/Inglês), mestrado em Literatura e Crítica Literária (LCL/PUCSP) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP). É professor do Curso de Letras-Inglês (DLLEM/UFRN), vice-coordenador e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), atuando, a partir do dialogismo, nas linhas Leitura do texto literário e ensino e Poéticas da modernidade e da pós-modernidade. É editor executivo de língua estrangeira da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573) e editor da revista Odisseia (PPGEL/UFRN - ISSN: 1983-2435), e coordena o grupo de pesquisa Ensino de literatura estrangeira: perspectivas diversas (UFRN/CNPq). Além disso, é membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN (Comitê Central) e avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Os seus temas e áreas de interesse de estudo/pesquisa são: análise dialógica da literatura, ensino dialógico de literatura em língua estrangeira, literatura e interseccionalidade discursiva (tensão entre raça/etnia, gênero, sexualidade e religião) e literatura norte-americana contemporânea dos chamados grupos minoritários. Email: junori36@cchla.ufrn.br

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maio 2020.

Publicado

2022-10-10

Como Citar

MENDONÇA JUNIOR, J. W.; BANDEIRA DE MELO JUNIOR, O. M. Uma leitura de Lavoura Arcaica a partir do Dialogismo. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 49, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/10439. Acesso em: 5 nov. 2024.