A polissemia do conceito de “paz” na comunidade escolar: um estudo prévio para a implementação da lei 13.663/18 no âmbito escolar
Palavras-chave:
Polissemia da paz, Projeto de Lei 13.663/18, Educação para a paz.Resumo
A Lei 13.663, de 14 de maio de 2018, que altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino, é de suma importância para a construção coletiva de uma sociedade mais justa e menos violenta. Mas, afinal, o que é paz? Levando em consideração a polissemia do termo, o objetivo do estudo foi identificar, sob a ótica dos estudos discursivos, o entendimento de paz de uma comunidade escolar em uma escola do Rio Grande do Norte. O aporte teórico para esta investigação parte dos estudos de paz presentes em diversos autores que abordam o tema. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, utilizando o método hermenêutico em Paul Ricoeur, juntamente com a aplicação de um formulário. Após análise dos dados, foi possível organizar as respostas em duas categorias, a primeira é a de paz vinculada ao viés religioso/espiritual e, a segunda, de paz vinculada a ausência de conflitos. Sabendo que a Lei já está em vigor, esses resultados mostram a necessidade de uma discussão ampla, séria e urgente sobre a temática no ambiente escolar, para que crenças e ideologias pessoais não sejam tomadas como consenso coletivo.
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