Dossiê Temático - Produtos Didáticos para o Ensino de Botânica

2025-04-29

Carmen Eugenia Rodríguez Ortíz

Departamento de Botânica e Ecologia do Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso; PPG Profbio

Patrícia Carla de Oliveira

Departamento de Botânica e Ecologia do Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso;PPG Profbio

Rivete Silva de Lima

Departamento de Sistemática e Ecologia -DSE. Universidade Federal da Paraíba, PPG Profbio

Rogério Benedito da Silva Añez

Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas,  das  Engenharias e da Saúde, 

Universidade do Estado de Mato Grosso; PPG Profbio

 

O dossiê "Produtos Didáticos para o Ensino de Botânica" reunirá materiais inovadores baseados no ensino investigativo, que promovam aprendizagem significativa e protagonismo estudantil. Serão aceitas propostas que utilizem metodologias ativas, acessibilidade, materiais interativos e tecnologias aplicadas ao ensino de Botânica, tornando-o mais dinâmico e atrativo, sempre fundamentado em ensino investigativo.

Serão aceitos de seis a doze produtos didáticos, submetidos por autoras(es) de programas de pós-graduação e avaliados cegamente por pares. O dossiê busca modernizar o ensino de Botânica, tornando-o mais acessível e envolvente, aproximando conceitos teóricos do cotidiano e incentivando a consciência ambiental e a formação científica dos estudantes.

 

Público-alvo: pós-graduandos nas áreas de ensino de ciências naturais que tenham trabalhado com ensino de Botânica.

 

Normas para envio: Submissão no formato .docx seguindo normas da FLOVET, de acordo com o template no site da FLOVET, com resumo em três idiomas. 

Os autores devem estar cientes de que, se aceita, a publicação implica no pagamento de taxa única de R$ 300,00, com finalidade de manutenção do DOI e diagramação do site.

 

Prazo: junho/25 a dezembro/25.