ANÁLISE DA LITERATURA DA BASE DE PERIÓDICOS SPELL SOBRE A TEMÁTICA GESTÃO DA DIVERSIDADE
DOI:
10.30781/repad.v2i2.6187Palavras-chave:
Gestão da Diversidade, Estudo da Arte, Pesquisa Bibliométrica.Resumo
O uso do termo diversidade tem sido constante nos estudos organizacionais, isso porque a administração está intimamente relacionada à gestão da diversidade. Assim, a proposta deste artigo tem como objetivo analisar as publicações disponíveis na base da plataforma Spell no período entre 1991 a 2017 sobre o tema Gestão da Diversidade, verificar os períodos, relatando os autores que mais publicaram, as instituições de ensino superior associadas a esses autores e as principais revistas. Para tanto essa é uma pesquisa bibliométrica, com abordagem predominantemente quantitativa e breve aspecto qualitativo. Após os devidos filtros sobre o tema “Gestão da Diversidade” foram selecionados 128 artigos que foram organizados em categorias (revista, autores, IES, tema, abordagem de pesquisa). Os resultados engendrados de fato indicam a importância competitiva e estratégica para as organizações ao estudarem sobre a aprendizagem organizacional. Espera-se com esse levantamento possa contribuir para demonstrar o cenário de produção científica sobre a Gestão da diversidade e proporcionar a reflexão sobre os possíveis cursos e limitações no contexto organizacional. Como limitação destaca-se a análise em apenas uma base de dados.Downloads
Referências
ALVES, Mario Aquino; SILVA, Luis Guilherme Galeão. A Crítica da Gestão da Diversidade nas Organizações. RAE.v.44, n.3, Jul/Set. 2004.
ARAUJO, Luiz César G. de. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.
BARBOSA, Flávia Lorenne Sampaio; BRITO, Alzirene dos Santos; BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida. Tatuagens, Piercings e Diversidade Cultural: o que gestores dizem sobre este tema?. TPA. V.6, n.2. 2016.
BAYLÃO, André Luiz da Silva e ROCHA, Ana Paula de Sousa. A Importância do Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal na Organização Empresarial. Rio de Janeiro: Cederj, 2014.
CERIBELI, Harrison Bachion; CERIBELI, Maria Cláudia Bachion; FERREIRA, Fábio José Rodrigues. Análise da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Sob A Perspectiva das Diferenças Entre Gêneros. REUNA: Belo Horizonte, v.21, n.3, p.05-24, Jul/Set. 2016. ISSN 2179-8834.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
COSTA, Luciano Venelli; CHIUZI, Rafael Marcus. Diversidade nas Organizações: considerações dos trabalhadores sobre uma excelente empresa para se trabalhar. Rev. Elet. Gestão e Serviços.v.02, n.2, Ago/Dez. 2011.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectiva. São Paulo: Atlas, 2009.
FERREIRA, João Batista; SADOYAMA, Adriana Santos Prado; CORREIA, Aline Ferreira Campos; GOMES, Pietro Aguiar T. de P. Diversidade e Gênero no contexto organizacional: um estudo bibliométrico. RPCA: Rio de Janeiro, v.9, n.3, p.45-66, Jul/Set. 2015. ISSN 1982-2596.
FREITAS, Maria Ester de. Contexto, Políticas públicas e Práticas Empresariais no tratamento da diversidade no Brasil. RIGS. V.4, n.3, Set/Dez. 2015, p.87-135.ISSN 2317-2428.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, Ednéia Batista do Prado; ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; ALTOÉ, Stela Maris Lima; VOESE, Simone Bernardes. Gestão da Diversidade: um estudo de gênero e raça em grandes empresas brasileiras. UEM: Paraná, v.35, n.1, p.95-111, Jan/Abr. 2016.
GUEDES, V. L.S.; BORSCHIVER, S. Bibliométrica: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais... Salvador/BA, Brasil: CINFORM, 2005. p. 1-18. Disponivel em: <http://www.cinformanteriores.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf>. Acesso em 16
jul. 2015
LACOMBE, Beatriz Maria Braga e TONELLI, Maria Jose. O Discurso e a Prática: o que nos Dizem os Especialista e o que nos Mostram as Práticas das Empresas sobre os Modelos de Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: RAC, 2001.
LACOMBE, Beatriz Maria Braga; CHU, Rebeca Alves. Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas: as abordagens estratégica e institucional. RAE, v.48, n. 1. Jan/Mar. 2008.
MAIA, Tatiane Silva Tavares. Gestão de Pessoas: particularidades de empresas familiares. RPCA: Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.71-85, Mai/Ago. 2009. ISSN 1982-2596.
MARTINS, Jaime. Recursos humanos. Disponível em http://w3.ualg.pt/~jmartins/gestao/final.pdf. Acesso em: 28mar.2017.
MOITINHO, Geraldo Cardoso. Remuneração, Benefícios e a Retenção de Talentos nas Organizações. Brasília: Rev. Dig. Administração, 2011.
NAKASHIMA, C. Reter talentos, o maior desafio. 2003. Disponível em: http://www2.uol.com.br/JC/sites/deloitte/arigos/a3.htm, Acesso em: 28mar.2017.
PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de Cargos e Salários: Carreira e Remuneração. 12. Ed. São Paulo: LTr, 2007.
ROCHA, J. A. O., Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Editorial Presença. 1997.
SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da; JUNQUILHO, Gelson Silva; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Politicas de RH: instrumento de consenso e ambiguidade. Curitiba: RAC, 2008.
VIDOTO, Juarez Domingos Frasson; SPERONI, Rafael de Moura; NERES, Wudson Anthony; BASTOS, Rogério Cid. Entrevista de Desligamento como ferramenta de Gestão do Conhecimento. Santa Catarina: Navus, 2013.
VILAS BOAS, A. A.; ANDRADE, R. O. B. Gestão Estratégicas de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.