PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA

Autores

  • Laura Rodrigues da Silva e Nismária Alves David polifoniapa@gmail.com

Resumo

O ensino da literatura na escola tem sido marcado pela prática pedagógica da historiografia da literatura brasileira. Como consequência disso, geralmente, os textos literários, quando são ofertados, surgem apenas como artefato comprobatório das características que sobressaem em dado período literário. Neste artigo, entendemos a necessidade de distinção entre a leitura literária e o ensino da literatura. Destacamos o papel do professor na escolha do que se ensina e de como se ensina a literatura para a humanização. Apresentamos perspectivas metodológicas para o trabalho com o texto literário em sala de aula, a partir de uma leitura interpretativa do Poema tirado de uma notícia de jornal, de Manuel Bandeira. Relatamos as oficinas de leitura realizadas com uma turma 8º Ano de Ensino Fundamental, na Cidade de Goiás-GO, as quais nos possibilitaram constatar que os alunos se sentiram motivados ao desenvolvimento da consciência crítica e da competência leitora.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

NISMÁRIA ALVES DAVID, L. R. da S. e. PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 39.2, p. 269–284, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7420. Acesso em: 23 nov. 2024.