GRUPO ABRACADABRA - CONTADORES DE HISTÓRIAS: A TESSITURA DE LEITORES POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM 23 ANOS DE EXTENSÃO

Maria Claudino da Silva

Resumo


Este Artigo objetiva apresentar o Projeto de Extensão “Grupo Abracadabra: contadores de histórias”, desenvolvido no Câmpus Universitário do Araguaia/Universidade Federal de Mato Grosso. Esse projeto existe desde o ano de 1994, completando, neste ano de 2017, 23 anos de incentivo à formação de leitores, por meio da contação de histórias, a partir da Literatura Infantil/Juvenil. Neste texto, são apresentados os dois suportes sobre os quais o projeto é desenvolvido: o suporte teórico que se sustenta na Linguagem, Educação, Leitura, Literatura Infantil e Juvenil e Formação do Leitor. O outro suporte, denominado prático, é balizado pela prática da contação de histórias, que ocorre em creches, escolas, eventos, para um público da Educação Infantil e jovens. Por meio da arte de contar histórias, esta atividade extensionista objetiva a formação de um sujeito/leitor capaz de compreender a sua presença do/no mundo, entendendo, também, as várias possibilidades de leituras, bem como os seus direitos e deveres como cidadão em uma determinada comunidade/sociedade. Trata-se de um trabalho a longo prazo, mas que, considerando o tempo de 23 anos ininterruptos de existência, já apresenta frutos valiosos no entrelaçamento do ensino, extensão e pesquisa, no Curso de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT.

Palavras-chave


Grupo Abracadabra: contadores de histórias. Extensão. Leitura. Formação de Leitores. Contação de Histórias.

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Referências


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