LEVANTAMENTO DA MALACOFAUNA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA, MATO GROSSO, BRASIL

Autores

  • kellton de Carvalho Trouy kelltonct13@gmail.com
    Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Estado de Mato Grosso - Campus Juína. http://orcid.org/0000-0002-8105-8911 https://orcid.org/my-orcid
  • Alana Patrícia Silva Alencar alana.alencar6@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso
  • Jovane Santana Silva jovane.silva@jna.ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso

Palavras-chave:

Mollusca, Gastrópodes, Bivalves, Mato Grosso, Juína

Resumo

O filo Mollusca tem oito classes predominantemente marinhas, os Gastrópodes e Bivalves se alastraram para água doce e apenas os Gastrópodes adaptaram ao ambiente terrestre. Ambas merecem destaque por terem espécies usadas para atividades econômica, na culinária “Escargot”, produção de pérola e artesanato com suas conchas. Outras espécies têm interesse ambiental por serem exóticas, causando perda de biodiversidade e devastação agrícola. Alguns moluscos têm importância epidemiológica, afetando animais domésticos e o ser humano. É indispensável a identificação da Malacofauna de uma localidade para medidas de promoção, prevenção e contenção. Tendo isso como intuito, foi realizada a coleta do filo em seis estações no município de Juína - MT, entre os meses de janeiro a março de 2015, obtendo o montante de 3.279 espécimes, destas 81,2% são de ambiente terrestre e 18,8% aquático. Posteriormente foram encaminhados para dois laboratórios para as identificações, constatando-se que 1,9% pertencem à classe Bivalves, identificadas duas espécies e 98,1% incubem a classe Gastrópodes, com doze espécies identificadas.

Biografia do Autor

Alana Patrícia Silva Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso

(Instituto Federal de Educação, Ciências e
Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juína) -
Graduada em Licenciatura Plena em Ciências
Biológicas

Jovane Santana Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso

(Instituto Federal de Educação, Ciências e
Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juína) –
Mestre em Agroquímica

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

TROUY, kellton de C.; SILVA ALENCAR, A. P.; SANTANA SILVA, J. LEVANTAMENTO DA MALACOFAUNA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA, MATO GROSSO, BRASIL. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 5, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6477. Acesso em: 27 abr. 2024.