AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE VISITANTES QUE PARTICIPARAM DE OFICINA DE CIÊNCIAS SOBRE A MÃO HUMANA
Palavras-chave:
Educação em anatomia, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, formação profissional, mãoResumo
O trabalho apresenta uma visão da prática educativa para futuros profissionais da área da saúde no âmbito do ensino de graduação. Nas ações de extensão, professores e alunos do curso de Enfermagem perceberam a complexidade, a importância e a complementaridade do projeto de ensino / pesquisa /ação na melhoria do processo pedagógico. O discente pôde aprender e transferir conhecimento sobre “A mão humana” aos visitantes. Este estudo teve abordagem qualitativa e análise descritiva de 3 grupos de trabalho, compostos por 5 alunos. Foram feitas reuniões periódicas com as professoras e tutores para a montagem das oficinas apresentadas na Semana Universitária/UnB/2013. Os grupos trabalharam com os subtemas: 1) os instrumentos e a mão humana, 2) a evolução e funções da mão humana e 3) higiene da mão. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se filmagens e 1 questionário aplicados após a ação de extensão. Metodologias ativas de ensino foram utilizadas com abordagem interdisciplinar. Acreditamos que os estudantes tiveram um importante papel na promoção da saúde para a população. Os grupos entenderam que a linguagem científica precisa ser adequada ao público alvo.