DIALOGANDO GÊNERO, RAÇA E CLASSE PARA O FORTALECIMENTO DO GRUPO DE MULHERES DA ENGOMADEIRA

Autores

  • Andrea Lira de Carvalho lira.seso@gmail.com
    Universidade Estadual da Bahia
  • Ariadna de Jesus Evangelista ariadnajevangelista@gmail.com
    Universidade Federal da Bahia
  • Patricia Vieira de Oliveira patriciavieriaol@gmail.com
    Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Economia Solidária, Engomadeira, gênero, mulheres

Resumo

Este artigo é fruto do Projeto de Intervenção “Capacitação Comunitária e Criação de Grupo de Trabalho: O Fortalecimento das Mulheres do Bairro da Engomadeira na perspectiva da Economia Solidária”, no qual observa-se a estreita relação do machismo na formação profissional das mulheres, especialmente daquelas que desenvolvem atividades do lar. Resgata, nesse debate, a importância de discussões baseadas no estudo de gênero e raça, sem perder de vista que essas temáticas estão intimamente ligadas à luta de classes na sociedade capitalista, culminando em expressões da questão social, como o distanciamento das mulheres dos espaços públicos, recaindo no desemprego, subemprego, dificuldade ou ausência de capacitação e/ou aprimoramento profissional. Analisa a contribuição da Economia Solidária – EcoSol no enfrentamento dessas questões, visto que colabora para a autonomia das mulheres na geração de renda. Para tanto, apoia-se nas análises de Scott, Saffioti, Badinter, Galeazzi e a legislação acerca da EcoSol.

Biografia do Autor

Andrea Lira de Carvalho, Universidade Estadual da Bahia

graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (conclusão: 2016.1). Atualmente participa como co-autora do Projeto de Intervenção: Capacitação Comunitária e Criação de Grupo de Trabalho: O fortalecimento das mulheres do bairro da Engomadeira na perspectiva da Economia Solidária, originário da criação do Grupo de Mulheres da Engomadeira. Participa como pesquisadora voluntária dos Grupos de Pesquisa Gestão, Educação e Direitos Humanos - GEDH e CriaAtivos, através do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH) da Universidade do Estado da Bahia. Frequentou o Curso de Extensão em Direitos Humanos: Construindo Redes de Educação Cidadã, realizado pelos Grupos de Pesquisa: GEDH e CriaAtivos, da UNEB. Experiência na organização de eventos, feiras e seminários pela UFBA e UNEB. Foi membro do projeto de extensão: Con/Vivência na Rua: Ação Educacional Junto a Crianças do Centro de Salvador-BA, realizado pela UFBA. Possui experiência na área de Serviço Social com a realização de atendimentos, orientações e encaminhamentos a servidores públicos estaduais.

Ariadna de Jesus Evangelista, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia
Instituto de Psicologia
Curso de Graduação em Serviço Social
Bacharela em serviço social
Grupo de Mulheres da Engomadeira
R. da Engomadeira, 309 - engomadeira, salvador -
ba, 41200-005

Patricia Vieira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia
Instituto de Psicologia
Curso de Graduação em Serviço Social
Bacharela em Serviço Social
Grupo de Mulheres da Engomadeira
R. da Engomadeira, 309 - Engomadeira, salvador -
ba, 41200-005

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

DE CARVALHO, A. L.; DE JESUS EVANGELISTA, A.; VIEIRA DE OLIVEIRA, P. DIALOGANDO GÊNERO, RAÇA E CLASSE PARA O FORTALECIMENTO DO GRUPO DE MULHERES DA ENGOMADEIRA. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 5, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6467. Acesso em: 26 abr. 2024.