DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DESENVOLVIMENTAL DE V. V. DAVÍDOV

Autores

  • Marilene Marzari Faculdades Cathedral

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta uma síntese da tese de doutorado em educação, defendida junto à Pontifícia Universidade Católica de Goiás/GO, com o título “Ensino e aprendizagem de didática no Curso de Pedagogia: contribuições da teoria desenvolvimental de V. V. Davídov”. A tese insere-se no campo da didática e tem como objetivo analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a formação do pensamento teórico, em didática, dos alunos que frequentam o Curso de Pedagogia, em uma instituição de ensino privada de Barra do Garças/MT, e se preparam para ser professores na Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica que norteou o estudo pautou-se, principalmente, na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na teoria do ensino desenvolvimental de Davídov. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como procedimentos de coleta de dados a observação, a entrevista, a análise documental e a realização do experimento didático-formativo. A análise da pesquisa revelou que os professores, em sua maioria, responsabilizam os alunos pela pouca aprendizagem e se isentam das responsabilidades de repensar uma melhor forma de organizar o ensino, que é predominantemente transmissivo e se fundamenta na concepção da lógica formal. Os alunos tendem a aceitar bem essa prática e dificilmente se colocam como sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem. Se, de um lado, se tem uma formação acadêmica que resulte numa outra concepção de ensino, de outro, a realização do experimento didático-formativo mostra que existem possibilidades concretas de desenvolver o pensamento cognitivo dos alunos. Para isso, as atividades de ensino devem partir de uma lógica teórica, ou seja, do geral para o particular, do coletivo para o individual, do abstrato ao concreto pensado, a fim de que os alunos formem o pensamento teórico imprescindível ao desenvolvimento do pensamente cognitivo.   PALAVRAS-CHAVE: Didática. Ensino desenvolvimental. Pensamento teórico.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Como Citar

Marzari, M. (2013). DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DESENVOLVIMENTAL DE V. V. DAVÍDOV. Revista Panorâmica Online, 13, 27–40. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/426

Edição

Seção

Artigos