HISTÓRIA, CULTURA E JUSTIÇA: PROCESSOS TRABALHISTAS E EXPERIÊNCIAS DE TRABALHADORES EM ITACOATIARA-AM (AMAZÔNIA BRASILEIRA, 1977/1988)

Autores

Palavras-chave:

Trabalhadores, processos trabalhistas, resistências.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar por meio dos processos trabalhistas da Junta de Conciliação e Julgamento do município de Itacoatiara, no interior do estado do Amazonas, os modos de vida dos trabalhadores e perspectivas suas de resistência e justiça no período da ditadura-civil militar na região (1964-1985). Para essas análises, partimos de documentação arquivada e preservada pelo Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 11ª Região (CEMEJ/TRT11/Manaus).

Biografia do Autor

Avelino Pedro Nunes Bento da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduado em Licenciatura Plena em História (2018) e Mestre em História (2021) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), através do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (POSGRAD).

Referências

BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito da História”. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BIAVASCHI, Magda Barros. Apresentação. In: SCHMIDT, Benito Bisso. Trabalho, Justiça e Direitos no Brasil: pesquisa histórica e preservação das fontes. São Leopoldo: Oikos, 2010.

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

CHAUI, MARILENA. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994.

CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre a História e os Historiadores. São Paulo: Ática, 1995.

DE DECCA, Edgar Salvadori. “A ciência da produção: fábrica despolitizada”. Revista Brasileira de História, v. 3, n. 6, 1983.

DROPPA, Alisson. Direitos trabalhistas: Legislação, Justiça do Trabalho e trabalhadores no Rio Grande do Sul (1958-1964). Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2015.

FENELON, Déa Ribeiro. “O historiador e a cultura popular: história de classe ou história do povo?”. História & Perspectivas, Uberlândia, 6-5-23, Jan./Jun. 1992.

FORNAZIERI, Ligia Lopes. Entre conflitos e debates: a criação da Justiça do Trabalho no Brasil (1934-1943). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2014.

MUNAKATA, Kazumi. A legislação trabalhista no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.

NEGRO, Antonio Luigi. “O que a Justiça do Trabalho não queimou: novas fontes e questões para a história social”. Politeia: História e Sociedade, Vitória da Conquista, v.6, n.1, p. 193-209, 2006.

PAOLI, Maria Célia. “Memória, História e Cidadania: o direito ao passado”. In: O direito à memória. Patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1992.

PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. O trem da História. A aliança PCB/CSCB/O Paiz. São Paulo: Marco Zero, 1994.

SILVA, Fernando Teixeira. Trabalhadores no Tribunal: conflitos e Justiça do Trabalho em São Paulo no contexto do Golpe de 1964. São Paulo: Alameda, 2016.

SOUZA, João Carlos. Na luta por habitação: a construção de novos valores. São Paulo: EDUC, 1995.

THOMPSON, E.P. A Miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

TOMELIN JR, Nelson; DA CUNHA PEIXOTO, Maria do Rosário. “Histórias e justiça em processos trabalhistas: cultura de resistência de trabalhadores na Amazônia brasileira”. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História. São Paulo, v. 58, 2017.

VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha; KHOURY, Yara Maria Aun. A pesquisa em história. São Paulo: Ática, 2005.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Silva, A. P. N. B. da. (2022). HISTÓRIA, CULTURA E JUSTIÇA: PROCESSOS TRABALHISTAS E EXPERIÊNCIAS DE TRABALHADORES EM ITACOATIARA-AM (AMAZÔNIA BRASILEIRA, 1977/1988). Revista Outras Fronteiras, 8(2), 33–48. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/489