Sobre a Revista

A Revista Outras Fronteiras (ISSN 2318-5503) é um espaço para divulgação de trabalhos científicos, estabelecimento de trocas e debates entre graduandos, mestrandos e doutorandos em História e áreas afins, de periodicidade semestral. Administrada por um conselho editorial formado por pós-graduandos da Universidade Federal de Mato Grosso, surgiu em virtude da grande demanda pela publicação de trabalhos desenvolvidos por discentes formados ou matriculados no PPGHIS/UFMT, além da necessidade de diálogo com a produção científica desenvolvida noutras universidades.

Outras Fronteiras publica artigos, dossiês temáticos, resenhas e a partir de sua 4ª edição iniciou as seguintes seções: entrevistas, transcrições comentadas, resumos de dissertações e teses e trabalhos de Iniciação Científica (PIBIC e VIC) e Docência (PIBID). As temáticas de interesse são atinentes às Ciências Humanas de maneira geral, mas sobretudo àquelas associadas aos territórios e fronteiras na História, em suas diferentes formas, realidades e dimensões.

Periodicidade: semestral, com recebimento em fluxo contínuo.

Indexadores: EBSCOGoogle Acadêmico, SEER Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, SHERPA/RoMEOSumários de Revistas Brasileiras

 

Anúncios

Fronteiras e Identidades Nacionais na América Latina - Submissão até 30/04/2024.

2024-03-16
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO DOSSIE TEMÁTICO : FRONTEIRAS E IDENTIDADES NACIONAIS NA AMÉRICA LATINA, DA REVISTA DISCENTE OUTRAS FRONTEIRAS. PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO: 30/04/2024. Equipe Editorial biênio 2022/2024. Gilbert Khaled Brandão Dahroug Jorge Gerardo Alarcon Gavilanes Lilian  Santos de Andrade Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva   A ‘Revista Outras Fronteiras’ tem o prazer de anunciar chamada para a submissão de artigos visando a publicação de 2024/1, com a temática: Fronteiras e Identidades Nacionais na América Latina. O tema foi pensado como chave que possibilita abrir portas que nos levam a problematizar permanências e rupturas, continuidades e descontinuidades, dicotomias e complementaridades quando o que está em jogo é a construção de distintos projetos identitários na América Latina. Estes projetos se metamorfoseiam no tempo e no espaço e, contemporaneamente, ganham novos elementos que nos permitem avançar para as intencionalidades, usos e abusos de suas formulações. Assim, a dimensão regional ganha uma relevância significativa, bem como as práticas, vivências e experiências imersas em territórios localizados em áreas de fronteira. Lugar e não lugar, onde se encontram e desencontram populações que, historicamente, estiveram apartadas dos centros irradiadores do poder estatal. Almeja-se, portanto, apresentar ao público produções capazes depensar a tensão existente entre discursos que moldaram narrativas sobre os Estados-Nacionais e suas incongruências quando nos deparamos com a vida real, especialmente em lugares marcados como áreas de “corte”, separação, em detrimento de uma visão que descortine a “costura”, a integração. prof.Dr. Leonan Lauro Nunes da Silva Saiba mais sobre Fronteiras e Identidades Nacionais na América Latina - Submissão até 30/04/2024.

Edição Atual

v. 9 n. 2 (2022): HISTÓRIA PÚBLICA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Ver Todas as Edições