i
REVISTA DIÁLOGOS
“Surdez e aquisição de línguas”
v. 7, n. 2, maio-ago., 2019.
EDITORIAL
Título da revista on line: RevDia
- Revista Diálogos ISSN:
2319-0825
Periodicidade: Semestral Início: ANO I, N. I, jul. - dez. 2013
Coordenação e editor gerente: Prof. Drdo. Claudio Alves BENASSI;
Editor gerente: Prof. Drdo. Anderson Simão DUARTE
Endereço eletrônico:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia
Contato: submissaorevistadialogos@gmail.com
Endereço postal: UFMT. Av. Fernando Correa da Costa, n. 2367, Boa Esperança
- Cuiabá - MT. Instituto de Linguagens - IL, Piso I, sala 27.
ORGANIZAÇÃO DO DOSSIÊ “SURDEZ E AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS”
Prof. Dr. Antônio Henrique Coutelo de Moraes
Prof. Dr. Claudio Alves Benassi
COORDENAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA REBAK
Profa. Dra. Simone de Jesus Padilha
COORDENAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA REBAK SENTIDOS
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte
EDITORES GERENTES
Prof. Dr. Claudio Alves Benassi
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte
“Surdez e aquisição de línguas” v. 7, n. 2, maio-ago., 2019.
ii
CONSELHO EDITORIAL
Antônio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Católica de Pernambuco,
Brasil
Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das
Missões (URI), Campus de Erechim/RS., Brasil
Prof. Claudio Alves Benassi, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Sr. Marcus Garcia de Sene, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita
Filho
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Instituto de Linguagens - IL Coordenação de Ensino de Graduação em Letras /
Libras, Brasil
Prof.ª Lindalva Ferreira de Aguiar, Secretaria Municipal de Educação de
Sinop/Mato Grosso, Brasil
CONSELHO CONSULTIVO
Prof.ª Lindalva Ferreira de Aguiar, Secretaria Municipal de Educação de
Sinop/Mato Grosso, Brasil
Prof.ª Sebastiana Almeida Souza, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Simone de Jesus Padilha, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Instituto de Linguagens - IL Coordenação de Ensino de Graduação em Letras /
Libras, Brasil
Prof. Claudio Alves Benassi, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
COMITÊ CIENTÍFICO
Profa. Dra. Sueli de Fátima Fernandes, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Prof. Dra Rachel Duarte Abdala, UNITAU
Prof. Me. Paulo Gerson Stefanello, Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Marcus Vinícius da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Profª Drª Iguatemy Maria de Lucena Martins, Universidade Federal da Paraíba,
Brasil
Ana Beatriz Ferreira Dias, Universidade Federal da Fronteira Sul
“Surdez e aquisição de línguas” v. 7, n. 2, maio-ago., 2019.
iii
Ana Beatriz Ferreira Dias, Universidade Federal da Fronteira Sul
Prof. Dr. Cleomar Ferreira Gomes, UFMT, Brasil
Drª Érika da Silva Ferreira, Centro de Engenharias, Universidade Federal de Pelotas
Prof. Ma. Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Costa, UNIVERSIDADE
ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO" - BAURU PÓS-
GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sra. Julia Ponzio, Universidade de Bari, Itália
Jakeline Aparecida Semechechem, Universidade Estadual do Norte do Paraná,
Brasil
SIMONE MARIA CHALUB BANDEIRA BEZERRA, UFAC- UNIVERSIDADE
FEDERAL DO ACRE, Brasil
Dra. Maria Cecília Rafael Goes
Sra. Camila de Araujo Cabral, Brasil
Srta. Vanessa Gomes Texeira, Faculdade de Letras da Universidade de Porto,
Portugal
Prof. Dr. Lamartine Pereira DaCosta, Universidade Gama Filho, Brasil
Prof. Dr. Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ,
Brasil
Prof. Dra. Mirleide Chaar Bahia, Universidade Federal do Pará, Brasil
Prof. Dr. Sérgio Antonio Wielewski, UFMT, Brasil
Prof. Dr. Frederico Andries Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Profa. Dra. Lia TIRIBA, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Brasil
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Instituto de Linguagens - IL Coordenação de Ensino de Graduação em Letras /
Libras, Brasil
Prof. Dr. Dante de Rose Junior, Universidade de São Paulo, Brasil
Prof. Dr. Evando Carlos Moreira
Prof. Emérito Augusto Ponzio, Università di Bari, Itália
Prof. Luciano Ponzio, Università del Salento - Lecce, Itália
Prof.ª Susan Petrilli, Università di Bari, Itália
Profa. Dra. Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal do Triângulo
Mineiro, Brasil
Prof. Dr. Gustavo Cunha Araújo, Universidade Federal do Tocantins, Brasil
“Surdez e aquisição de línguas” v. 7, n. 2, maio-ago., 2019.
iv
Prof. Alessandro Vinicius de Paula, Departamento de Psicologia / Instituto de
Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT),
Brasil
Profa. Dra. Rute da Cunha, UFMT, Brasil
Profa. Dra. Luzia Aparecida Palaro, UFMT, Brasil
Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni, UFJF, Brasil
Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais, UFT, Brasil
Dr. Marcio Carlos Navroski, UDESC
Prof. Dr. Germano Guarim Neto, Brasil
Prof. Dr. Dimas Santana Souza Neves, Brasil
Prof.ª Mariângela Estelita de Barros, UFG
Prof. Dr. Delarim Martins Gomes, Brasil
Dra ZILENE MOREIRA SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Brasil
Prof. Dr. Plínio Zornoff Táboas, UFABC, Brasil
Prof.ª Edna Lopes Hardoim, UFMT, Brasil
Prof.ª Ermelinda Maria de Lamonica Freire, UNIVAG, Brasil
Prof.ª Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, UFMT, Brasil
Rita de Cássia Domingues dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Prof. Francis Arthuso Paiva, UFMG, Brasil
Prof. Marcelo Chiaretto, UFMG, Brasil
Prof.ª Ana Guiomar Rego Souza, UFG, Brasil
Prof.ª Eliane Leão, UFG, Brasil
Sra Marinei Almeida, UNEMAT/MeEL UFMT, Brasil
Dr. Djeison Cesar Batista, UFES, Brasil
Simone de Jesus Padilha, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
“Surdez e aquisição de línguas” v. 7, n. 2, maio-ago., 2019.
v
SUMÁRIO
EXPEDIENTE
i
- vi
APRESENTAÇÃO
7 - 11
Antônio Henrique Coutelo De Moraes
DOSSIÊ
IMPLICAÇÕES SOBRE A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
POR SURDOS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E
APRENDIZAGEM DA ESCRITA
12 - 26
Sandra Maria De Lima Alves
Wanilda Maria Alves Cavalcanti
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA EM LÍNGUA
PORTUGUESA COM SURDOS SINALIZANTES DO ENSINO
27 - 39
FUNDAMENTAL
Izabelly Correia Dos Santos Brayner
A INEVITABILIDADE DE ARCABOUÇO LINGUÍSTICOS
INTRÍNSECO NO PROCESSO DE ENSINO DE L1, L2 E L3
40 - 53
Isabel Cristina Almeida Fogaça
POR QUE ESCREVER EM LÍNGUAS DE SINAIS?
Guilherme Gonçalves Freitas
54 - 69
Francisco José Quaresma De Figueiredo
Mariângela Estelita Barros
ESTUDO PRELIMINAR DA TROCA DE DOMINÂNCIA EM LIBRAS
Lorianny De Andrade Gabardo
70 - 87
André Nogueira Xavier
SINALÁRIO DE QUÍMICA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
(LIBRAS): CRIAÇÃO LEXICAL SOBRE A TABELA PERIÓDICA
Joicy Valeska Oliveira Gonçalves
88 - 101
Bruna Gomes Delanhese
Letícia Jovelina Storto
O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PELO
ACADÊMICO VISUAL
(SURDO): O QUE OS PROCESSOS
SELETIVOS NOS INFORMAM
Márcia De Moura Gonçalves-Penna
102 - 119
Marta Maria Covezzi
Simone De Jesus Padilha
A COARTICULAÇÃO NO NÚMERO DE MÃOS NA PRODUÇÃO DE
SINAIS DA LIBRAS
Thiago Alexandre Hubie
120 - 142
André Nogueira Xavier
“Surdez e aquisição de línguas” v. 7, n. 2, maio-ago., 2019.
vi
OS BASTIDORES DA ESCRITA: ANÁLISE COGNITIVO-
FUNCIONAL DE PROCESSOS COGNITIVOS OPERANTES NA
AQUISIÇÃO DE PBL2 POR SURDOS BILÍNGUES
João Paulo Da Silva Nascimento
143 - 155
Lia Abrantes Antunes Soares
Roberto De Freitas Junior
LIBRAS NAS LICENCIATURAS E CURRÍCULO
Gabriele Cristine Rech
156 - 171
Fabiola Sucupira Ferreira Sell
Natália Schleder Rigo
O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DA COMUNIDADE
SURDA EM TELÊMACO BORBA (PR)
Francieli Lunelli Santos
172 - 186
Marcelo Rodrigues
IMPLICAÇÕES DO USO DE JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE
ENSINO DA LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA PESSOAS
OUVINTES
José Affonso Tavares Silva
187 - 200
Alana Monteiro Ferreira Maia
Raquel Pereira De Lima
VERBOS MANUAIS EM LIBRAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO EM L2
E CONTRIBUIÇÕES Â PRÁTICA PEDAGÓGICA
Lidia Da Silva
201 - 225
Amanda Regina Silva
O APRENDER E APREENDER DO ESTUDANTE SURDO NO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA,
INÚMERAS POSSIBILIDADES
226 - 235
Sebastiana Almeida Souza
ARTIGOS LIVRES
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E SEU OUTRO:
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM EM PORTAIS EDUCACIONAIS
Marco Antonio Villarta-Neder
236 - 252
Rosimar De Fátima Schinelo
Helena Maria Ferreira
“Surdez e aquisição de línguas” v. 7, n. 2, maio-ago., 2019.