REVISTA DIÁLOGOS
v. 7, n. 1, jan.-abr., 2019
EDITORIAL
Título da revista on line: RevDia Revista DiálogosISSN: 2319-0825 Periodicidade:
Semestral Início: ANO I, N. I, jul. dez. 2013
Coordenação e editor gerente: Prof. Drdo. Claudio Alves BENASSI;
Editor gerente: Prof. Drdo. Anderson Simão DUARTE
Endereço eletrônico:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia
Contato: submissaorevistadialogos@gmail.com
Endereço postal: UFMT. Av. Fernando Correa da Costa, n. 2367, Boa Esperança Cuiabá
MT. Instituto de Linguagens IL, Piso I, sala 27.
ORGANIZAÇÃO DO DOSSIÊ AVALIAÇÃO, IDENTIDADE E NORMA(S)
SOCIOLINGUÍSTICA
Doutorando Marcus Garcia de Sene
ORGANIZAÇÃO DAS SEÇÕES “ARTIGOS LIVRES E “PRIMEIRA
IMPRESSÃO”
Prof. Dr. Claudio Alves Benassi
COORDENAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA REBAK
Profa. Dra. Simone de Jesus Padilha
COORDENAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA REBAK SENTIDOS
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte
EDITORES-GERENTES
Prof. Dr. Claudio Alves Benassi
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte
CONSELHO EDITORIAL
Antônio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil
Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
(URI), Campus de Erechim/RS., Brasil
Prof. Dr. Claudio Alves Benassi, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Sr. Marcus Garcia de Sene, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Instituto de Linguagens - IL Coordenação de Ensino de Graduação em Letras / Libras,
Brasil
Prof.ª Lindalva Ferreira de Aguiar, Secretaria Municipal de Educação de Sinop/Mato
Grosso, Brasil
CONSELHO CONSULTIVO
Prof.ª Lindalva Ferreira de Aguiar, Secretaria Municipal de Educação de Sinop/Mato
Grosso, Brasil
Prof.ª Sebastiana Almeida Souza, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Simone de Jesus Padilha, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Instituto de Linguagens - IL Coordenação de Ensino de Graduação em Letras / Libras,
Brasil
Prof. Claudio Alves Benassi, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
COMITÊ CIENTÍFICO
Profa. Dra. Sueli de Fátima Fernandes, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Prof. Dra Rachel Duarte Abdala, UNITAU
Prof. Me. Paulo Gerson Stefanello, Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Marcus Vinícius da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Profª Drª Iguatemy Maria de Lucena Martins, Universidade Federal da Paraíba, Brasil
Ana Beatriz Ferreira Dias, Universidade Federal da Fronteira Sul
Ana Beatriz Ferreira Dias, Universidade Federal da Fronteira Sul
Prof. Dr. Cleomar Ferreira Gomes, UFMT, Brasil
Drª Érika da Silva Ferreira, Centro de Engenharias, Universidade Federal de Pelotas
Prof. Ma. Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL
PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO" - BAURU PÓS-GRADUAÇÃO NO
PROGRAMA DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sra. Julia Ponzio, Universidade de Bari, Itália
Jakeline Aparecida Semechechem, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil
SIMONE MARIA CHALUB BANDEIRA BEZERRA, UFAC- UNIVERSIDADE
FEDERAL DO ACRE, Brasil
Dra. Maria Cecília Rafael Goes
Sra. Camila Cabral Romeiro, Brasil
Srta. Vanessa Gomes Texeira, Faculdade de Letras da Universidade de Porto, Portugal
Prof. Dr. Lamartine Pereira DaCosta, Universidade Gama Filho, Brasil
Prof. Dr. Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brasil
Prof. Dra. Mirleide Chaar Bahia, Universidade Federal do Pará, Brasil
Prof. Dr. Sérgio Antonio Wielewski, UFMT, Brasil
Prof. Dr. Frederico Andries Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Profa. Dra. Lia TIRIBA, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Brasil
Prof. Dr. Anderson Simão Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Instituto de Linguagens - IL Coordenação de Ensino de Graduação em Letras / Libras,
Brasil
Prof. Dr. Dante de Rose Junior, Universidade de São Paulo, Brasil
Prof. Dr. Evando Carlos Moreira
Prof. Emérito Augusto Ponzio, Università di Bari, Itália
Prof. Luciano Ponzio, Università del Salento - Lecce, Itália
Prof.ª Susan Petrilli, Università di Bari, Itália
Profa. Dra. Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal do Triângulo
Mineiro, Brasil
Prof. Gustavo Cunha Araújo, Universidade Federal do Tocantins / Universidade Estadual
Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil
Prof. Alessandro Vinicius de Paula, Departamento de Psicologia / Instituto de Educação
da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT), Brasil
Profa. Dra. Rute da Cunha, UFMT, Brasil
Profa. Dra. Luzia Aparecida Palaro, UFMT, Brasil
Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni, UFJF, Brasil
Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais, UFT, Brasil
Dr. Marcio Carlos Navroski, UDESC
Prof. Dr. Germano Guarim Neto, Brasil
Prof. Dr. Dimas Santana Souza Neves, Brasil
Prof.ª Mariângela Estelita de Barros, UFG
Prof. Dr. Delarim Martins Gomes, Brasil
Dra ZILENE MOREIRA SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Brasil
Prof. Dr. Plínio Zornoff Táboas, UFABC, Brasil
Prof.ª Edna Lopes Hardoim, UFMT, Brasil
Prof.ª Ermelinda Maria de Lamonica Freire, UNIVAG, Brasil
Prof.ª Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, UFMT, Brasil
Rita de Cássia Domingues dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Prof. Francis Arthuso Paiva, UFMG, Brasil
Prof. Marcelo Chiaretto, UFMG, Brasil
Prof.ª Ana Guiomar Rego Souza, UFG, Brasil
Prof.ª Eliane Leão, UFG, Brasil
Sra Marinei Almeida, UNEMAT/MeEL UFMT, Brasil
Dr. Djeison Cesar Batista, UFES, Brasil
Simone de Jesus Padilha, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
EXPEDIENTE
i - vii
Dossiê “Avaliações, identidades e norma(s) sociolinguísticas
Relação entre língua e identidade: a fala denuncia quem somos
Pricila Balan Picinato de Carvalho
1-16
Atitude e avaliação linguística: os bonfinenses e os moradores de condomínio
Bruna Loria Garcia
17-32
Avaliações subjetivas de professores do interior de São Paulo em relação aos
desvios ortográficos
Marcus Garcia de Sene
33-56
A avaliação de professores da rede pública de Uberaba-MG e o fenômeno
variável da concordância verbal: uma reflexão sociolinguística
Rafaela Regina Ghessi & Larissa Campoi Pelucco
57-69
“Por onde anda você?” – sobre a norma e o uso de onde na fala paulista
Milena Aparecida de Almeida & Rosane de Andrade Berlinck
70-88
A influência da escolaridade e do sexo/gênero no uso variável da
concordância verbal de terceira pessoa do plural
Alexandre Monte
89-104
O impacto da referência temporal de passado sobre o uso do pretérito
perfecto em Madri
Leandro Silveira de Araújo
105-123
“Atração do pronome”? Discutindo a atuação de proclisadores no PE e no PB
sob o viés das normas
Caroline Carnielli Biazoli
124-145
Variável faixa etária índice de pressão social e/ou mudança em curso?
Silvia Maria Brandão
146-167
Artigos Livres
Discurso, história e memória em
Burguesia
, de Cazuza
Anísio Batista Pereira
168-186
Letramento multimodal crítico nas aulas de língua inglesa: desafios e
possibilidades no livro didático
Leopoldina Ramos de Freitas & Ana Maria Pereira Lima
187 - 201
Considerações sobre o legado de Freire para o ensino de língua inglesa: por
uma abordagem intercultural
Silvana Fernandes de Andrade & Ester Maria Figueiredo de Souza
202 - 215
Lindas, “sexys” e perigosas: análise da vilania feminina em Celebridade e Amor à
vida
Rondinele Aparecido Ribeiro
216 - 235
Análise de um artigo opinativo pelo viés dialógico: os meandros da pontuação
Anderson Silva
236 - 248
As engrenagens da narrativa: semelhanças na constituição da canção Domingo no
parque, de Gilberto Gil, e do conto A cartomante, de Machado de Assis
Ezequias Silva Santos
249 - 265
Caderno Primeira Impressão
Coletânea de poemas e ilustrações artísticas
Lindalva Alves
266 - 272
Pintura digital: Avaliações, identidades e norma(s) sociolinguísticas
Caio Schultz
273 - 274