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APRESENTAÇÃO
Nesta edição da Revista Diálogos, que comemora o
reconhecimento de seu trabalho na área de Linguística/Literatura (o
Qualis/CAPES B2 obtido no triênio 2013-2016), contamos com uma
seção de doze artigos de pesquisadores convidados de diversas
instituições brasileiras. Áreas como os Estudos Literários e os
Estudos Linguísticos foram contempladas por nossos autores, bem
como áreas mais específicas como a Literatura para crianças e jovens
e a Mediação de Leitura e a Análise do Discurso. Na seção Cadernos
de Estudos Linguísticos e Literários, contamos com um artigo de
relevância pelo tanto de inquietação que nos traz sobre o ensino da
Língua Espanhola e sobre a pluralidade linguística na reforma do
ensino médio.
No conjunto de trabalhos dos Estudos Literários, na
seção especial, temos um artigo que nasce na confluência dos estudos
da literatura do horror e da estética da recepção, analisando aquilo
que seus autores intitularam de “recepção do suspense”. Esse
contexto é verificado, no trabalho, em um conto de Raphael Montes.
Ainda no campo dos Estudos Literários, temos dois trabalhos que
partem da análise de textos dramáticos: um deles elege a primeira
peça de Tennessee Williams que aborda a homossexualidade e
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seleciona essa temática para ser analisada no trabalho; o outro
estuda as relações entre o texto teatral e a fotografia em uma peça do
autor chileno Pablo Neruda.
A literatura para a criança e o jovem também está bem
representada nessa seção, nos quatro artigos dessa vertente. O
primeiro que consta em nosso sumário, o quarto na ordem que
estabelecemos, trata das representações metafóricas da infância na
poética de Manoel de Barros, entre outros temas, e, para isso, elege
três obras do poeta pantaneiro. O segundo trabalho, quinto na ordem
apresentada, elege como corpus de análise o primeiro livro de
Yangsze Choo (escritora chinesa) publicado no Brasil e reflete sobre
a transgressão psicológica da protagonista, além de discutir como
essa dinâmica pode influenciar na formação dos leitores
contemporâneos. O terceiro trabalho investe na análise de um
conhecido livro para crianças de autoria de Ana Maria Machado,
questionando seu projeto ilustrativo e levantando as relações entre
texto e imagem, que, muitas vezes, podem ser conflituosas, tendo
como base a teoria Social Cognitiva. O quarto trabalho dessa vertente
discute o ensino da língua portuguesa desenvolvido atualmente no
Ensino Fundamental e apresenta uma proposta a partir de uma
concepção de leitura pautada nos pressupostos de Vygotsky,
mediante a discussão de práticas pedagógicas baseadas em contos
populares, mais especificamente dos contos de astúcia do
personagem Pedro Malasartes.
O tema da mediação de leitura é abordado no oitavo
artigo da presente seção. Os autores abrem espaço para discussões
teóricas sobre o incentivo ao comportamento leitor por parte da
família, das instituições escolares e dos professores mediadores. São
apresentados, para fechar o artigo, relatos pessoais de experiências
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de trabalhos realizados pelos autores com vistas a incentivar a
formação de novos leitores de literatura.
Na área dos Estudos Linguísticos, são apresentados os três
artigos que fecham o número: um, resultado de um estudo maior, a
dissertação de mestrado da autora principal (a coautora é a
orientadora), revisita conceitos de tradução (na perspectiva da
transposição) e de enunciação (na perspectiva bakhtiniana), a fim de
compreender a influência do meio social na tradução de textos
midiáticos; no outro, os autores discutem uma proposta de
discursivização da memória humana por meio de escolhas cromáticas
que constituem textos multimodais, em especial o preto e branco,
recurso que concretude à saudade e à nostalgia. Para isso, valem-
se da noção de “tópicos semantizadores” para a leitura multimodal
dos corpora selecionados; no outro, os autores tratam da
Ecolinguística e do estudo das Línguas de Sinais: trazendo definições
de comunidade surda, de língua, de linguagens e de sinais
domésticos. Outro investimento dos autores no artigo é ressaltar que
a Linguística Ecossistêmica é uma teoria linguística bastante
apropriada para se estudarem Língua de Sinais.
O artigo que se insere na área da Análise do Discurso, apoia-se
no fato de que a educação é uma propriedade simbólica e de prestígio
na sociedade brasileira. Neste sentido, seus autores discutem como a
classe e a raça influenciam o modo como as minorias aprendem,
tendo em mente que o discurso constrói identidades, sistemas de
conhecimento e crenças, organiza e estrutura as relações das
pessoas. Para os autores, torna-se imperativo compreender a
linguagem a partir de uma análise crítica que liga o discurso à
ideologia e ao poder. É nesse sentido que eles propõem a História de
Vida como uma importante ferramenta de investigação, capaz de
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entender como as instituições sociais colaboram na criação de
crenças que influenciam diretamente a relação dos atores sociais,
arrastando-os para posições de identidade específicas.
Na seção Cadernos de Estudos Linguísticos e Literários,
contamos com um trabalho que busca analisar e refletir, a partir de
um estudo documental, a Medida Provisória MP 746/2016, a
qual foi sancionada no Congresso Nacional, transformando-se na Lei
de Reforma do Ensino Médio Lei 13415/17, tendo como viés duas
questões centrais: a) qual é o impacto educacional da reforma do
ensino médio para professores de línguas estrangeiras,
principalmente, os de língua espanhola?; b) qual é o lugar da
pluralidade linguística na reforma do ensino médio?
Esperamos que o leitor que chega até nossas páginas encontre a
energia que viabilizou a produção de cada artigo do número,
colocando pesquisadores na prática de seu ofício. Cumprindo prazos
muitas vezes apertados, os autores expõem aqui suas reflexões sobre
aspectos expressivos das Letras, que merecem atenção e, sobretudo,
leitura e apreciação.
Fabiano Tadeu Grazioli
Claudio Alves Benassi