O dia em que explodiu Mabata-bata

a religião na literatura africana de língua portuguesa e no cinema pós-colonial

Autores

Resumo

Este estudo objetivou investigar, por meio da Interação Discursiva (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]), as marcas do real no realismo animista na cinematografia e na literatura africana de Língua Portuguesa, como forma de expressão dos efeitos do pós-colonialismo e o papel da religião nesse processo. Para tanto, quanto aos estudos históricos e/ou dialógico-literários, pois pesquisas e interpretações já vêm sendo tecidas (GARUBA, 2012; COUTO, 2016; SANTANA & NASCIMENTO, 2018; SANTANA, PASSERINI & FRANCELINO, 2019). Na medida em que revisitamos os eventos históricos de dominação e exploração da cultura africana, é possível identificar o papel da religião como elemento verossímil nas produções cinematográficas e literárias africanas de Língua Portuguesa, como forma de expressão dos efeitos do pós-colonialismo.

Biografia do Autor

Weslei Chaleghi de Melo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, na linha de pesquisa de Estudos Literários - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), graduação em Pedagogia, pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017). Pós-graduação a nível de Especialização em: Psicopedagogia Clínica e Institucional; Gestão Escolar: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção; Ensino Religioso e em Educação Especial e Inclusiva. Pós-graduando em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, com ênfase em Ensino e Literatura (UTFPR).

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-graduação em Linguística

Wilder Kleber Fernandes de Santana é Doutorando em Linguística (Proling - UFPB, 2018); Mestre em Linguística (Proling - UFPB, 2016); Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017);Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017)Poeta e Escritor Paraibano.

Eduardo Dias, Universidade de Brasília (PósLIT/UnB),

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013)

Downloads

Publicado

2020-11-13 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Chaleghi de Melo, W., de Santana, W. K. F., & Dias da Silva, E. . (2020). O dia em que explodiu Mabata-bata: a religião na literatura africana de língua portuguesa e no cinema pós-colonial. Revista Diálogos, 8(3), 174–189. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/11264 (Original work published 13º de novembro de 2020)

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres