Chamada temática: Bakhtin e o cotidiano pandêmico

2020-10-26

Tendo em vista o distanciamento social impositivo, resultado da pandemia da Covid 19, fomos obrigados a nos retirar do convívio social, nas mais diversas esferas de nossas vidas, esferas essas, profissional, religiosa, mercatilista, social e familiar, entre outras, nos deparando com uma nova realidade: o convívio contínuo com um Eu e um Outro até então inimaginado.

A reclusão nos colocou frente a um Eu e a um Outro, desprovido de suas principais atribuições, tendo muitas dessas, reguladas e outras tantas virtualizadas, fato que nos leva a crer, que esse Eu e esse Outro, não são reais: foram inventados, regulados e normatizados para responderem passivamente a superestrutura, que se utilizou do constexto, da pseudo ciência (tendo em vista que na medicina o conhecimento é gerado lentamente e que a doença que provocou a pandemia é nova), da mídia funesta, para propagar o medo, o quê provoca baixa da imunidade no organismo humano, deixando a população ainda mais vunerável.  

Mediante o exposto, questionamos: como se dá o ser/existir na pandemia e como podemos compreende-lo a partir do olhar bakhtiniano? Dentro dessa temática, pretendemos selencionar de 5 a 8 artigos para compor um dossiê temático, que será publicado em abril de 2021. Para que o manuscrito entre no fluxo de avaliação, o mesmo deverá atender as especificações da temática acima delineada, bem como implementar todas as normas técnicas exigidas pela revista.

 

Prof. Dr. Claudio Alves Benassi  

Universidade Federal de Mato Grosso

 

Cronograma:

Abertura da chamada: 26 de outubro de 2020

Data limite para submissões: 15 de fevereiro de 2021

Publicação da edição: 30 de abril de 2021 (previsão)