QUALIDADE DE SERVIÇOS EM SAÚDE: UMA AVALIAÇÃO EM AMBULATÓRIOS GERAIS DE UMA CIDADE LOCALIZADA NO SUL DO BRASIL.

Autores

  • Sheila Patrícia Ramos Beckhauser spr80sc@gmail.com
    FURB- Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Gerson Tontini tontini@furb.br
  • Patric Douglas Grisele patric.griseli@ifc.edu.br
  • Anemir Maria Kerber Ciotti anemir.ciotti@hsc.com.br
  • Rodrigo Campos Ferreira rodrigo.camposferreira@yahoo.com

DOI:

10.19093/res6300

Palavras-chave:

Satisfação. Qualidade. Serviços de Saúde Pública. Análise de Importância e Desempenho

Resumo

O presente estudo tem como objetivo demostrar como avaliar a qualidade de serviços em saúde pública, e decidir o que melhorar. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa quanto à abordagem de pesquisa, levantamento quanto aos procedimentos, e exploratória quanto aos objetivos. A população do estudo foi composta por usuários dos serviços público de saúde, especificamente Ambulatórios Gerais, na cidade de Blumenau/SC. A amostra foi de 355 respondentes.  Investigou-se o impacto de oito dimensões na avaliação geral dos usuários sobre os serviços prestados. Utilizando a análise da lacuna de importância - desempenho para identificação de prioridades de melhoria, concluiu-se a seguinte ordem de prioridade de esforços para melhoria dos serviços: 1 - Tempo para atendimento; 2 – Farmácia; 3 - Serviços Disponíveis; 4 – Atendimento; 5 – Comunicação; 6 – Confiança; 7 -  Instalações; 8 – Acesso aos ambulatórios. Conclui-se que, embora os usuários do serviço de saúde pública se encontrem satisfeitos, ações podem ser realizadas para que sejam melhorados. Ademais, o presente artigo mostra como a análise de importância x desempenho pode colaborar à decisão de ações de gestão de hospitais.

Biografia do Autor

Gerson Tontini

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação da Furb

Patric Douglas Grisele

Mestre em Administração

Anemir Maria Kerber Ciotti

Mestranda em Administração

Rodrigo Campos Ferreira

Mestre em Administração

Referências

ANSUJ, A. P.; ZENCKNER, C. L.; GODOY, L. P. Percepção da qualidade dos serviços de odontologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, v. 25, 2005, Porto Alegre.

BARBOSA, A. C. Q.; RODRIGUES, J. M.; SILVA, N. C.; ROCHA, T. A. H. Proposição de metodologia de avaliação de desempenho das Equipes de Saúde da Família e satisfação dos usuários: um desenho elaborado a partir das cidades de Minas Gerais. Belo Horizonte: Observatório de Recursos Humanos em Saúde, 2009.

BOLTON, R. N.; DREW, J. H. A multistage model of customers assessment of service quality and value. Journal of Consumer Research, v. 17, n. 4, p. 375-84, 1991.

CHO, W. H.; LEE, H.; KIM, C.; LEE, S.; CHOI, K. The impact of visit frequency on the relationship between service quality and outpatient satisfaction: a South Korean study. Health services research, v. 39, n. 1, p. 13-34, 2004.

COULTER, A.; FITZPATRICK, R.; CORNWELL, J. Measures of patients' experience in hospital: purpose, methods and uses. London: King's Fund, 2009.

CRONIN, J. J.; TAYLOR, S. A. Measuring service quality: a reexamination and extension. Journal of Marketing, v.56, n.3, p.55-68, jul 1992.

DINSDALE G. B.; MANSON D. B.; SCHMIDT F.; STRICKLAND T. Metodologia para medir a satisfação do usuário no Canadá: desfazendo mitos e redesenhando roteiros. Brasília, Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Nº 20, 2000.

DUGGIRALA, M.; RAJENDRAN, C.; ANANTHARAMAN, R. N. Patient-perceived dimensions of total quality service in healthcare. Benchmarking: An International Journal, v. 15, n. 5, p. 560-583, 2008.

ESPERIDIÃO, M. A.; TRAD, L. A. B. Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais User satisfaction assessment: theoretical and conceptual concerns. Cad. Saúde Pública, v. 22, n. 6, p. 1267-1276, 2006.

ESKILDSEN, J. K.; KRISTENSEN, K. Enhancing importance-performance analysis. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 55, n. 1, p. 40-60, 2006.

FADEL, M. A. V.; REGIS FILHO, G. I. Percepção da qualidade em serviços públicos de saúde: um estudo de caso. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 1, p. 7-22, 2009.

FRÉZ, A. R.; NOBRE, M. I. R. de S. Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública. Fisioter Mov, v. 24, n. 3, p. 419-28, 2011.

GARVER, M. S. Best practices in identifying customer-driven improvement opportunities. Industrial Marketing Management, v. 32, n. 6, p. 455-466, 2003.

GASQUET, I.; VILLEMINOT, S.; ESTAQUIO, C.; DURIEUX, P.; RAVAUD, P.; FALISSARD, B. Construction of a questionnaire measuring outpatients' opinion of quality of hospital consultation departments. Health and quality of life outcomes, v. 2, n. 1, p. 1, 2004.

BRANDÃO, A. L. R. B. S.; GIOVANELLA, L.; CAMPOS, Carlos Eduardo Aguilera. Avaliação da atenção básica pela perspectiva dos usuários: adaptação do instrumento EUROPEP para grandes centros urbanos brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 1, p. 103-114, 2013.

GRÖNROOS, C. A service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, v. 18, n. 4, p. 36-44, 1984.

GUSTAFSSON, A.; JOHNSON, M. D. Determining attribute importance in a service satisfaction model. Journal of Service Research, v. 7, n. 2, p. 124-141, 2004.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009.

LEE, S. M.; LEE, D.; KANG, C. The impact of high-performance work systems in the health-care industry: employee reactions, service quality, customer satisfaction, and customer loyalty. The Service Industries Journal, Sevilla, 2012.

MALIK, S. U. Customer satisfaction, perceived service quality and mediating role of perceived value. International journal of marketing studies, v. 4 n. 1, fev 2012.

MARTILLA, J. A.; JAMES, J. C. Importance-performance analysis. Journal of Marketing, New York, v, 41, n. 1, p.77 - 79, 1977.

MILAN, G. S.; TREZ, G. Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde. RAE eletrônica, v. 4, n. 2, 2005.

MIRANDA, F. J.; CHAMORRO, A.; MURILLO, L. R.; VEGA, Juan. An importance-performance analysis of primary health care services: managers vs. patients perceptions. J. Service Science & Management, p. 227-234, jun 2010.

MOIMAZ, S. A. S.; MARQUES, J. A. M.; SALIBA, O.; GARBIN, C. A. S.; ZINA, L. G.; SALIBA, N. A. Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, p. 1419-1440, 2010.

PADMA, P.; RAJENDRAN, C.; SAI, L. P. A conceptual framework of service quality in healthcare: perspectives of Indian patients and their attendants. Benchmarking: An International Journal, v. 16, n. 2, p. 157-191, 2009.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of services quality and its implication for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. SERVQUAL: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Marketing, v.64, p.12-40, 1988.

PENA, M. M., et al. O emprego do modelo de qualidade de Parasuraman, Zeithaml e Berry em serviços de saúde. Revista da escola de enfermagem da USP, v. 47 n. 5, oct 2013.

SILVA, L. M. V.; FORMIGLI, V. L A. Avaliação em Saúde: Limites e Perspectivas1. Cad. Saúde Pública, v. 10, n. 1, p. 80-91, 1994.

SLACK, N. The importance-performance matrix as a determinant of improvement priority. International Journal of Operations & Production Management, v. 14, n. 5, p. 59-75, 1994.

SOFTWARE Estatístico SPSS® Statistical Package for the Social Sciences, versão 22.

SOUFI, G.; BELAYACHI, J.; HIMMICH, S.; AHID, S.; SOUFI, M.; ZEKRAOUI, A.; ABOUQAL, R. Patient satisfaction in an acute medicine department in Morocco. BMC health services research, v. 10, n. 1, p. 1, 2010.

TEAS, R.K. Expectations, performance evaluation and consumer’s perceptions of quality. Journal of Marketing, v. 57, n. 4, October, p. 18-34, 1993.

VAITSMAN, J.; ANDRADE, G. R. B. Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde. Ciência e saúde coletiva, v. 10, n. 3, p. 599-613, 2005.

WEI, J.; SHEN, L.; YANG, H. B.; QIN, J. B.; HUANG, W.; ZHANG, J. J.; YANG, T. B. Development and validation of a Chinese outpatient satisfaction questionnaire: evidence from 46 public general hospitals and 5151 outpatients. Public health, v. 129, n. 11, p. 1523-1529, 2015.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Beckhauser, S. P. R., Tontini, G., Grisele, P. D., Ciotti, A. M. K., & Ferreira, R. C. (2018). QUALIDADE DE SERVIÇOS EM SAÚDE: UMA AVALIAÇÃO EM AMBULATÓRIOS GERAIS DE UMA CIDADE LOCALIZADA NO SUL DO BRASIL. Revista De Estudos Sociais, 20(40), 128–141. https://doi.org/10.19093/res6300

Edição

Seção

Artigos