https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/issue/feed Revista Estudos e Pesquisas em Administração 2024-04-30T18:48:32+00:00 André Luís Janzkovski Cardoso cardoso9778@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Estudos e Pesquisas em Administração (Repad), publicada quadrimestralmente, é uma iniciativa do Curso de Administração da UFMT Câmpus Universitário de Rondonópolis e tem a finalidade de publicar e divulgar ensaios teóricos e pesquisas teórico-empíricas já finalizados, de modo a disseminar o conhecimento científico entre acadêmicos e profissionais da área de administração e afins.</p> <p>Os artigos submetidos à Repad devem ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação em nenhuma outra revista. Antes de serem submetidos ao processo de avaliação para publicação, os artigos serão avaliados em termos de autenticidade e problemas de plágio, e caso não seja identificado o ineditismo do trabalho, o mesmo terá sua submissão rejeitada e os autores ficarão suspensos para outras submissões por tempo indeterminado. A revisão da suspensão poderá ser considerada, a critério do Conselho Editorial.</p> <p>O objetivo do processo de avaliação é ajudar os autores a melhorar seus trabalhos a partir de feedback construtivos preparadas pelos membros da comissão científica da revista.</p> <p>A avaliação para publicação na Repad é dividida em duas fases. A primeira é a avaliação preliminar dos editores em termos de adequação à linha editorial da revista e a segunda é a avaliação double blind review. A meta é realizar todo o processo avaliativo em até três meses.</p> https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/17107 Um BRANDING EQUITY: AVALIAÇÃO DA MARCA DE SERVIÇOS FITNESS SOB A PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR 2024-02-26T14:28:59+00:00 Samara Silva Headley samarasilva09@ymail.com <p>O objetivo do estudo é analisar o <em>branding equity</em> sob a perspectiva dos consumidores de serviços <em>fitness</em>, visando desenvolver estratégias organizacionais. Estudar o assunto é importante devido a conotação estratégica atribuída às marcas, as quais são vistas como ativos estratégicos, que criam valor corrente para a organização.&nbsp; Academicamente, há necessidade do aprofundamento do conhecimento sobre a ressonância da marca, especificamente no setor <em>fitness</em>, pois pesquisas em banco de dados nacionais e internacionais não encontraram estudos no setor. A metodologia, segue abordagem qualitativa, explicativa, indutiva fundamentada em estudo de caso e suportada por entrevistas semiestruturadas, cujos achados podem ser utilizados por organizações que se encontram em situações semelhantes. O estudo contribui para o reconhecimento do papel e do valor da marca como ativo organizacional e gera oportunidades de desenvolver estratégias de gestão para potencializar o valor da marca. Além disso, os esforços empregados emergem como elementos orientadores da reflexão estratégica e da ação tática no ramo <em>fitness</em>, equacionando os objetivos de curto e longo prazo. Os resultados apontam que a ressonância da marca decorre da harmonia entre julgamento da marca, ligação sentimental, desempenho, imagem social, reconhecimento de qualidade superior e do equilíbrio entre o valor da marca e funcionalidade.</p> 2024-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Samara Silva Headley https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/16951 IMPLEMENTAÇÃO DE ABORDAGENS ÁGEIS NO SETOR BANCÁRIO 2024-03-12T18:25:25+00:00 Assis Zukunelli zukunelli@yahoo.com.br Janine Fleith de Medeiros janine@upf.br Andre da Silva Pereira andresp@upf.br <p>Os desafios impostos pela transformação digital levaram o setor de serviços financeiros bancários à necessidade de rápida adaptação ao ambiente disruptivo e às novas exigências dos consumidores. Esses desafios tiveram aceleração com a pandemia da COVID-19. No entanto, tal processo encontra diversas dificuldades para sua consecução, desde aspectos ligados à cultura organizacional até resistências internas quanto à transformação digital. Assim, o presente artigo busca investigar a utilização de ferramentas de gestão ágil (<em>business agility</em>) no setor de serviços financeiros. A partir de uma revisão sistemática de literatura, pela análise de conteúdo de forma dedutiva, utilizando o método <em>PRISMA</em>, identificou-se que a ferramentas de gestão ágil podem ser utilizadas pelas instituições financeiras com importante vantagem na gestão dos negócios. Finalmente, propomos um modelo genérico de gestão ágil, através de um <em>framework</em>, com vistas a favorecer a gestão e implementação da transformação digital alinhada aos objetivos estratégicos das instituições, bem como importante construção teórica alusiva ao objetivo da pesquisa.</p> 2024-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Assis Zukunelli, Janine Fleith de Medeiros, Andre da Silva Pereira https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/17145 FATORES QUE INFLUENCIAM NA ROTATIVIDADE DE PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES: 2024-02-26T14:43:30+00:00 Fabiano Greter Moreira fabiano.greter@ufms.br Luana da Silva Nantes nantesluana@outlook.com <p>O presente trabalho buscou identificar quais as principais causas que afetam no índice de rotatividade das organizações. A partir de uma pesquisa bibliográfica, com a leitura de artigos, livros e revistas relacionadas ao tema, foram elencados os principais fundamentos que possuem relação direta com as causas dos desligamentos de colaboradores, sejam por decisão tomada pela empresa ou de iniciativa do próprio funcionário. Os indicadores pesquisados apontam que a motivação do colaborador para executar suas atividades é essencial para que a relação seja benéfica para ambas às partes, porém existem diversos fatores, muitas vezes subjetivos que influenciam nessa motivação. A gestão de pessoas, quando eficaz, pode contribuir utilizando de conceitos e ferramentas para diminuir o<em> turnover </em>nas organizações, como capacitações, planos de carreiras e salários, entre outros.</p> 2024-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Fabiano Greter Moreira, Luana da Silva Nantes https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/16982 ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA BRASIL MAIS PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE 2024-03-07T14:15:26+00:00 Leandro Hupalo leandrohupalo.lh@gmail.com Luniele Beilke lunielebeilke@gmail.com <p>O presente estudo tem como objetivo geral analisar os impactos da implantação das soluções desenvolvidas pelas empresas participantes do Programa Brasil Mais Produtividade. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada, descritiva em relação aos objetivos. Os dados foram obtidos a partir do Sprint de Inovação e das informações registradas no sistema ALI, a partir da análise de 19 empresas participantes do primeiro ciclo realizado entre agosto e dezembro de 2022, no estado de Santa Catarina, municípios de Concórdia, Jaborá e Seara. Como resultados evidenciou-se que os principais problemas priorizados estavam relacionados a gestão de pessoas e as soluções desenvolvidas proporcionavam principalmente melhorias nos processos internos das empresas, sendo num geral, soluções de baixa complexidade. Além disso, foram identificadas, na maioria das empresas, evoluções no indicador de produtividade e nas pontuações dos temas avaliados no diagnóstico Radar ALI.</p> 2024-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Leandro Hupalo, Luniele Beilke https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/16842 RELAÇÃO ENTRE A HEURÍSTICA DO EXCESSO DE CONFIANÇA E O PERFIL DE INVESTIDOR. 2024-02-26T20:06:21+00:00 Renata Oliveira Pires de Souza renata.opiresdesouza@gmail.com <p>O presente estudo tem como foco a análise do fenômeno conhecido como "Excesso de Confiança" em estudantes matriculados em cursos técnicos do campo de Gestão em uma cidade no interior de São Paulo. O objetivo central é investigar se diferentes tipos de investidores (conservadores, moderados e agressivos), exibem variações no nível desse excesso de confiança. Para alcançar essa meta, um questionário foi aplicado a 162 participantes, os quais foram agrupados conforme os seus perfis de investimento. A abordagem metodológica empregada envolveu a utilização dos procedimentos propostos por Gigerenzer e Kleinbölting (1991) e Baratella (2007), além da aplicação do teste de Wilcoxon. O intuito por trás da seleção desses métodos foi comprovar a presença ou ausência do fenômeno do excesso de confiança nos perfis dos investidores. Além disso, para um exame mais aprofundado das diferenças entre os três tipos de perfis, também foi empregado o teste de Kruskal-Wallis. Esse teste estatístico tem a finalidade de avaliar se existem discrepâncias significativas nas distribuições do excesso de confiança entre os diferentes grupos de investidores. Os resultados da análise e avaliação estatística conduziram à conclusão de que não há evidências suficientes para afirmar que os três perfis de investidores possuam disparidades significativas em termos de distribuição do excesso de confiança</p> 2024-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Renata Oliveira Pires de Souza https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/17545 Editorial v8. n1. (Janeiro - Abril/2024) 2024-04-30T17:56:20+00:00 Rodrigo Milano de Lucena milano.rodrigo@ufr.edu.br 2024-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Rodrigo Milano de Lucena