UM ENSAIO PARA O ESTADO DA ARTE: HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA FÍSICA

AN ASSAY OF THE STATE OF ART: HISTORY OF SCIENCE IN THE TEACHING PROCESS LEARNING OF PHYSICS

Juciene Teixeira de Souza 1
Universidade do Estado do Amazonas , Brasil
Sandra de Oliveira Botelho 2
Universidade do Estado do Amazonas, Brasil
Tânia Maria Cortez de Medeiros 3
Universidade do Estado do Amazonas, Brasil
Rosângela Carmelo da Silva Anglada 4
Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

ISSN-e: 2318-6674

Periodicidade: Frecuencia continua

vol. 7, núm. 1, 2019

revistareamec@gmail.com

Recepção: 12 Março 2019

Aprovação: 16 Abril 2019



DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p171-195.i8039

Resumo: As pesquisas de Estado da Arte são fundamentais para os pesquisadores que buscam conhecer mais sobre o tema de pesquisa e em que dimensões se encontram o estado do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é mostrar um panorama de como estar o desenvolvimento das pesquisas sobre a História da Ciência no Processo de Ensino-Aprendizagem da Física. Logo, para este estudo fizemos uma demarcação dos últimos dez anos, 2009 a 2018, no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e nos resultados dessa busca mostramos a distribuição anual das 66 Dissertações, 16 Teses, como também os títulos das Instituições de Ensino onde estão sendo desenvolvidas, trazendo assim algumas considerações.

Palavras-chave: Estado da Arte, História da Ciência, Ensino-Aprendizagem, Física.

Abstract: State of the art surveys are fundamental for researchers who seek to know more about the research topic and the dimensions of the state of knowledge. In this sense, the objective of this article is to show a panorama of how to be the development of research on the History of Science in the Teaching-Learning Process of Physics. Therefore, for this study, we made a demarcation of the last ten years, 2009 to 2018, in the catalog 7 Thesis and Dissertations of CAPES, and in the results of this search we show the annual distribution of the 66 Dissertations, 16 Theses, as well as the titles of the Institutions of Education where they are being developed, thus bringing some considerations.

Keywords: State of Art, History of Science, Teaching-Learning, Physics.

1. INTRODUÇÃO

O Estado da Arte é um elemento que vai além da fundamentação da pesquisa, ele agrega uma visão panorâmica ou como alguns autores usam, um “mapeamento” de como se encontra um determinado fenômeno no campo científico, nas produções e pesquisas acadêmicas, contribui ainda para a discussão dos resultados encontrados no desenvolvimento da pesquisa. Desse modo, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de um aprofundamento sobre o tema História da Ciência, H.C, para a elaboração de uma dissertação de Mestrado Acadêmico, e pode contribuir com outros pesquisadores que tenham o interesse pela H.C no Processo- Ensino Aprendizagem, PEA, da Física ou das áreas do Ensino de Ciências.

Nesse contexto, as pesquisas de Estado da Arte são fundamentais para os pesquisadores que buscam conhecer mais sobre o tema de pesquisa, e em que dimensões se encontra o estado do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é mostrar um panorama de como está o desenvolvimento das pesquisas sobre a História da Ciência no Processo de Ensino-Aprendizagem da Física. Assim, para este estudo fizemos uma demarcação dos últimos dez anos, 2009 a 2018, no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, nos resultados dessa busca, e mostramos a distribuição anual das 67 Dissertações, 16 Teses, bem como os títulos e as Instituições de Ensino onde estão sendo desenvolvidas, além de algumas considerações.

Segundo Ferreira (2012) nos últimos quinze anos, no Brasil e em outros países, tem se produzido um conjunto significativo de pesquisas conhecidas pela denominação “estado da arte” ou “estado do conhecimento”. Elas parecem trazer em comum o desafio de mapear e de discutir a produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder quais aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que forma e em que condições têm sido produzidas certas dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações em periódicos e comunicações em anais de congressos e de seminários.

Para tanto, o catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal do Nível Superior (CAPES) é um sistema de busca bibliográfica que reúne registros desde 1987 desse cenário de produção. Possui como referência a portaria nº 13/2006, que institui a divulgação digital das Teses e Dissertações produzido pelos programas de Doutorado e Mestrado reconhecidos. Conhecido anteriormente como Banco de Teses e Dissertações, a partir de 1987 passou a ser alimentado pelo aplicativo. Os arquivos são alimentados diretamente pelos programas de Pós-graduação das Universidades, sendo de total responsabilidade das mesmas quanto a veracidade dos dados na plataforma Sucupira e sincronizado periodicamente com o catálogo. Quem acessa o catálogo pode realizar busca por autor, título e/ou palavra chave.

Nos dicionários Aurélio (2010), o conhecimento semântico da palavra “História” significa a reunião e análise das informações ou dos conhecimentos sobre o passado e sobre o desenvolvimento da humanidade, de um povo, de uma ciência ou arte; de uma cultura, região ou de um indivíduo determinado. Sua origem vem do grego "historie", que significa "conhecimento através da investigação". Já “Ciência” deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber" conseguido pela prática, raciocínio ou reflexão. Reunião dos saberes organizados obtidos por observação, pesquisa científicas ou pela demonstração de certos acontecimentos, fatos, fenômenos, sendo sistematizados por métodos.

Então podemos definir História da Ciência como o conjunto dos conhecimentos e descobertas científicas desenvolvidos pelo homem através dos métodos e das pesquisas científicas ao passar dos anos, considerando a cultura e o contexto social de cada época.

Para Forato, Pietrocola e Martins (2011), nessa perspectiva, destaca-se a importância de aprender sobre o que caracteriza a ciência como um empreendimento humano, e defende-se a História da Ciência como uma estratégia pedagógica adequada para discutir certas características da natureza da ciência, ainda que os relatos de episódios históricos cuidadosamente reconstruídos se configurem modelos de natureza da ciência de cada contexto sócio-histórico-cultural, e podem conferir significados às noções epistemológicas dos diferentes processos que levaram à construção de conceitos científicos.

Nesse sentido, na construção desse estado da arte buscamos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES as palavras chave História da Ciência; Ensino- Aprendizagem de Física, para que assim pudéssemos fazer um mapeamento de como se encontra o fenômeno estudado nas pesquisas atuais. No entanto, observamos que havia uma ampla quantidade de pesquisa sobre o tema com 32 opções, contendo os anos desde 1987 a 2018, sendo, portanto, necessário refinar os resultados fazendo o recorte de 2009 a 2018.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização dessa pesquisa de caráter bibliográfico, fizemos um levantamento de Teses e Dissertações, para tanto foi necessário fazermos um recorte dos últimos dez anos, 2009 a 2018 e usamos como palavras-chave: História da Ciência; Processo de Ensino-Aprendizagem de Física no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, em seguida fizemos uma triagem das pesquisas que realmente se adequavam ao foco deste estudo e organizamos a tabulação como poderá ser visto nos resultados a seguir.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Diante dessa busca expusemos no gráfico um (01) as pesquisas sobre a História da Ciência no Processo de Ensino-Aprendizagem de Física nas Dissertações de Mestrados Acadêmicos e profissionais no decorrer dos anos demarcados:

-
História da Ciência /Ensino-Aprendizagem de Física /Dissertações- distribuição
2009 a 2018
Gráfico1
- História da Ciência /Ensino-Aprendizagem de Física /Dissertações- distribuição 2009 a 2018
Fonte: Autores (2019)

Após a pesquisa realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, conforme o gráfico acima, encontramos uma grande quantidade de pesquisas que foram desenvolvidas sobre a H.C no PEA em Biologia, Química, Física e Matemática. No entanto, mantemos nosso foco somente em H.C no PEA de Física e com isso foi possível encontrarmos 67 pesquisas de Dissertação nesse seguimento.

Verificamos que dentro da demarcação feita de 2009 a 2018, os anos de 2012, 2016, 2017 foram os que mais se destacaram com um total de 9,12. Além disso, 9 pesquisas realizadas e defendidas, respectivamente. Já nos anos de 2010 e 2011, apenas 2 e 3, respectivamente; representando os menores quantitativos dentre o panorama de distribuição anual depositados na plataforma.

Foi possível verificarmos que a H.C no PEA vem sendo pesquisada desde 1987 por várias Instituições de Ensino em seus programas de Pós-Graduação no Brasil, e que buscam compreender e estudar o Fenômeno nos mais diversificados aspectos. Além disso, ressaltam sua importância na formação de professores no Ensino Básico, em Nível superior, e para aquisição de conceitos científico, como também na aprendizagem de métodos, aprendizagem significativa, cultura científica, e para um ensino contextualizado.

Com efeito, trazemos a seguir os temas de pesquisa encontrados, seus autores, os programas de Pós-Graduação e as Instituições de Ensino que vem desenvolvendo pesquisas sobre a História da Ciência no Processo de Ensino-Aprendizagem de Física.

ANO DE DEFESA: 2009
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
História da física aliada às tecnologias de informação e comunicação: Organizador Prévio como uma Estratégia Facilitadora da Aprendizagem Significativa de Física na Educação Básica Menezes, Ana Paula Sá Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Universidade do Estado do Amazonas. UEA / Amazonas
Ensino de eletrostática: A história da ciência contribuindo para a aquisição de Subsunçores Boss, Sergio Luiz Bragatto Mestrado em Educação para a Ciência Universidade Estado Paulista Júlio de Mesquita Filho/Bauru
Os textos originais para ensinar conceitos de mecânica Bueno, Maria Christina Fernandes. Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
O caso plutão e a natureza da ciência: Uma proposta para alunos do ensino médio Albuquerque, Vanessa Nóbrega de. Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
A argumentação de alunos de ensino médio em aula de física: O tema energia elétrica e fontes de energia Kawazoe, Elisabete Favoretto Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática Universidade Estadual de Maringá/Maringá
Um estudo histórico da evolução do conceito de potencial vetor no eletromagnetismo clássico Pereira, Aldo Gomes. Mestrado em Física Universidade de São Paulo/São Carlos/IFSC
Segunda lei da termodinâmica: os caminhos percorridos por William Thomson. Nóbrega, Mayane Leite da Mestrado em Ensino, Filosofia e História das ciências Universidade Federal da Bahia/ Salvador
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à Mecânica Clássica. Ballestero, Henrique Cesar Estevan. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina, Londrina
ANO DE DEFESA: 2010
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
A história da ciência nos livros didáticos: Uma inserção descontextualizada Blini, Ricardo Brugnolle Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática Universidade Estadual de Maringá/Maringá
Tópícos de astrofísica e cosmologia: Uma aplicação de física moderna e contemporânea no ensino médio Aguiar, Ricardo Rechi Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
ANO DE DEFESA: 2011
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
Uso de episódios da história da Ciência em aulas de Física no proeja Machado, Cassiana Barreto Hygino. Mestrado em Ciências Naturais Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacaze
O ideal do belo como princípio, meio e fim do ensino-aprendizagem da Física Silva, Ivan Lucio da Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
História da Ciência no Ensino de Termologia para o PROEJA Oliveira, Munich Ribeiro de Mestrado em Ciências Naturais Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacaze
ANO DE DEFESA: 2012
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
O caso Plutão e a natureza da ciência: uma proposta para alunos do ensino médio Albuquerque, Vanessa Nóbrega de. Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
As Leis de Kepler em Livros Didáticos de Física: a Ciência enquanto Construção Humana Barros, Renato Lima da Silva. Mestrado em Ensino das Ciências Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Recife - UFRPE
Astronomia e a França equinocial: contribuições para a utilização da história da ciência em sala de aula' Lacerda, Fabrício Nelson. Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação Centro federal de educação tecn. Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro
Jogos teatrais no estudo da construção histórica do conhecimento sobre modelos atômicos no ensino fundamental Rodrigues, Rita de cássia Balieiro Mestrado em Educação em Ciências e Matemática Universidade Federal de Goiás, Goiânia
História da ciência e formação de professores: Contribuições dos recursos audiovisuais, a partir da análise de filmes científicos Tiago, Simone Franco de São. Mestrado em Educação em Ciências e Saúde Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
O Enfoque Histórico-Filosófico da Ciência no ensino e na formação inicial de professores de física: estudo de caso com licenciandos em situação de estágio de docência. Biscaino, Aline Portella. Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná, Curitiba
Lacuna e enunciação no ensino de Física: quando a Física é mágica Ortega, Jose Luís Nami Adum Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
Efeito fotoelétrico e sua história: recurso didático à luz da epistemologia de Thomas Kuhn' Amorim, Marcelo Antonio Mestrado em Ensino das Ciências Universidade Federal rural de Pernambuco, Recife - UFRPE
ANO DE DEFESA: 2013
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
Limites e possibilidades da inserção de discussões epistemológicas no laboratório didático na perspectiva de licenciandos de Física da Universidade Federal de Goiás Macedo, Sabrina Aparecida Rezende. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática Universidade Federal de goiás/Goiânia
As contribuições da História e Filosofia da Ciência para o ensino de Física Quântica na Educação Básica Rocha, Tiago Ungericht Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná, Curitiba
História da ideia de natureza na aula de Física: atividades com imagens Castro, Luciana Fiuza de. Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação Centro Federal de Educação tecn. Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro - CEFET/RJ
E o elétron? É onda ou é partícula? - Uma proposta para promover a ocorrência da alfabetização científica de Física moderna e contemporânea em estudantes do ensino médio Lopes, Elcio de Souza. Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
Ciência e desenvolvimento científico a partir de Thomas Kuhn Santos, Fabio Marques Ferreira. Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática Universidade Federal do ABC, Santo André / UFABC
ANO DE DEFESA: 2014
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física. Ortiz, Adriano Jose Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina/ Londrina
Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da aprendizagem significativa Saviski, Samuel de oliveira Fajardo. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina / Londrina
Um olhar diferenciado sobre a cinemática no ensino médio: uma abordagem praxeológica das tarefas' Buse, Andrei. Mestrado em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - UFSC
O experimento de Michelson-Morley na transição da física clássica para a Física relativística: leituras filosóficas e historiográficas' Passero, Taimara Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática Universidade Federal do ABC, Santo André / UFABC
Análise de propostas didáticas de história e filosofia da ciência para o ensino de física Bezerra, evaldo victor lima. Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná, Curitiba
Controvérsia histórica: uma possibilidade de problematização acerca de elementos de natureza da ciência no ensino médio' Oliveira, fabiano fernandes de Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação Centro Federal de Educação tecn. Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro - CEFET/RJ
Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino da óptica Vieira, Patrese Coelho. Mestrado em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Porto Alegre
ANO DE DEFESA: 2015
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
Dinâmica das concepções sobre a natureza da ciência de estudantes de graduação em Física Rosa, Vinicius Medeiros da. Mestrado em Educação em Ciências Química da vida e saúde Universidade Federal de Santa Maria / Porto Alegre
Análise Praxeológica de Tópicos de Física Moderna em Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático' Bernardo, Fernando Lazaro. Mestrado em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - UFSC
Os conceitos de espaço e tempo no ensino de física: uma possibilidade de atuação em sala de aula Reis, Ueslei Vieira dos Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação Centro Federal de Educação tecn. Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro - CEFET/RJ
Uma história da radioatividade para a escola básica: desafios e propostas Gomes, Tauan Garcia Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
Natureza da ciência na visão de recém bacharéis em Física Silva, David Andrade Marques da Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação Educação tecn. Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro - CEFET/RJ
Uma proposta para o ensino de física centrada na história da Ciência e epistemologia de Bachelard Dutra, José Ciríaco silva Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Universidade Federal do Pampa
ANO DE DEFESA: 2016
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
A relação interdisciplinar entre física e filosofia no terceiro ano do ensino médio em uma escola pública na cidade de Manaus Carmo, Walnice do Socorro Pimentel do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia Universidade do Estado do Amazonas-UEA /Manaus- AM
História da ciência, museu e internet: construindo uma relação de parceria para o ensino de Física Alves, Suelen aparecida Bonoto Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação Educação tecn. Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro - CEFET/RJ
Curso de eletromagnetismo para o ensino médio Caetano, rodrigo. Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação Educação tecn. Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro - CEFET/RJ
Análise da história do efeito fotoelétrico em livros didáticos de Física para graduação Soares, Joana Menara Souza. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande
Análise histórica do conceito de calor nos trabalhos de joule e a transposição didática do equivalente mecânico do calor nos livros didáticos de Física Carvalho, Bianca Cintra de Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática Universidade Estadual de Maringá / Maringá
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da segunda lei da termodinâmica Pascoal, Alexandre dos Santos Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande
A construção de uma abordagem histórica para o ensino de Termodinâmica: Sadi Carnot e o estudo da máquina térmica. Borges, Danielle beatriz de Sousa Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática Universidade Federal do ABC, Santo André / UFABC
A contextualização nos itens de Física do Enem: Possibilidades e limites Yaguti, Ricardo. Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Estadual de Campinas / Campinas - Unicamp
ANO DE DEFESA: 2017
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
História da Física e natureza da ciência em unidades de ensino potencialmente significativas Sobiecziak, Simone Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - UFSC
A velocidade da luz: explorando aspectos da natureza da ciência em uma proposta de ensino' Laporte, Rafael Sobrinho. Mestrado em FÍSICA Universidade de São Paulo/São Carlos/IFSC
História da ciência, religião e interculturalidade no ensino de física. Por que não?' Leal, Karel Pontes Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
O discurso argumentativo na aula de ciências: elementos para seu desenvolvimento Silva, Fransueli Bahr da Mestrado em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - UFSC
Concepções alternativas sobre a natureza da ciência no contexto da formação inicial de professores de física do IFCE Cavalcante, Christian Gama Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Fortaleza- IFCE
O ensino da gravitação universal de newton através da história da ciência e da argumentação: desenvolvimento e análise de uma sequência didática Santos, Josebel Maia dos Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências Universidade Federal da Bahia, Salvador -UFBA
A História e Filosofia da Ciência e suas contribuições em uma sequência didática sobre eletromagnetismo na formação de engenheiros Fonseca, Fernanda Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná, Curitiba - UFPR
A relação força-movimento em um contexto histórico e sob a análise do PNLD Silva, Bruna Kariny da. Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática Universidade Estadual de Maringá, Maringá
Utilizando a História e a Natureza da Ciência por meio de uma atividade colaborativa como mecanismo motivador de aprendizagem Wommer, Fernanda Gabriela Bitencourt Mestrado em Educação em Ciências Química da vida e saúde Universidade Federal de Santa Maria, Porto Alegre-( UFSM - FURG)
Problematizando o papel da ciência na sociedade: uma abordagem histórico-filosófica no ensino de física' Bomfim, Julliana Miguel. Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação Educação tecn. Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro - CEFET/RJ
História e filosofia da ciência: evolução das pesquisas em ensino de ciências e análise da perspectiva docente sobre essa abordagem Carvalho, Lais de Jesus. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Fundação Universidade Federal de Sergipe
Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio Santos, Ana Cacia Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão
ANO DE DEFESA: 2018
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da História da Ciência no Ensino da queda dos corpos Selingardi, Gabriela Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática Universidade Estadual de Maringá / Maringá
Posturas epistemológicas de Mario Schenberg e o processo de institucionalização da Física no Brasil (1934-1944): relações entre concepção de ciência e contexto científico Coelho, Alexander Brilhante Mestrado em ensino de ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE - USP
A compreensão da natureza da ciência a partir do estudo de radioatividade: contribuições de uma sequência de ensino-aprendizagem' Rocha, Jennyfer Alves Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão
A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física Soares, Cintia Mendonca. Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática Universidade Federal do ABC, Santo André / UFABC
Fonte: Autores (2019)

Em relação às regiões brasileiras e as instituições de Ensino em que se desenvolvem as pesquisas sobre a H.C no PEA de Física, perpassam temáticas relacionadas também à natureza da Ciência, que para alguns pesquisadores, estão intrinsicamente ligados, pois apresentam argumentos fortes de que é necessário o conhecimento sobre a História da Ciência para que se possa compreender sua natureza. Desse modo, encontramos 20 instituições de Ensino - IES que tem programa de Pós-graduação em que seus pesquisadores têm desenvolvido pesquisas nesse seguimento, conforme pode ser observado no gráfico a seguir. Ele contém a distribuição por IES das pesquisas no decorrer dos últimos dez anos.

História da Ciência /Ensino-Aprendizagem de Física /Dissertações- distribuição
por Instituição de Ensino - IES
Gráfico2
História da Ciência /Ensino-Aprendizagem de Física /Dissertações- distribuição por Instituição de Ensino - IES
Fonte: Autores (2018)

Diante desse quantitativo, verificamos que das 20 IES, a USP, Universidade de São Paulo e o CEFET, o Centro de Educação Técnica do Rio de Janeiro se destacaram em realização de pesquisas de Mestrado sobre H.C no PEA de Física.

Encontramos também 16 Teses de Doutorado, sendo que em 2009 não encontramos nenhuma Tese no Catálogo de Teses e Dissertações. Tudo isso organizamos na tabela 2, no que se refere às Teses encontradas na plataforma por Título, autor, nome do programa e instituição de Ensino. Ei-la.

Tabela 2
Teses encontradas sobre a H.C no PEA de Física de 2009 a 2018
Teses de Doutorado Sobre a H.C no PEA de Física
ANO DE DEFESA: 2010
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
Transposição Didática Do Modelo De Huygens: Uma Proposta Para A Física Escolar Melo, Ana Carolina Staub de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis -PPGECT/UFSC
Formação de professores na área de ciências da natureza - análise de uma prática reflexiva no estágio supervisionado Borges, Juliane Cristina Fabre. Doutorado em Educação para a Ciência Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Bauru
ANO DE DEFESA: 2011
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
História da Ciência em um Curso de Licenciatura em Física: A Gravitação Newtoniana e a Gravitação Einsteniana como Exemplares Daniel, Gilmar Praxedes. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina / Florianópolis
ANO DE DEFESA: 2012
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência Moura, Breno Arsioli. Doutorado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo/ Instituto de Física da Universidade de São Paulo
ANO DE DEFESA: 2013
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
Ensino e aprendizagem da termodinâmica: questões didáticas e contribuições da História da Ciência Silva, Djalma Nunes da Doutorado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo/ Instituto de Física da Universidade de São Paulo
ANO DE DEFESA: 2014
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
A formação inicial de professores e a cultura científica na educação básica: problematizando a prática docente na interface das disciplinas estágio supervisionado e história da Física Portela, Sebastiao Ivaldo Carneiro. Doutorado em Educação para a Ciência Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Bauru
Experimento de Ørsted: subsídios para uma abordagem histórica do assunto no ensino médio Gardelli, Daniel Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática Universidade Estadual de Maringá/ Maringá
ANO DE DEFESA: 2015
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
Concepções sobre a Natureza da Ciência: a trajetória de estudantes da disciplina Evolução dos Conceitos da Física ministrada na Universidade Federal de Santa Catarina - UFS Pena, Fabio Luis Alves Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências Universidade Federal da Bahia / Salvador
ANO DE DEFESA: 2016
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
A História da Ciência nacional na formação e na prática de professores de Física Schmiedecke, Winston Gomes Doutorado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia) Universidade de São Paulo / Instituto de Física da Universidade de São Paulo
O Ensino da Natureza da Ciência na Escola por meio de um Material Didático sobre a Gravitação Arthury, Luiz Henrique Martins. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - UFSC
A natureza da ciência na formação inicial de professores de Física: contribuições do teatro científico-experimental recife Melo, Enery Gislayne de Sousa. Doutorado em Ensino das Ciências Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Recife
ANO DE DEFESA: 2017
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
História e filosofia da ciência na formação inicial de professores de Física: contrastes, impressões e vivências a respeito do conceito de ciência Gução, maria fernanda bianco. Doutorado em Educação para a Ciência Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Bauru
Uma Abordagem Histórico-Epistemológica para a Aprendizagem Potencialmente Significativa de Termodinâmica Química no Ensino Superior Filho, Walter Aníbal Rammazzina. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Instituição de ensino: Universidade Estadual de Londrina, Londrina
História da ciência na educação científica: uma abordagem epistemológica de Paul Feyerabend procurando promover a aprendizagem significativa crítica Damasio, Felipe Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina / Florianópolis - UFSC
ANO DE DEFESA: 2018
Título da pesquisa Autor Nome do programa IES/UF
História da ciência no ensino de Física: um estudo do discurso de professores egressos de um mestrado profissional Monteiro, Abigail Vital de Goes Doutorado em Ciência Tecnologia e Educação Centro Federal de Educação tecn. Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro - CEFET/RJ
Gravitação Também é Cultura no Ensino Médio?' Amaral, Elisabete Aparecida do Doutorado em ensino de ciências (modalidades física, química e biologia) Universidade de São Paulo/ São Paulo
Fonte: Autores (2019)

Conforme esse mapeamento do estado do conhecimento Científico sobre a História da Ciência no Processo de Ensino Aprendizagem da Física, verificamos que muitos estudos vêm sendo realizado e que comprovam a importância do uso da História da Ciência nas aulas de Física. Nisso, encontramos 66 Dissertações e 16 Teses de estudos desenvolvidos no Brasil.

Diante disso, esse Estado do Conhecimento nos permite dizer que não é recente argumentos que evidenciam que a História da Ciência , HC, contribui para a compreensão das Ciências. E que através do uso da história da Ciência na sala de aula é possível contribuir em vários aspectos diante das considerações sobre a importância dela nas pesquisas. Citamos alguns Focos Temáticos da H.C nas literaturas, tais como para a Formação de conceito científico: Veira (2014); Bueno (2009); Pereira (2009); Rodrigues (2012), de acordo com esses autores com a utilização da H.C há uma aproximação com a formação de Conceitos sobre a Física, proporcionando uma aprendizagem mais satisfatória da Ciência.

Na Educação científica, Lopes (2013). Para este autor é possível educar cientificamente os alunos pelo uso da H.C nas aulas. Para utilização da sequência didática, Santos (2017); Rocha (2018); Amorim (2012); Fonseca (2017). Para esses autores, planejar as aulas com a utilização da H.C traz melhores resultados do que a utilização somente dos princípios matemáticos dessa ciência. Na Formação inicial e continuada de professores, Biscaino (2012); Tiago (2012); Schirmer (2012); Schimiedecke (2016); Soares (2016); Gução (2017);Borges (2010); Ortiz (2014); Selingard (2018); Cavalcante (2017). Eles demonstram que é possível trabalhar tanto a formação em inicial (alunos de licenciatura) sobre a epistemologia da ciência, quanto para sua atuação na sala de aula através da H.C. Contribui para Aprendizagem Significativa, Meneses (2009); Salviski (2014); Boss (2009); Sobiecziak (2017). Esses autores afirmam que é possível estimular os alunos através da H.C e criar subsunçores, e assim atingir uma aprendizagem significativa. E para a Cultura Científica, Portela (2014). Este afirma que após a utilização da H.C é possível trabalhar a cultura científica dos alunos, contribuindo para uma formação mais integradora da ciência. A metodologia adotada para esse tipo de pesquisa, de acordo com os resultados que encontramos, são em grande maioria pesquisas qualitativas e buscam estudar o fenômeno na sala de aula dos níveis médio, fundamental e superior. Todavia, os resultados dessas pesquisas apontam e apoiam a importância da H. C no processo de Ensino-Aprendizagem da Física na sala de aula.

3.1. Trabalhos selecionados para a leitura

No que tange a dissertação sobre a História da Ciência no processo de ensino-aprendizagem da Física, com enfoque na formação integral do aluno e o que nos propomos a pesquisar, não encontramos nenhum trabalho com essa temática. Nesse sentido, selecionamos para leitura os textos devido a aproximação com o fenômeno de estudo (História da Ciência) e o Nível de Ensino a ser pesquisado que é o Ensino Médio, selecionamos 4 dissertações e 2 Teses de Doutorado para um aprofundamento da leitura sobre a epistemologia e teóricos adotados e o que dizem os trabalhos sobre a H.C, Conforme descritos a seguir:

A dissertação de Meneses (2009) intitulada História da Física aliada às tecnologias de informação e comunicação: Organizador prévio como uma estratégia facilitadora da aprendizagem significativa de Física na educação básica traz bastante significado à pesquisa nossa, pois foi desenvolvida no Ensino Médio na cidade de Manaus, que apesar de ser de um mestrado profissional, foi um estudo que apresentou algumas hipóteses interessantes, como por exemplo, o uso da História da Física, o papel dos cientistas, totalmente esquecido pelos professores. Além disso, revela que os professores não utilizam a História das Ciências em suas aulas de uma maneira cativante e que motivem os estudantes a quererem conhecer mais sobre essa Ciência, a Física. Os estudantes se justificam dizendo que têm dificuldade por falta de uma significação e validade do Ensino de Física em seu cotidiano (Princípio Utilitarista da Ciência); Os conteúdos da componente curricular de Física não são contextualizados adequadamente, tornando-se difíceis. Desse modo, buscou-se verificar através de uma enquete realizada com 25 professores respostas para este estudo. E como o produto desses estudos apresenta uma estratégia facilitadora no processo ensino-aprendizagem através da utilização da História da Física e das TIC, enquanto uma proposta metodológica que desperte o interesse dos estudantes no Ensino de Física embasada em David Ausubel.

Na dissertação de Monteiro (2013). A história da Ciência no Ensino obstáculos enfrentados por professores na elaboração e aplicação de materiais didático, Mostra a H.C como um caminho favorável para a educação científica, baseada em Zanec ( 1989), Solomon et al (1992), Gil Perez (1993), Matheus (1994) Hodson (2009), Forato et al (2011). Aponta a utilização da H.C como uma estratégia didática que facilita a compreensão dos conteúdos escolares, enfatiza a transposição didática e a sua importância no cotidiano dos professores, da seleção dos conteúdos e da necessidade de tomar decisões metodológicas que rompem o ensino tradicional aos professores que desejam utilizar a H.C como eixo condutor para o ensino de Física. Diante de um estudo das dissertações sobre a H.C, apresentamos neste trabalho alguns obstáculos na avaliação dos produtos educacionais.

Um deles está na dissertação Uma proposta para o ensino de Física centrada na História da Ciência e epistemologia de Bachelard, de Dutra (2015). Mostra que a História da Ciência (HC) pode servir como um referencial norteador e facilitador para o ensino e a aprendizagem da Física escolar. A linha pedagógica adotada foca na construção conceitual do fenômeno. Apresenta-se como uma alternativa a um ensino de Física fundamentado na exposição de conceitos prontos e atividade puramente matemática. O embasamento teórico dessa pesquisa foi na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel (2003), Moreira (2006) e na Epistemologia de Gaston Bachelard, principalmente na obra deste último, ou seja, em: A Formação do Espírito Científico (1996) e Filosofia do Não (1991).

Por sua vez, a dissertação A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de Física, de Rocha (2018), busca estudar a história da Física como um elemento que influencia a aprendizagem de conceitos científicos com base nas rupturas da ciência e revolução científica de Tomas Kuhn, pesquisa esta desenvolvida no 1º ano do Ensino Médio, através de um questionário inicial aplicado com os alunos e após três aulas elaboradas sobre a H.C. Um questionários final mostrou a importância da H.C na aprendizagem da Física.

A dissertação orientada por Freire Júnior intitulada Segunda Lei da Termodinâmica: os caminhos percorridos por William Thomson, de Nóbrega (2009), buscou além de mostrar como foram desenvolvidos os estudos sobre a termodinâmica, o valor social da construção da ciência, sistematizando as ideias dos cientistas como Carnot, Joule, Planck e elevando a importância do cientista para a formação do conhecimento científico. Tudo isso visando contribuir à história da Ciência.

Na Tese de Amaral (2018), Gravitação Também é Cultura no Ensino Médio?, buscou-se apresentar uma proposta didática que privilegie os elementos culturais da Física a partir de uma abordagem histórico-epistemológica no ensino médio. A expectativa nutrida é que com essa abordagem se possa contribuir para alterar um quadro que, em geral, mostra uma Física regada de formalismo matemático.

Para a realização desse estudo foi produzido um material didático utilizando-o como referência básica às notas de aula, elaboradas pelo professor João Zanetic para a disciplina Gravitação, ministrada no curso de Licenciatura em Física do IFUSP. O programa desenvolvido no material histórico-científico tratou da construção do paradigma aristotélico e do advento da proposta copernicana que competiu até chegar à teoria gravitacional de Newton, herdeira do desafio copernicano.

Na aplicação realizada com estudantes de uma escola técnica estadual investigou-se o material histórico-científico, viabilizando para os estudantes uma compreensão de que o conhecimento é historicamente construído, procurando desmistificar a visão de uma ciência pronta, neutra e realizada apenas por grandes gênios. Na análise de dados, concluiu-se que uma parcela dos estudantes considerou significativa a contribuição da história da ciência para concretizar essa dimensão formativa e cultural da Física no ensino médio.

Por conseguinte, a tese de Portela (2014) intitulada A formação inicial de professores e a cultura científica na educação básica: problematizando a prática docente na interface das disciplinas estágio supervisionado e história da Física, busca evidenciar a importância da História da Ciência na Formação inicial de professores de Física na disciplina de História da Física, no estágio supervisionado e desenvolvido nas escolas públicas do Ensino Médio.

Enfatiza que no caso da Física há uma supervalorização dos conteúdos tradicionais e das manipulações matemáticas que, descontextualizados e dogmatizados, têm gerado o estranhamento afastado dos alunos, que, impossibilitados de compreensão, acabam por aceitar todos os tipos de manipulação rotuladas de científicas, as quais são reforçadas pela ideia da ciência como verdade absoluta, não ideológica, construída linearmente sem erros e comprovada a partir de uma base empírica.

Dessa forma, ficam relegados a um plano secundário os elementos que ajudam a compreender a construção e a consolidação desses produtos na cultura geral, embasado em Carvalho e Vogt (2005) que usa a expressão Cultura Científica para compreensão desses constituintes. E nisso tem a vantagem de englobar tudo isso e conter, ainda, em seu campo de significações, a ideia de que o processo que envolve o desenvolvimento científico é um processo cultural, quer seja ele considerado do ponto de vista de sua produção, quer seja de sua difusão entre pares ou na dinâmica social do ensino e da educação, ou ainda do ponto de vista de sua divulgação na sociedade como um todo para o estabelecimento das relações críticas necessárias entre o cidadão e os valores culturais de seu tempo e de sua história.

3.2. Epistemologia e teóricos usados nos trabalhos

Diante da leitura podemos identificar a epistemologia adotada pelos pesquisadores nas respectivas pesquisas, conforme pode ser visto no gráfico 3, e observamos ainda que um dos trabalhos não apresenta em seu relatório final uma Epistemologia, como visto em Alexandre Koyré (Estudos de História do Pensamento Científico), Gaston Bachelard (A formação do espírito Científico), Thomas Kuhn (Revolução Científica) e David Ausubel (Aprendizagem Significativa). Ainda sobre o gráfico 3, dos trabalhos que se utilizaram mais de um epistemólogo para aporte da pesquisa, como Dutra 2015, percebemos a utilização de Bachelard, Koyré e Kuhn. Nisso, Rocha (2018) fundamenta-se em Kuhn e Koyré e Portela (2018) em Koyré e Piaget.

História da Ciência /Ensino-Aprendizagem de Física
/Dissertações- distribuição 2009 a 2018
Gráfico3
História da Ciência /Ensino-Aprendizagem de Física /Dissertações- distribuição 2009 a 2018
Fonte: Autores (2019)

Quanto aos teóricos adotados para fundamentação das pesquisas selecionadas para a leitura, estão Marco Antônio Moreira sobre a Aprendizagem Significativa de Ausubel, Vogt para a Cultura Científica, Paulo Freire sobre a Pedagogia do Oprimido. Ademais, um trabalho não especificou uma teoria de aprendizagem, mas um aprofundamento dos episódios da termodinâmica na história da Física sem aplicação na sala de aula, conforme mostra o gráfico 4.

 História da Ciência /Ensino-Aprendizagem de Física
/Dissertações- distribuição 2009 a 2018
Gráfico4
História da Ciência /Ensino-Aprendizagem de Física /Dissertações- distribuição 2009 a 2018
Fonte: Autores (2019)

4. CONSIDERAÇÕES

A título de conclusão, neste artigo, nos propomos a fazer um levantamento das pesquisas de mestrado e doutorado sobre a História de Ciência no processo de ensino-aprendizagem da Física, e observamos que há muitas pesquisas nos cursos de Pós-Graduação em diversas regiões do país que buscam esclarecer e estudar o fenômeno nos três níveis de ensino. Nesse contexto, alguns são baseados apenas no conteúdo da Física, como a Mecânica, a Inércia e outros; todos buscando fundamentos epistemológicos da Ciência.

Nessas pesquisas foi possível ainda identificar que grande parte são pesquisas para o ensino (Formação de professores) e para a aprendizagem (cognição dos alunos) separadamente. Sendo assim, não identificamos pesquisas que estudam o processo de Ensino-Aprendizagem, e sim isoladamente. Por outro lado, as pesquisas mostram a História da Ciência como uma abordagem, uma metodologia e estratégia para o Ensino da Física utilizando-a para a aprendizagem dos alunos sobre essa Ciência.

Em suma, tudo isso nos apresentou um grande crescimento deste seguimento ao decorrer do tempo. O que de fato nos intrigou nessa pesquisa é que os autores usam a expressão, abordagem, estratégia e metodologia quanto a utilização da História da Ciência na Física, o que ao nosso ver não deve ser tratada dessa forma, já que faz parte da disciplina e dos conteúdos da Física e não deve ser tratada a parte, e sim como um conteúdo necessário para o aprendizado dos alunos, bem como tratar a ciência como construção humana, contínua e de grande relevância para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos culturais e socias, tonando-os capazes de reconhecer o papel da Ciência para a sociedade através da História da Ciência.

Agradecimentos

Agradecemos a CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa que contribuem financeiramente com bolsas de apoio a pesquisa.

REFERÊNCIAS

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AMORIM, M. A. Efeito fotoelétrico e sua história: recurso didático à luz da epistemologia de Thomas Kuhn. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRRE, Recife, 2012. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 03 mar. de 2019.

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Autor notes

1 Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – PPGEEC- UEA.
2 Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – PPGEEC-UEA.
3 Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – PPGEEC-UEA.
4 Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – PPGEEC-UEA.

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