Editorial

Editorial vol 4; Num 2 (2016)

REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

ISSN-e: 2318-6674

Periodicidade: Frecuencia continua

vol. 4, núm. 2, 2016

revistareamec@gmail.com



Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática -os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalhopublicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

EDITORIAL
Edna Lopes Hardoim e Irene Cristina de Mello Formação inicial e continuada de professores de Educação em ciências e Matemática na região amazônica As investigações, estudos e experiências vividas na formação de professores são importantes para o desenvolvimento e avanços educacionais. As formações iniciais e continuadas constituem-se grandes desafios para as universidades públicas e para as políticas educacionais no Brasil. Muitos outros fatores relacionados às condições de trabalho e carreira são determinantes para o desenvolvimento docente, mas as necessidades de atuação exigidas pelo mundo contemporâneo são elementos altamente complexos a serem garantidos com vistas à qualidade educacional. Considerando o importante papel dos docentes no desenvolvimento da educação básica, torna-se necessário repensar a formação inicial adequada desses profissionais e, sobretudo, o apoio à formação continuada no sentido de manutenção dos mesmos em sala de aula. A Rede Nacional de Formação de Professores foi criada em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos da educação básica do sistema público de educação. Integram essa rede as instituições de ensino superior públicas, federais e estaduais, produzem materiais de orientação para cursos de formação continuada. As áreas de formação atendidas são: Alfabetização e Linguagem, Educação Matemática e Científica, Ensino de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação Física. Ao Ministério da Educação cabe oferecer suporte técnico e financeiro às instituições, bem como coordenar o desenvolvimento do Programa. Os percursos formativos dos professores têm sido os mais diversos em se tratando de temas e metodologias específicas. Ao participar da Rede Nacional de Formação Docente, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve a possibilidade de executar seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), considerando que uma de suas missões é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública de educação básica no estado de Mato Grosso, atendendo ao que preconizam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Nacional de Educação.

SUMÁRIO
Página
EDITORIAL Edna Lopes Hardoim e Irene Cristina de Mello 04
O COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E 06-22
CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFMT
Edna Lopes Hardoim
Carlos Rinaldi
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E FORMAÇÃO DOCENTE 23-32
Candida Soares da Costa
EAD: ESCOLA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE 33-40
Rosina Djunko Miyazaki
Silvana Angélica Gama Gomes
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: 41-56
ENFRENTANDO UM PROBLEMA SECULAR
Cancionila Janzkovski Cardoso
Cecília Fukiko Kamei Kimura
Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
O PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO EM MATO EM GROSSO: SUJEITOS, IDENTIDADE E FORMAÇÃO 57 - 66
Débora Eriléia Pedrotti-Mansilla
Luciane de Almeida Gomes
Thaína Dantas Pereira
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALAS MULTIS DE MATO 67 - 79
GROSSO
Dejacy de Arruda Abreu
Nilza Cristina Gomes de Araújo
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ECONOMIA SOLIDÁRIA 80 - 93
Delarim Martins Gomes
Maria Urbana da Silva
POLÍTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Filomena Maria de Arruda Monteiro Rute Cristina Domingos da Palma Sandra Pavoeiro Tavares Carvalho 94 – 106
FORMAÇÃO CONTINUADA (LATO SENSU) DE PROFESSORES-GESTORES ESCOLARES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIAL. Silas Borges Monteiro Polyana Olini 107 - 119
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE EM FOCO Marcel Thiago Damasceno Ribeiro Irene Cristina de Mello Mariuce Campos de Moraes Elane Chaveiro Soares 120 - 131
Expediente 132

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