Editorial

EDITORIAL DO VOLUME 3, Nº. 1

REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

ISSN-e: 2318-6674

Periodicidade: Frecuencia continua

vol. 3, núm. 1, 2015

revistareamec@gmail.com



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EDITORIAL
Josefina Barrera KalhilDiferentes visões do ensino de Ciências e Matemática A Revista REAMEC é vinculada ao Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM que se destina à formação de pesquisadores na área, oferecido por uma Associação em Rede (AR) com 26 Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira, intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Este Programa de Doutorado é desenvolvido simultaneamente em três Polos Acadêmicos, a saber o da Universidade Estadual do Amazonas – UEA, o da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT e o da Universidade Federal do Pará – UFPA. O número que ora se apresenta pretende mostrar como a Ciência está presente no dia a dia, este é mais um espaço para divulgar os resultados de pesquisas científicas e, conseqüentemente, seus frutos. A diversidade e o caráter vivo que marcam os textos aqui apresentados, são os traços marcantes da política de pós graduação das universidades brasileiras e de outros contextos latino americanos. Os textos publicados nesta edição evidenciam a construção de vários pesquisadores, na qual o eixo do progresso científico cruza com os das necessidades sociais, evidenciando que o Ensino de Ciências é também uma ação interpessoal, intencional e flexível, conectada ao seu contexto social mais amplo. Alguns dos artigos que se apresentam são resultados das disciplinas obrigatórias do programa REAMEC, com destaque nos doutorandos do pólo Amazonas. Esperamos que essa publicação auxilie aos leitores na formação do pensar reflexivo e fomente a sustentação do discurso científico no âmbito acadêmico e fora dele, no momento em que a Ciência ilumina o dia a dia do trabalho na Educação.

SUMÁRIO
Página
EDITORIAL Josefina Barrera Kalhil 04
UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE PODEM SUSTENTAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS Wender Antônio da Silva Josefina Barrera Kalhil Yuri Expósito Nicot 05-24
2. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE REVELAM AS MATRIZES CURRICULARES Edlauva Oliveira dos Santos Josefina Barrera Kalhil Evandro Ghedin 25-41
3. AULAS PRÁTICAS DE BOTÁNICA NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO, ANGOLA Ainel González Robledo Pedro Capitango Lenia Robledo Ortega 42-51
4. EJEMPLIFICACIÓN DE UNA ESTRATEGIA METODOLÓGICA PARA CONTRIBUIR AL DESARROLLO DE COMPETENCIAS EN LA ASIGNATURA DEL CÁLCULO DE VARIAS VARIABLES Juan Carlos Ruiz Mendoza Laura Josefina Martínez Flores 52-70
5. CARACTERIZAÇÃO SÓCIO GEOGRÁFICA DOS ÍNDIOS MAMAINDÊ CABIXI: A EMERGÊNCIA DOS SABERES A PARTIR DA SUA PRÁTICA SOCIAL Cristiane da Silva Edilberto F Syryczyk Erasmo Borges de Souza Filho Evanil de Almeida Cardoso Nerio Aparecido Cardoso 71-86
6. A METODOLOGIA ATIVA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Eduardo Segura Josefina Barrera Kalhil 87-98
7. PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS PELA PASTORAL DA SAÚDE DE CACOAL – RO 99-114
Edslei Rodrigues de Almeida Lilian de Sena Marino Celso Costa Santos Júnior Germano Guarim Neto
8. LIMITAÇÕES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES DA REDEPUBLICA ESTADUAL DE COLORADO DO OESTE NO USO DA METODOLOGIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA Cristiane da Silva Odair Antonio Barbizan Edilberto F. Syryczyk 115-126
9. O QUE É CIÊNCIA NA CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE DOIS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFMT Nerio Aparecido Cardoso Eberson Paulo Trevisan Marcia Rosa Uliana 127-143
Expediente 144

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