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EDITORIAL
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Wagner Rodrigues Valente
A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES EM
PERSPECTIVA HISTÓRICO-COMPARATIVA
A Revista REAMEC é
vinculada ao Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM que se destina à formação de pesquisadores
na área, oferecido por uma Associação
em Rede (AR) com 26 Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal
Brasileira, intitulada Rede
Amazônica de Educação
em Ciências e Matemática REAMEC.
Este Programa de Doutorado
é desenvolvido simultaneamente em três Polos Acadêmicos, a saber o da Universidade Estadual do Amazonas –
UEA, o da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT e o da Universidade
Federal do Pará – UFPA.
São
muito raros os estudos relativos à história da educação matemática que abordam
os primeiros anos escolares. Uma
hipótese plausível para explicar tal diminuta quantidade desses trabalhos liga-se ao fato de que o tema
não atrai historiadores ou historiadores da educação por levar em consideração saberes que não
são do domínio desses pesquisadores. De outra parte, aqueles que têm a matemática como sua formação graduada
parecem não ter interesse em tratar de conteúdos considerados tão
elementares da matemática...
Em
razão de uma feliz combinação de fatores, tem sido possível ao GHEMAT – Grupo
de Pesquisa de História da Educação
Matemática desenvolver projetos coletivos de pesquisa que tratam do percurso da educação
matemática ao longo do tempo, nos primeiros anos escolares. O Grupo
congrega equipes presentes em 15
estados brasileiros, em diferentes universidades.
Os
textos reunidos neste Dossiê apresentam resultados do desenvolvimento desses
projetos coletivos. Abordam,
sobretudo, a presença dos saberes elementares matemáticos na formação de professores para os primeiros anos escolares
e, ainda, discutem as transformações sofridas pelos ensinos de cálculo, aritmética, desenho e geometria no curso
primário, em diferentes locais do Brasil.
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SUMÁRIO
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Página
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EDITORIAL
Wagner Rodrigues Valente
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1. A GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DE NORMALISTAS EM TEMPOS DE
ESCOLA NOVA: APROPRIAÇÕES MINEIRAS NA DÉCADA DE 1930
Maria Cristina Araújo
de Oliveira
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04-14
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2. A MATEMÁTICA DO ENSINO
PRIMÁRIO NA ESCOLA NORMAL DE NATAL (BRASIL):
ALGUNS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA
Iran Abreu Mendes
Márcia Maria Alves de Assis
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15-34
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3.
O
ENSINO DE ARITMÉTICA SEGUNDO
PROFESSORES PRIMÁRIOS PARANAENSES NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Lidiane Gomes dos Santos Felisberto Neuza
Bertoni Pinto
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36-46
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4. UM EXEMPLO
DE ESTUDO HISTÓRICO COMPARATIVO SOBRE A ADOÇÃO
DE LIVROS DIDÁTICOS DE ARITMÉTICA EM SÃO PAULO E EM SANTA CATARINA NO ENSINO PRIMÁRIO: 1890-1930
David Antonio da Costa
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47-59
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5. O ENSINO
DE DESENHO NO INSTITUTO PROFISSIONAL FEMININO ORSINA DA FONSECA: OS LIVROS
DE LUIZ DUMONT.
Jorge Alexandre dos Santos Gaspar Lucia
Maria Aversa Villela
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60-76
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6. QUE ARITMÉTICA ENSINAR NA ESCOLA
PRIMÁRIA BRASILEIRA? A PEDAGOGIA MODERNA
POR LEÔNCIO DE CARVALHO E POR RUI BARBOSA (1879-1883)
Marcus Aldenisson de Oliveira
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77-92
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7. MEDEIROS E ALBUQUERQUE, PAULO
MARANHÃO E ISAÍAS
ALVES: A ARITMÉTICA CIENTÍFICA DA ESCOLA
PRIMÁRIA
Nara Vilma Lima Pinheiro Wagner Rodrigues Valente
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93-114
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8. PROPOSTA PARA O ENSINO
DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA DA MATÉRIA
DE ENSINO CÁLCULO, DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, DÉCADA DE 1930.
Martha Raíssa Iane Santana da Silva
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115-122
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9. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NO EMBATE ENTRE
CATÓLICOS E LIBERAIS
Wellington Pereira das Virgens Maria
Célia Leme da Silva
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123-141
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