Editorial
Editorial
REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
ISSN-e: 2318-6674
Periodicidade: Frecuencia continua
vol. 1, núm. 1, 2013
EDITORIAL |
A Revista REAMEC é vinculada ao Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM que se destina à formação de pesquisadores na área, oferecido por uma Associação em Rede (AR) com 26 Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira, intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Este Programa de Doutorado é desenvolvido simultaneamente em três Polos Acadêmicos, a saber o da Universidade Estadual do Amazonas – UEA, o da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT e o da Universidade Federal do Pará – UFPA. Dentre os objetivos da Rede REAMEC destacamos o de formar docentes pesquisadores, em nível doutoral, na área de Ensino de Ciências e Matemática, tanto em termos teóricos, quanto metodológicos de pesquisa, capazes de uma atuação docente altamente qualificada e de produção de conhecimentos na área no contexto das relações Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente, com especial relevo às questões da Amazônia; constituir NÚCLEOS DE ESTUDOS E PESQUISAS na área, em cada Estado da Região Amazônica e Redes de Pesquisa entre Instituições associadas, de modo a consolidar grupos de pesquisadores aptos a construir conhecimentos na área; e contribuir efetivamente para formação dos formadores de professores, em especial aos docentes que atuam nas Licenciaturas em Química, Física, Biologia e Matemática e docentes que atuam na área em cursos de Pedagogia. Nesse sentido, a criação da Revista REAMEC se caracteriza como um espaço de divulgação de pesquisas desenvolvidas na área de Educação em Ciências e Matemática, possibilitando a circulação das pesquisas e respectivas produções em andamento e/ou concluídas, bem como a articulação e diálogos com outros pesquisadores que não fazem parte da REAMEC e que tem contribuições relevantes para as reflexões sobre essa área em debate.Desejamos a todos uma ótima leitura e pesquisa esperançosos de podermos estar mais uma vez podendo contribuir na construção Científica da Comunidade não somente da Região Amazônica, mas de toda sociedade. |
Gladys Denise Wielewski Editora Chefe – REVISTA REAMEC |
SUMÁRIO | |
Página | |
EDITORIAL Gladys Denise Wielewski | |
1. A dimensão histórica na formação de professores de matemática: implicações no trabalho pedagógico Rosa Oliveira Marins Azevedo Amarildo Menezes Gonzaga | 04-21 |
2. A prática da pesquisa na formação docente: concepções de professores de Licenciatura em Matemática de uma universidade no contexto da Amazônia brasileira Emerson da Silva Ribeiro Jaquelyne M. Ortega Marta Maria Pontin Darsie | 22-43 |
3. Ler, escrever e comunicar em matemática: habilidades requeridas para interpretar e compreender o texto Alan Gonçalves Lacerda Marisa Rosâni Abreu da Silveira | 44-60 |
4. Concepção presente em um livro didático do terceiro ano do ensino médio sobre o recurso da contextualização da matemática Aloisio João Biserra Gladys Denise Wielewski Gresiela Ramos de Carvalho Souza | 61-72 |
5. Pesquisa etnomatemática: métodos e técnicas para uma construção socioetnoculturalista Edilberto F Syryczyk | 73-87 |
6. Educação & tecnologia: reflexões sobre a incorporação de tecnologias móveis na educação Liliane da Silva C. Jacon Ana Carolina Garcia de Oliveira Elizabeth A. L. M. Martines Irene Cristina de Mello | 88-101 |
Normas para submissão | 102 |
Comitê Editorial e Pareceristas | 112 |
Expediente | 113 |