Editorial

Editorial

REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

ISSN-e: 2318-6674

Periodicidade: Frecuencia continua

vol. 1, núm. 1, 2013

revistareamec@gmail.com



Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática -os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

EDITORIAL
A Revista REAMEC é vinculada ao Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM que se destina à formação de pesquisadores na área, oferecido por uma Associação em Rede (AR) com 26 Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira, intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Este Programa de Doutorado é desenvolvido simultaneamente em três Polos Acadêmicos, a saber o da Universidade Estadual do Amazonas – UEA, o da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT e o da Universidade Federal do Pará – UFPA. Dentre os objetivos da Rede REAMEC destacamos o de formar docentes pesquisadores, em nível doutoral, na área de Ensino de Ciências e Matemática, tanto em termos teóricos, quanto metodológicos de pesquisa, capazes de uma atuação docente altamente qualificada e de produção de conhecimentos na área no contexto das relações Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente, com especial relevo às questões da Amazônia; constituir NÚCLEOS DE ESTUDOS E PESQUISAS na área, em cada Estado da Região Amazônica e Redes de Pesquisa entre Instituições associadas, de modo a consolidar grupos de pesquisadores aptos a construir conhecimentos na área; e contribuir efetivamente para formação dos formadores de professores, em especial aos docentes que atuam nas Licenciaturas em Química, Física, Biologia e Matemática e docentes que atuam na área em cursos de Pedagogia. Nesse sentido, a criação da Revista REAMEC se caracteriza como um espaço de divulgação de pesquisas desenvolvidas na área de Educação em Ciências e Matemática, possibilitando a circulação das pesquisas e respectivas produções em andamento e/ou concluídas, bem como a articulação e diálogos com outros pesquisadores que não fazem parte da REAMEC e que tem contribuições relevantes para as reflexões sobre essa área em debate.Desejamos a todos uma ótima leitura e pesquisa esperançosos de podermos estar mais uma vez podendo contribuir na construção Científica da Comunidade não somente da Região Amazônica, mas de toda sociedade.
Gladys Denise Wielewski Editora Chefe – REVISTA REAMEC

SUMÁRIO
Página
EDITORIAL Gladys Denise Wielewski
1. A dimensão histórica na formação de professores de matemática: implicações no trabalho pedagógico Rosa Oliveira Marins Azevedo Amarildo Menezes Gonzaga 04-21
2. A prática da pesquisa na formação docente: concepções de professores de Licenciatura em Matemática de uma universidade no contexto da Amazônia brasileira Emerson da Silva Ribeiro Jaquelyne M. Ortega Marta Maria Pontin Darsie 22-43
3. Ler, escrever e comunicar em matemática: habilidades requeridas para interpretar e compreender o texto Alan Gonçalves Lacerda Marisa Rosâni Abreu da Silveira 44-60
4. Concepção presente em um livro didático do terceiro ano do ensino médio sobre o recurso da contextualização da matemática Aloisio João Biserra Gladys Denise Wielewski Gresiela Ramos de Carvalho Souza 61-72
5. Pesquisa etnomatemática: métodos e técnicas para uma construção socioetnoculturalista Edilberto F Syryczyk 73-87
6. Educação & tecnologia: reflexões sobre a incorporação de tecnologias móveis na educação Liliane da Silva C. Jacon Ana Carolina Garcia de Oliveira Elizabeth A. L. M. Martines Irene Cristina de Mello 88-101
Normas para submissão 102
Comitê Editorial e Pareceristas 112
Expediente 113

Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
HMTL gerado a partir de XML JATS4R