MATEMÁTICAS E ARQUITETURA GUARANI TAMBEOPÉ: UMA INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12263

Palavras-chave:

Educação Básica, Povo Guarani Tampeopé, Mba’eitxa oo Djadjapo (Técnicas de Construções), Programa Etnomatemática, (Re)significação

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática defendida em 2019, desenvolvida com uma turma de Ensino Fundamental, em diálogo com saberes e fazeres da cultura indígena Guarani Tambeopé. Reforçado pela efetivação da Lei nº 11.645/2008 e embasado pelo Programa Etnomatemática, o estudo teve por objetivo principal fomentar a (re)significação da cultura indígena Guarani Tambeopé por meio da inserção de seus saberes e fazeres nas aulas de Matemática. Para tanto, desenvolvemos uma Unidade Didática em uma escola da rede municipal de Vitória – Espírito Santo, abordando, especialmente, uma investigação acerca das mba’eitxa oo djadjapo (técnicas de construções) do povo Guarani Tambeopé e das possibilidades e estratégias mais adequadas à sua incorporação às aulas de Matemática da Educação Básica. Conforme constatamos, os encontros de intervenção na escola não indígena contribuíram para a (re)significação dos conhecimentos dos educandos sobre o povo Guarani Tambeopé e seus saberes/fazeres.

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Biografia do Autor

Ana Paula Moura, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Nova de Colares (SEDU), Serra, Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Professora de Matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Nova de Colares (SEDU), Serra, Espírito Santo, Brasil.

Ligia Arantes Sad , Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo (IFES) – Campus Vitória e do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática do IFES – Campus Vila Velha, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora de Matemática no Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo (IFES) – Campus Vitória e do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática do IFES – Campus Vila Velha, Espírito Santo, Brasil.

Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni , Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora da Coordenadoria de Matemática no Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

MOURA, A. P.; SAD , L. A. .; LORENZONI , C. A. C. de A. . MATEMÁTICAS E ARQUITETURA GUARANI TAMBEOPÉ: UMA INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21044, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12263. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12263. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática