MATEMÁTICAS E ARQUITETURA GUARANI TAMBEOPÉ: UMA INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
10.26571/reamec.v9i2.12263Palavras-chave:
Educação Básica, Povo Guarani Tampeopé, Mba’eitxa oo Djadjapo (Técnicas de Construções), Programa Etnomatemática, (Re)significaçãoResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática defendida em 2019, desenvolvida com uma turma de Ensino Fundamental, em diálogo com saberes e fazeres da cultura indígena Guarani Tambeopé. Reforçado pela efetivação da Lei nº 11.645/2008 e embasado pelo Programa Etnomatemática, o estudo teve por objetivo principal fomentar a (re)significação da cultura indígena Guarani Tambeopé por meio da inserção de seus saberes e fazeres nas aulas de Matemática. Para tanto, desenvolvemos uma Unidade Didática em uma escola da rede municipal de Vitória – Espírito Santo, abordando, especialmente, uma investigação acerca das mba’eitxa oo djadjapo (técnicas de construções) do povo Guarani Tambeopé e das possibilidades e estratégias mais adequadas à sua incorporação às aulas de Matemática da Educação Básica. Conforme constatamos, os encontros de intervenção na escola não indígena contribuíram para a (re)significação dos conhecimentos dos educandos sobre o povo Guarani Tambeopé e seus saberes/fazeres.
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