Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


ESTUDO DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA PELAS TIC
STUDY OF ECOLOGICAL RELATIONSHIPS IN A TEACHING SEQUENCE MEDIATED BY ICT
ESTUDIO DE RELACIONES ECOLÓGICAS EN UNA SECUENCIA DIDÁCTICA MEDIADA POR LAS TIC
REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, vol.. 9, núm. 1, 2021
Universidade Federal de Mato Grosso

Educação em Ciências

REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
ISSN-e: 2318-6674
Periodicidade: Frecuencia continua
vol. 9, núm. 1, 2021

Recepção: 13 Agosto 2020

Aprovação: 29 Janeiro 2021

Publicado: 15 Março 2021

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática -os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalhopublicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever e analisar uma experiência de ensino e aprendizagem, mediada pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na qual desenvolveu-se uma Sequência Didática (SD) acerca da temática das relações ecológicas. Tal experiência foi motivada pelo atual contexto mundial, em que a pandemia da Covid-19 tem contribuído para que professores e estudantes desenvolvam metodologias com a inserção do ensino à distância. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Os instrumentos para a produção e coleta de dados foram questionários com questões abertas e produção textual. Os dados demonstraram que as TIC podem se configurar como ferramentas eficazes para a construção de conhecimentos, já que este processo ocorreu por meio das aulas de vídeo chamadas na plataforma Jitsi Meet e através da interação no WhatsApp. Este estudo contribui, também, para uma reflexão sobre as práticas pedagógicas presentes no contexto escolar.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Sequência Didática (SD), Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Abstract: This article aims to describe and analyze a teaching and learning experience, mediated by the use of Information and Communication Technologies (ICT), in which a Didactic Sequence (SD) was developed on the theme of ecological relations. This experience was motivated by the current global context, in which the Covid-19 pandemic has contributed for teachers and students to develop methodologies with the insertion of distance learning. It is a research with a qualitative and exploratory approach. The instruments for the production and data collection were questionnaires with open questions and textual production. The data demonstrated that ICT can be configured as effective tools for the construction of knowledge, since this process occurred through video classes on the Jitsi Meet platform and through interaction on WhatsApp. This study also contributes to a reflection on the pedagogical practices present in the school context.

Keywords: Teaching and Learning, Didactic Sequence (SD), Information and Comunicacion Technologies (ICT).

Resumen: Este artículo tiene como objetivo describir y analizar una experiencia de enseñanza y aprendizaje, mediada por el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), en la que se desarrolló una Secuencia Didáctica (SD) sobre el tema de las relaciones ecológicas. Esta experiencia fue motivada por el contexto global actual, en el que la pandemia Covid-19 ha contribuido a que docentes y estudiantes desarrollen metodologías con la inserción de la educación a distancia. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo y exploratorio. Los instrumentos para la producción y recolección de datos fueron cuestionarios con preguntas abiertas y producción textual. Los datos demostraron que las TIC pueden configurarse como herramientas efectivas para la construcción de conocimiento, ya que este proceso se dio a través de video clases convocadas en la plataforma Jitsi Meet y mediante la interacción en WhatsApp. Este estudio también contribuye a una reflexión sobre las prácticas pedagógicas presentes en el contexto escolar.

Palabras clave: Enseñanza y aprendizaje, Secuencia didáctica (SD), Tecnologías de la información y la comunicación (TIC).

1. INTRODUÇÃO

Ao longo do tempo, a sociedade contemporânea vem sofrendo inúmeras transformações, dentre elas, destaca-se a revolução tecnológica, uma vez que as tecnologias são indispensáveis para o desenvolvimento do conhecimento científico (CASTELL, 2003). Desse modo, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão se tornando cada vez mais presentes no contexto educacional, já que se tornaram recursos didáticos digitais adotados pelos docentes em suas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para que o estudante se constitua como um ser ativo, autônomo e protagonista na construção do seu conhecimento (SOUZA et al., 2018; CASTRO; CAVALCANTE, 2019).

De acordo com Moreno e Heidelmann (2017), em termos tecnológicos, a sociedade se transformou substancialmente nas últimas décadas. Como consequência dessas mudanças, a sociedade vem sofrendo diversas adaptações, inclusive no campo educacional. Essas tecnologias estão cada vez mais aumentando as possibilidades de estratégias de ensino no cenário educacional, pois estão inteiramente ligadas a produção de estímulos por meio da produção de imagens, vídeos, som; e, de certa forma, colaborando para que a troca de informações ocorra em tempo real, tornando os alunos mais criativos e inovadores (POZO, 2008).

Belloni (2005) descreveu que as TIC são o resultado da fusão de três vertentes técnicas, quais sejam: informática, telecomunicações e mídias eletrônicas. As tecnologias educacionais e o seu uso têm provocado várias discussões direcionadas para os benefícios dessa inclusão no processo de ensino e aprendizagem.

A inserção das TIC nas escolas se configuram como alternativa para motivar professores e alunos, bem como disponibilizar recurso didático pedagógicos para atualizar, qualificar e aperfeiçoar sua prática pedagógica e o processo de ensino aprendizagem (NASCIMENTO et al., 2017). Neste contexto, Silva (2019) descreve que quando o professor conhece e se atualiza perante as tecnologias, o manejo e a aplicação de ferramentas digitais e de comunicação, em sala de aula, são vantajosos e têm benefícios na aprendizagem dos educandos.

Diante da importância e do crescente aumento da utilização das TIC no cenário mundial no qual todos estão imersos, principalmente neste ano de 2020, no qual professores e estudantes estão inserindo as tecnologias no ensino, principalmente em função do isolamento social, o qual é condição de prevenção à disseminação da Covid-19, percebe-se que há uma tendência de que sejam ainda mais desenvolvidas e utilizadas as TIC na educação, bem como nos demais setores da sociedade.

Assim, por compreender a importância das tecnologias no processo de construção de conhecimento, este trabalho partiu da seguinte questão: Quais as contribuições das TIC para o desenvolvimento de uma sequência didática? Logo, tem-se como objetivo descrever e analisar uma experiência com uso das TIC na execução de uma sequência didática (SD), que aborda o tema relações ecológicas. Ressalta-se que esse estudo faz parte das ações do projeto “A experimentação e a ludicidade no ensino de Ciências: o olhar do professor”1, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop-MT.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1. O Ensino com a utilização das TIC

As TIC são ferramentas digitais que podem se tornar didáticas e pedagógicas, visto que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, assim, são alternativas metodológicas que tornam uma aula mais interativa e atraente, o que motiva o educando a se interessar mais para aprender. Entretanto, é preciso ressaltar que as tecnologias por si não garantem a aprendizagem, elas são somente recursos de ensino, que colaboram para a edificação e absorção de conhecimento (COSTA et al., 2019).

Lima e Vicente (2019) destacam que diversos recursos tecnológicos já estão inseridos no contexto educacional, tais como: a Internet, os AVAS (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), o Datashow e as apresentações multimídia, entre outros, de modo que estão auxiliando professores e alunos em suas rotinas educacionais. Além disso, destacam também o uso das redes sociais, como por exemplo, o Facebook, que pode ser uma ótima ferramenta de interação, já que é muito utilizada pelos jovens e permite transmissão em tempo real, por meio de vídeo chamadas, publicações e compartilhamento de informações.

Nesse contexto, a escola precisa estar adepta às novas tecnologias, pois são ferramentas de muito potencial educacional, que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. De acordo Mendes (2015, p. 4-5) o uso das TIC de forma ordenada permite ao aluno “o desenvolvimento do trabalho autônomo, a recolha, seleção e verificação de informações, e o conhecimento de outras culturas através de uma maior abertura ao mundo”. Assim, a escola necessita acompanhar o processo de evolução tecnológica, provocando transformações de paradigmas, que busque as mais diversas formas de ensinar.

Segundo Faria (2019) quando pensamos sobre o suturo da educação é necessário pensarmos em rápidas mudanças, que ocorrem e ocorrerão no desenvolvimento científico e tecnológico, vindo a influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Ainda de acordo com o autor, compreende-se as TIC digitais são a revolução informacional que vem ocorrendo dese a década de 90 e permitem a comunicação. Assim, a educação necessita de adequar à realidade social da presença da internet, por vários meios de acessos e os diversos recuros disponíveis com potencial para promover uma nova metodologia de ensino.

A partir desse entendimento, o professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, precisa acompanhar a evolução tecnológica e adotar diversas estratégias metodológicas que inclua, inclusive, as TIC. Moran (2006) afirma que é essencial ao docente diversificar as formas de ministrar suas aulas, de realizar as atividades e de avaliar, pois mesmo o educando sendo autônomo diante do processo de ensino e aprendizagem, a mediação é realizada pelo professor (SANTOS; SANTOS, 2017). Portanto, o professor agrega a utilização das TIC de forma que acrescente possibilidades em sua prática pedagógica, pois frente a tantas possibilidades, precisa ter domínio para aplicá-las no percurso da construção do conhecimento.

2.2. A Dengue como situação de contextualização para a proposta da SD

Para contextualizar a SD proposta foi abordada a temática da “dengue”, sendo que ela tem sido um problema de saúde pública, especialmente, no Estado de Mato Grosso. Ademais, outro ponto é que o Aedes aegypti, mosquito transmissor, é vetor de outras doenças, como: Zika vírus e Chikunguny (VAREJÃO et al., 2005). Maleck et al. (2017) descrevem que esse mosquito é um vetor adaptado aos hábitos humanos, capaz de se reproduzir em ambientes domésticos que hajam recipientes acumuladores de água, localizados com facilidade nas ruas e nos lixos urbanos. Assim, por ser um tema bastante comum e que está relacionado ao cotidiano dos alunos, a escolha deste tema foi de suma importância para o início da SD.

Para estimular a curiosidade, ampliar o conhecimento e o interesse dos alunos em relação ao tema, foram apresentadas informações referentes aos números de casos e assim, passou-se a discussões tanto acerca da saúde quanto ecologia, no qual se deu mais foco, atendendo, assim, o pressuposto da SD, que aborda as relações ecológicas. As questões norteadoras foram: qual a relação do mosquito com o vírus? E do vírus com o ser humano? É uma relação harmônica ou desarmônica nessas situações? Tem algum meio biológico para fazer o controle da proliferação do mosquito? Deste modo, ocorreu a contextualização do tema abordado, por meio da troca de informações, propiciadas por debates.

De acordo com Pereira et al. (2018), o aprendizado de modo prático, continuado e participativo faz com que alunos e professores aprimorem sua formação e desenvolvam uma experiência significativa. A partir desse entendimento, a abordagem da contextualização demonstra sua importância por propiciar a reflexão sobre formas inovadoras de guiar o processo ensino e aprendizagem, objetivando a melhoria do desempenho do aluno. Assim, o professor precisa compreender a necessidade que o educando possui no sentido de entender o conteúdo dentro de sua realidade, como explicam Bezerra et al. (2017), para que estes alunos venham a ampliar o senso crítico e se apropriar de uma percepção de mundo que os faça desenvolver suas habilidades.

3. METODOLOGIA

Para atender o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório (YIN, 2016), com vistas a efetivar uma aproximação com o assunto abordado e, consequentemente, para que se realizasse uma análise mais fiel das aprendizagens dos sujeitos envolvidos.

A pesquisa bibliográfica, em fontes que discutem a temática, foi de extrema importância para se analisar as concepções que envolvem as TIC. Da mesma forma, a pesquisa de campo permitiu a análise das impressões daqueles que diretamente estiveram envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os alunos. Para tanto, ainda no primeiro semestre de 2020, a SD foi realizada em uma escola pública do município de Nova Ubiratã- MT. Nessa pesquisa utilizou-se como ferramenta de coleta de dados tanto questionários descritivos como o registro de relatos e debates com alunos do terceiro ano do ensino médio. Todas as coletas de dados foram realizadas por meio das TIC, mais especificamente por meio dos aplicativos WhatsApp e Jitsi Meet.

A Escola contatada para o desenvolvimento da proposta da SD, doravante passará a ser identificada por X, é uma das escolas da rede estadual de educação básica, de Mato Grosso (MT). Localiza-se na área urbana e funciona nos três períodos, oferecendo Ensino Ciclado, nos períodos matutino e vespertino, e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período vespertino e noturno, além do Ensino Médio nos três períodos e, atualmente, contempla um total de 634 alunos matriculados, para o ensino nas modalidades mencionadas.

Primeiramente, foi apresentada à direção escolar a proposta da pesquisa, bem como foi solicitada a assinatura do Termo de Esclarecimento Livre e Consentido (TELC) dos alunos que aceitaram participar da proposta. Após obter as informações fornecidas pela secretaria, realizou-se um contato informal com os mesmos via WhatsApp, momento em que foi apresentada a proposta e feito o convite oficial para participarem da referida pesquisa. Esta pesquisa foi realizada em junho de 2020, com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, onde dos 15 alunos matriculados na turma, nove (09) alunos confirmaram interesse em participar da pesquisa. Após isso, foi criado um grupo no WhatsApp e se iniciou as atividades da SD.

A sequência didática (SD) consiste em uma metodologia de ensino que visa a superação da fragmentação do conteúdo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) descrevem que o conhecimento de várias disciplinas pode ser utilizado em conjunto para a resolução de questões concretas, vivenciados pelos educandos, contribuindo para a compreensão de fenômenos e situações sob os diferentes campos de visão, prevalecendo o pensamento crítico e o desenvolvimento da autonomia do aluno (BRASIL, 2000). Nesse contexto, o uso das SD são concebidas como planejamentos de ensino construídos por etapas, que contemplam diversos temas das disciplinas, considerando os aspectos pedagógicos associados ao processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com Meheut e Psillos (2004) a SD pode ser aplicada como uma ferramenta de ensino e aprendizagem e ainda, promover uma discussão com os alunos a respeito de uma problemática socialmente difundida. Deste modo, o aluno é instigado a buscar argumentos fundamentados em conteúdos técnicos, científicos e sociais para a sua resolução.

Nesse caso, especificamente, procurou-se tornar a SD clara e apropriada ao contexto. Para isso, apresenta-se as etapas da sequência didática, conforme exemplificado no Quadro 1.

Quadro 1
Organização da sequência didática sobre relações ecológicas

Fonte: Elaborado pelos autores.

Ressalta-se que tanto os contatos inicias, de constituição do grupo de alunos, como todas as aulas e atividades, foram encaminhadas e realizadas de maneira remota, por meio das ferramentas tecnológicas como: WhatsApp e Jitsi Meet. Foram realizadas três aulas por vídeocoferencias através do Jitsi Meet, nas quais os alunos interagiram e discutiram sobre o tema abordado. No grupo criado no WhatsApp, foram diponibilizado links de vídeos e documentario sobre a temática, relações ecológicas, para que os estudantes assistissem e em um moneto posterior o assunto fosse debatido no grupo de WhatsApp e/ou na vídeocoferencia. Na quarta aula da sequência didática, os alunos leram charges, assistiram vídeos encaminhados pelo WhatsApp, e finalizaram com a construção de um texto. Durante esse percurso metodológico foi possível perceber, por meio das atividades realizadas, a construção do conhecimento a cada aula realizada.

4. ANÁLISES E RESULTADOS

Para atender ao objetivo proposto, foram aplicados três questionários para as coletas de dados, a saber: um prévio, com a finalidade de conhecer as visões e opiniões dos alunos sobre a Ciência; um segundo, que consistiu na elaboração de um texto, a fim de avaliar o conhecimento apropriado pelos alunos com a realização da SD e, um último, pós atividade, com intuito de verificar a efetividade das TIC para o processo de ensino aprendizagem e a construção de conhecimento conceitual sobre as relações ecológicas estudadas. A seguir estão descritos os dados obtidos por meio desses questionários.

4.1. Apresentação dos dados do questionário prévio

O questionário prévio foi enviado logo após o primeiro contato com os estudantes. Assim que foi encaminhado, estabeleceu-se o prazo de dois dias para que o devolvessem respondido. Os dados obtidos estão descritos no Quadro 2.

Quadro 2
Questionário prévio aplicado aos alunos

Fonte: Elaborado pelos autores.

Após a análise dos dados obtidos nesse item, percebeu-se que os alunos, previamente, já compreendiam a importância da Ciência em seu dia a dia, principalmente como aplicação técnica, médica e alimentícia. Isso se deve ao fato de serem áreas que estão em constante contato, como por exemplo, ao usar o celular, tomar medicamentos e preparar alimentos.

Ainda nessas respostas, constatou-se que a escola os ajuda a compreender a vida e Ciência. Tal fato está inteiramente ligado com a prática pedagógica, pois conforme afirmaram os estudantes, a escola na qual estão inseridos se preocupa em realizar atividades experimentais e/ou lúdicas. Essas atividades contribuem para que haja uma construção constante do conhecimento durante o processo de ensino e aprendizagem e, à medida que a construção desse conhecimento vai se estabelecendo, a percepção de mundo e a forma de compreender os fenômenos em sua volta também se modifica e se amplifica.

Esses resultados vão de encontro a vários artigos que evidenciam a importância do desenvolvimento de atividades lúdicas e experimentais na construção de conceitos durante o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que neste processo o aluno é um agente ativo e investigativo e, deste modo, conseguem associar o que está sendo estudado com o seu cotidiano, resultando em uma aprendizagem significativa (TEIXEIRA et al., 2017; CRUZ et al., 2014; BONFIM; AMARAL-FILHO, 2018).

Bonfim e Amaral-Filho (2018) afirmam que apesar das atividades experimentais serem realizadas de forma esporádica pelos docentes do Ensino Médio, é comum apontarem importância em desenvolver essas atividades para construção de conceitos por parte dos alunos. Deste modo, quando os alunos conseguem compreender a Ciência a sua volta e as entender as transformações ocorridas na sociedade e em sua vida, significa que a construção dos conceitos ocorreu de maneira satisfatória, fruto de, dentre tanto fatores, uma prática metodológica que envolve atividades lúdicas e experimentais durante o processo de construção do conhecimento.

4.2. Dados referentes a aprendizagem do conteúdo de relações ecológicas

Antes de iniciar a SD foi realizado um levantamento via grupo de WhatsApp, a fim de saber se os alunos já tinham, em algum momento da vida estudantil, estudado sobre o conteúdo das relações ecológicas. Do total, apenas dois alunos afirmaram que já haviam estudado, mas de modo superficial e no Ensino Fundamental. Após isso, desenvolveu-se as atividades descritas no Quadro 1, apresentado anteriormente e como atividade de sondagem do conhecimento adquirido. Foi solicitado para que os alunos elaborassem um texto sobre a importância das relações ecológicas, expondo o que realmente aprenderam após finalizarem todas as atividades da SD. Os resultados obtidos foram descritos no Quadro 3.

Quadro 03
Fragmentos dos textos elaborados pelos alunos

Fonte: elaborado pelos autores.

Constatou-se que os alunos conseguiram se apropriar do conhecimento sobre as relações ecológicas e sua importância para o meio ambiente, e ainda, estabelecer as diferentes formas de relações que existem entre indivíduos. Esses resultados corroboram com Costa e Lorenzetti (2020), que comprovaram a importância da SD para a alfabetização científica dos alunos, isto é, a importância destas para a construção, compreensão e aplicação de conceitos adquiridos na sociedade em vivem.

Deste modo, Viecheneski e Carletto (2017) descrevem que as SD são ótimos caminhos para os professores trabalharem conceitos, utilizando inúmeros recursos, além de propiciar uma motivação aos alunos e o desenvolvimento do raciocínio formal, lógico e dedutivo. Deste modo, mesmo que a SD tenha sido realizada totalmente por meio das TIC, a aprendizagem ocorreu de maneira significativa ao final do processo.

4.3. Apresentação dos dados do questionário pós atividade

Para o fechamento da SD, foi aplicado o questionário “pós” para ser avaliado o processo da DS como um todo e obter a opinião dos alunos sobre a SD. Por meio desse questionário foi possível compreender que, com o uso das TIC para a aplicação de atividades pedagógicas, a aprendizagem pode ocorrer de maneira significativa. Os dados obtidos estão descritos no Quadro 4.

Quadro 4
Questionário desenvolvido após a SD

Fonte: Elaborado pelos autores.

Após a análise dos dados obtidos, ficou claro que os alunos foram capazes de reconhecer o conteúdo central da DS – as relações ecológicas - bem como as estratégias de ensino desenvolvidas. Constatou-se que eles descreveram, de modo geral, que aprenderam sobre as relações ecológicas e sua importância para o equilíbrio no meio ambiente. Tal aprendizagem resultou em nova forma de compreenoder os aspectos biológicos relacionados ao meio ambiente.

Diante dos dados analisados, pode-se afirmar que as TIC, para o desenvolvimento da SD, foram ferramentas bastante úteis, proporcionando valia para o processo de ensino e aprendizagem, mesmo à distância. Isso pode ser afirmado, pois todas as atividades envolveram as tecnologias e, ao final do processo, verificou-se, com base na evolução das atividades desenvoldias pelos educandos, que ocorreu aprendizagem, e mesmo durante o desenvolvimento da SD, nota-se que os alunos interagiram e mostravam-se envolvidos na proposta.

Prado (2001) explica que a presença das TIC na escola tem como finalidade proporcionar subsídios às metodologias de ensino, desenvolvendo outro olhar na construção de conhecimentos, e assim desenvolver novas habilidades como o uso dos recursos tecnológicos, dinamizar o processo ensino aprendizagem e propiciar melhor interação entre a comunidade escolar. A partir desse entendimento, compreende-se que o uso dessas tecnologias implica em adequações no contexto escolar e em novas formas para a efetivação do processo de ensino e aprendizado, se adequando as mais diferentes necessidades de cada aluno, oferecendo uma certa autonomia tanto para os professores quanto para os alunos.

Assim, a dinâmica da visão moderna a respeito da tecnologia, que trata como uma ferramenta ou um meio para o uso humano, configurada na cultura e na sociedade. Essa relação explica a apropriação da tecnologia nas práticas pedagógicas e o interesse dos alunos quando se aplica, uma vez que são ferramentas tecnológicas e estão diretamente ligadas ao cotidiano destes (RIBEIRO et al., 2016).

5. CONSIDERAÇÕES

As TIC estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, o mesmo também tem ocorrido no âmbito escolar, porém, com mais lentidão. Conclui-se que as TIC contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem na SD desenvolvida. Considera-se também, que os professores precisam desenvolver habilidades para inserir as tecnologias e saber manuseá-las, incorporando-as às suas rotinas profissionais. O desafio pode estar em iniciar tal processo pelo planejamento de propostas didáticas que permitam a interação efetiva dessas com as mais variadas ferramentas digitais no processo de construção do conhecimento.

Nesse contexto, após a realização dessa pesquisa, conclui-se que as TIC têm potencial para se constituírem ferramentas de ensino eficazes, desde que haja preparo e planejamento. É possível inferir isso, uma vez que os alunos que participaram das atividades apropriaram-se do conhecimento sobre as relações ecológicas e sua importância para o meio ambiente. Logo, este estudo sugere reflexões acerca da prática docente, por exemplo, o repensar acerca de metodologias de ensino em tempos de pandemia, onde se recomenda o isolamento social e suspensão de aulas presenciais, buscando desenvolver e utilizar as TIC. Por fim, considera-se que essa pesquisa tendo demonstrado mérito no quesito da aprendizagem sobre as relações ecológicas, também mostrou o potencial para inovação nas metodologias de ensino e aprendizagem. Assim, espera-se que a divulgação de tal proposta, neste momento, sirva como incentivo aos demais leitores e colegas da área.

REFERÊNCIAS

BEZERRA, C. P.; GOMES, W. P. B.; MEIRELES, K. D.; SOUZA, C. C.; SEIBERT, C.S. Fungos: um modelo didático para o ensino de ciências. Interface, n. 14, p. 79-89, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/4773. Acesso em: 5 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM). Brasília, 2000. Disponível em: https://tinyurl.com/ya78q4aq. Acesso em: 6 jun. 2020.

BONFIM. C. S.; AMARAL-FILHO, J. J. Explorando atividades lúdicas, experimentos e modelagem: solução para o ensino e aprendizagem de soluções? Ludus Scientiae, V.2, N.2, p.57-70, 2018. Disponível em: https://ojs.unila.edu.br/relus/article/view/1500/1539. DOI: https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1500. Acesso em: 5 jun. 2020.

BELLONI, M. L. O que é mídia educação 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

CASTELLS. M. Sociedade em Rede. Tradução: Roneide Venâncio Majer, 6° Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

CASTRO, T. O.; CAVALCANTE, K. L. Importância do uso das tecnologias de comunicação e informação no ensino da Biologia. Revista Semiárido de Visu, v.7, n.1, p. 88-12, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsertaope.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/484. DOI: https://dx.doi.org./:00.0000/0000-0000.2018x0y0z0. Acesso em: 7 jun. 2020.

COSTA, E.M; LORENZETTI, l. A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. RBECM, v. 3, n. 1, p. 11- 47, 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10006/114115258. DOI: https://doi.org/10.5335. Acesso em: 5 jun. 2020.

COSTA, J.D.; SANTOS, W. L.; SILVA, J. S.; ALVES, M. M. Tecnolgias e educação: o uso das TIC como ferramentas essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Braz. J. of Develop, v. 5, n. 11, p. 25034-25042, 2019. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/4627/4578. DOI:10.34117/bjdv5n11-177. Acesso em: 8 jun. 2020.

CRUZ, A. A. C.; RIBEIRO, V. G. P.; LONGHINOTTI, E.; MAZZETTO, S. E. A Ciência Forense no Ensino de Química por Meio da Experimentação Investigativa e Lúdica. Química nova escola, v. 38, n. 2, p. 167- 172, 2014. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_2/11-RSA-53-14.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20160022. Acesso em: 8 jun. 2020.

FARIA, R. C. B.; Experimentação remota como suporte no ensino e aprendizagem de ciências e biologia. 2019. 178f. Tese (Doutorado da Universidade Estadual de Campinas) – Instituto de Física Gleb Wataghin) – Campinas, São Paulo.

LIMA, J. S. B.; VICENTE, K. B. AS Vantagens do uso das tics como apoio complementar da metodologia do docente no ambiente acadêmico. Revista Multidebates, v.3, n.1.2019.

MALECK, M. et al. Educação Antidengue: Um Relato de Experiência. Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 74-83, 2017.

MÉHEUT, M.; PSILLOS, D. Teaching-learning sequences: aims and tools for science education research. International Journal of Science Education, v. 26, n. 5, p. 515-535, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09500690310001614762. Acesso em: 8 out. 2018.

MENDES, E. R. Importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Benguela, 2015.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.l; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas, SP: Papirus. 2006. p.11-66.

MORENO, E. L.; H. S. P. Recursos instrucionais inovadores para o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, p. 12-18, 2017. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/04-EQM-17-16.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160055. Acesso em: 5 mai. 2020.

NASCIMENTO, A.M.R.; GASQUE, K.C.G.D. Novas tecnologias, a busca e o uso de informação no ensino médio. Inform. Soc. Estudos, v.27, n.3, p.205-218, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32992. Doi: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n3.32992. Acesso em: 15 mai. 2020.

PEREIRA, A.S., SHITSUKA, D.M., PEREIRA, F.J. & SHITSUKA, R. (2018). Metodologia da pesquisa cientifica. [e-book] Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisaCientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 03 jun. 2020.

PRADO, M. E. B. B. Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. In: Boletim do Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação /Secretaria de Educação a Distância – Seed, 2001. (Série Tecnologia e Currículo, TV Escola).

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. 296p.

RIBEIRO, G. A. M.; SANTANA, R. C. M.; NOBRE, I. A. M.; SODERMANN, D. V. C.; VIEIRA, L. da S. L. O uso de tecnologias móveis no ensino de ciências: uma experiência sobre o estudo dos ecossistemas costeiros da mata atlântica sul capixaba. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 2234-2244, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.9122. Acesso em: 5 jun. 2020.

SANTOS, W. L. SANTOS, E. F. A docência no Ensino Superior e sua relação tecnológica na EAD. Revista Rios, p.47-58. 2017.

SILVA, C. B. Tecnologias educacionais: inovação e formação de docentes. Temas em Educação e Saúde, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12772. DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12772. Acesso em: 22 jun. 2020.

SOUZA, C. H. M.; CALABAIDE, C; ERNESTO, T. S. Reflexões sobre metodologias ativas x prática docente. Interdisciplinary Scientific Journal, v. 5, n. 4, p. 212-222, 2018. Disponível em: http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/58. DOI: 10. 17115. Acesso em: 10 jun. 2020.

TEIXEIRA, D. M., MACHADO, F. B., SILVA, J. S. O lúdico e o ensino de geociências no Brasil: principais tendências das publicações na área de Ciências da Natureza. Terra e Didática, v. 13, n. 3, p. 286-294, 2017. Disponível em: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/TED/article/view/13194/12785. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i3.8651223. Acesso em: 18 jun. 2020.

VAREJÃO, J. B. M.; SANTOS, C. B. DOS; REZENDE, H. R.; BEVILACQUA, L. C. e FALQUETO, A. Criadouros de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) em bromélias nativas na Cidade de Vitória, ES. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. v. 38, n. 3, p. 238-240, 2005.

VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n.3, p. 525-543, 2013. Disponível: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/112/76. Acesso em: 7 jun. 2020.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

NOTAS

FINANCIAMENTO

Não se aplica.

CONTRIBUIÇÕES DE AUTORIA

Resumo/Abstract/Resumen: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; Patricia Rosinke; Carmen Wobeto

Introdução: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; Patricia Rosinke; Carmen Wobeto

Referencial teórico: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; Patricia Rosinke; Carmen Wobeto

Análise de dados: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; Patricia Rosinke; Carmen Wobeto

Discussão dos resultados: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; Patricia Rosinke; Carmen Wobeto

Conclusão e considerações finais: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; Patricia Rosinke; Carmen Wobeto

Referências: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; Patricia Rosinke; Carmen Wobeto

Revisão do manuscrito: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; Patricia Rosinke; Carmen Wobeto

Aprovação da versão final publicada: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; Patricia Rosinke; Carmen Wobeto

CONFLITOS DE INTERESSE

Os autores declaram não haver nenhum conflito de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmico, político e financeiro referente a este manuscrito.

DISPONIBILIDADE DE DADOS DE PESQUISA

Os dados que suportam os resultados deste estudo poderão ser disponibilizados mediante solicitação plausível, cabendo aos autores determinar a plausibilidade da solicitação, bem como as condições (licença) de acesso e uso.

CONSENTIMENTO DE USO DE IMAGEM

Não se aplica.

APROVAÇÃO DE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

A pesquisa se encontra aprovada junto ao comitê de ética na Universidade Federal de Mato Groso, campus de Sinop (CAAE: 31576320.9.0000.8097 - Parecer no. 4.145.162).

COMO CITAR - ABNT

RESENDE, Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende; ROSINKE, Patrícia; WOBETO, Carmen. Estudo das Relações ecológicas em uma sequência didática mediata pelas TIC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n.1, e21023, janeiro-abril, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.10970.

COMO CITAR - APA

RESENDE, T. R. P. S. R.; ROSINKE, P.; WOBETO, C. 2001. Estudo das Relações ecológicas em uma sequência didática mediata pelas TIC REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 9 (1), e21023. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.10970.

LICENÇA DE USO

Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.

DIREITOS AUTORAIS

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

PUBLISHER

Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publicação no Portal de Periódicos UFMT. As ideias expressadas neste artigo são de responsabilidade de seus autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores ou da referida universidade.

EDITOR

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6404-2232

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5484650266886844

Autor notes

1 Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC. Mestrando profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop-MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Pará 1901, Jardim Santa Helena, Nova Ubiratã-MT, 78888-000.
2 Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso, ICNHS - Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais Sinop/MT, Avenida Alexandre Ferronato, 1200 - CEP 78557-267.
3 Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop/MT, Avenida Alexandre Ferronato, 1200 - CEP 78557-267.

Ligação alternative



Buscar:
Ir a la Página
IR
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor de artigos científicos gerado a partir de XML JATS4R