Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


EDITORIAL DO VOLUME 8, Nº. 1, DA REVISTA REAMEC
REAMEC ? Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, vol. 8, núm. 1, pp. 1-7, 2020
Universidade Federal de Mato Grosso

Editorial

REAMEC ? Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
ISSN-e: 2318-6674
Periodicidade: Frecuencia continua
vol. 8, núm. 1, 2020

Esta Revista utiliza-se da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista REAMEC passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação. Para o artigo ser publicado é condição obrigatória o envio da Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais.

Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

1 APRESENTAÇÃO

A Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) publica o seu volume 8, número 1, que corresponde ao período de janeiro a abril de 2020. A partir desta edição, a política de Capa da Revista, em cada número contará com uma Capa de um estado da Amazônia Legal Brasileira, iniciando com os estados que possuem coordenações de polo do PPGECEM/REAMEC: Mato Grosso, Amazonas, Pará, e posteriormente por ordem alfabética: Acre, Amapá, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Capa deste volume 8, n.1, traz a Cachoeira Véu de Noiva em Chapada de Guimarães no estado de Mato Grosso. Segue-se a edição de três números por ano, e seguindo a modalidade de publicação AheadOf Print (AOP), que consiste em disponibilizar antecipadamente os artigos aprovados e editados, com o objetivo de agilizar a comunicação científica das pesquisas realizadas. Isto é, na medida que o manuscrito é aprovado e revisado pelo(s) autor(es) a editoração é realizada em seguida, e o texto é publicado imediatamente (com o seu respectivo DOI).

A Revista REAMEC publica e divulga pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática (Área 46 da CAPES). Conforme o seu Foco e Escopo a Revista REAMEC aceita, para publicação, artigos científicos inéditos, escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de estudos teóricos e pesquisas que incidam na produção do conhecimento na área de Ensino de Ciências e Matemática. Aceita pesquisas realizadas nas próprias instituições associadas à Rede (mais de 25), bem como nas demais instituições nacionais e internacionais.

2 SOBRE OS ARTIGOS PUBLICADOS NESTE NÚMERO

Para este Editorial, elaboramos, a seguir, uma breve apresentação sobre cada artigo publicado neste número, totalizando 25 (vinte e cinco) manuscritos, oriundos de pesquisas em Educação em Ciências e Matemática, destacando os principais objetivos, uma síntese metodológica e alguns resultados.

O primeiro artigo intitulado ?EXPERIMENTAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS?, dos autores Douglas Freitas de Oliveira, Alzira Silva Moreira, Elane Chaveiro Soares e Carlos Rinaldi, tem como objetivo compreender as concepções e práticas didático-pedagógicas relacionadas à experimentação desenvolvidas por professores da área de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso. Com uma abordagem qualitativa, cujo percurso metodológico consistiu em quatro etapas: exploratória (revisão bibliográfica), elaboração dos instrumentos de pesquisa, aplicação de questionários e entrevistas e análises e conclusões. Como resultado, identificou-se três categorias de experimentação (investigativa, demonstrativa e de verificação) presentes nas práticas pedagógicas dos professores participantes, bem como duas abordagens teóricas de aprendizagem (comportamentalista e construtivista).

O segundo artigo ?O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CENÁRIO BRASILEIRO?, da autora Daniele Cristina de Souza, apresenta análise da visão de Auguste Comte sobre a Educação Científica em sua obra Curso da Filosofia Positiva. Expressa uma rápida discussão sobre a origem da influência do positivismo no Brasil, finalizando com considerações sobre algumas implicações de seu legado à educação brasileira, principalmente quanto ao que se refere às Ciências no currículo escolar, isto, sobretudo, na primeira república.

O terceiro artigo ?FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS USANDO O TEMA DOS VEGETAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL?, dos autores Lindalva Sâmela Jacaúna de Oliveira, Ana Paula Melo Fonseca e Augusto Fachín Terán, objetiva compreender como os conceitos espontâneos contribuem para a formação de conceitos científicos usando o tema dos vegetais. Com a abordagem qualitativa, utilizou-se técnicas de observação participante e roda de conversa. Os resultados evidenciam que os conceitos espontâneos dos estudantes contribuíram para a compreensão dos conceitos científicos apresentados na roda de conversa. Além dos avanços conceituais, o trabalho reflete sobre o uso de estratégias didáticas que podem incentivar os alunos a pensar e analisar o mundo em que vivem, a fim de entender os problemas em seu cotidiano.

O quarto artigo publicado neste número, com o título ?CONTRIBUIÇÕES DA MATEMÁTICA PARA A GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS?, dos autores Rafael Pires Pinheiro e Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, tem como objetivo refletir sobre ações pedagógicas voltadas ao Ensino de Matemática no contexto dos EES, desenvolvendo, com gestores de EES, conceitos matemáticos buscando contribuir com a efetivação da autogestão dos EES do município de Parauapebas/PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cunho exploratório e descritivo, através de grupo focal e oficinas de estudo de conceitos matemáticos. A pesquisa identificou as categorias de análise: falta de formação básica dos gestores; autogestão dos EES de forma intuitiva. Com a realização das oficinas, desenvolveu conceitos matemáticos valorizando os conhecimentos culturais dos gestores e inserindo práticas assertivas para a autogestão.

O quinto artigo publicado em inglês e português, intitulado ?WHY SHOULD WE SPEAK ABOUT A COMPLEMENTARITY OF SENSE AND REFERENCE? ?, ?POR QUE DEVEMOS FALAR DE UMA COMPLEMENTARIDADE DE SENTIDO E REFERÊNCIA??, dos autores Michael Friedrich Otte, Luiz Gonzaga Xavier de Barros, Alexandre Silva Abido, Geslane Figueiredo da Silva Santana e Luciene de Paula, tem como objetivo mostrar que a abordagem da educação matemática elementar deve consistir em ensinar a ler um termo além da sua correspondência entre letras e sons, e também em permitir a compreensão de como um conjunto de habilidades pode ser trabalhado completamente de forma abstrata em relação ao conteúdo, abrangendo a complementaridade de intensão e extensão. A metodologia semiótica foi utilizada como aporte para analisar sobre o que é realmente a matemática.

O sexto artigo ?USO DO MODELO POE (PREVISÃO-OBSERVAÇÃO?EXPLICAÇÃO) APLICANDO AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E MATEMÁTICA EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE?, das autoras Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi e Elzilene Aquino Araújo, tem por objetivo a aplicação dos conteúdos das disciplinas de Química e de Matemática na elaboração de sabão artesanal visando sensibilizar sobre a preservação do meio ambiente. A metodologia didática usou o conceito construtivista POE (previsão-observação?explicação) com intuito de estimular os alunos a expor seus conhecimentos prévios e posteriormente aplicá-los de forma multidisciplinar. Com a utilização do tema transversal sobre o meio ambiente no ensino de Química possibilitou que os discentes compreendessem o uso do conteúdo teórico em um panorama mais abrangente, de forma que ao realizarem os cálculos estequiométricos para a elaboração do sabão artesanal eles conseguiram visualizar as reações de esterificação.

O sétimo artigo deste número ?CONHECIMENTOS E DIFICULDADES MANIFESTADOS POR ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL EM UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ESTATÍSTICA?, dos autores Manoel dos Santos Costa e Anna Regina Lanner de Moura, de natureza qualitativa de cunho interpretativo, apresenta como objetivo analisar os conhecimentos e as dificuldades que alunos do curso de Engenharia Civil manifestaram em relação aos conteúdos básicos de Estatística através de uma avaliação diagnóstica. A pesquisa foi realizada com 30 (trinta) estudantes que cursavam o 5º período do curso em uma universidade particular na cidade de São Luís/MA. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram dificuldades em analisar e interpretar tabelas e gráficos, assim como em calcular as medidas de tendência central, principalmente a mediana. Os resultados da prova podem servir de sustentação para um planejamento coerente às necessidades conceituais dos alunos, o que poderá contribuir para uma aprendizagem mais efetiva desses conceitos estatísticos.

O oitavo artigo intitulado ?ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS COM AUXÍLIO DE UM SIMULADOR DO PHET?, dos autores Murilo Carvalho Feitosa e Otávio Paulino Lavor, apresenta que as ciências exatas e naturais enfrentam diversas dificuldades no ensino de alguns conceitos. Uma área em destaque são os circuitos elétricos que carregam problemas de compreensão da funcionalidade de alguns componentes. Diante disso, este trabalho apresenta uma atividade de circuitos elétricos com auxílio de simulação, com base numa sequência de ensino investigativa. Após a apresentação do conteúdo, é apresentado o simulador kit de construção de circuitos do PhET, mostrando sua funcionalidade e alguns exemplos.

O nono artigo ?OS DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UMA ESCOLA INCLUSIVA?, dos autores Jorge de Menezes Rodrigues e Elielson Ribeiro de Sales, de natureza qualitativa, e realizada durante as aulas de matemática em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental na cidade de Manaus, tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem em matemática, perante as dificuldades encontradas por uma aluna com deficiência visual a partir das práticas metodológicas inseridas por uma professora de matemática. Os resultados obtidos pela pesquisa apontaram algumas situações vivenciadas no processo de inclusão como as dificuldades da educadora ensinar uma pessoa com deficiência visual, além de mostrar algumas barreiras pedagógicas existentes para uma discente cega nas aulas de matemática, além da importância da construção e uso de materiais didáticos de acessibilidade a serem aplicadas nas aulas de matemática direcionados as pessoas com necessidades educacionais especiais.

O décimo artigo publicado neste número ?ENTOMOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS?, dos autores Adriane Gomes de Moura Lima, Hiléia Monteiro Maciel-Cabral e Cirlande Cabral da Silva, objetivou compreender a percepção entomológica que os dos alunos do Ensino Médio apresentam ao estudar essa temática. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e observações, com alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, além de serem realizadas aulas-encontros que abordavam o tema insetos mediante várias modalidades didáticas. Diante dos resultados obtidos, notou-se que os alunos passaram a compreender melhor os insetos e suas funções na natureza, afastando-se assim de conceitos antropocêntricos e passando a encarar estes invertebrados de forma mais ecocêntrica, visando a interação harmônica entre a espécies, especialmente a humana. Percebeu-se que através da metodologia adotada, foi possível ampliar conceitos, integrar saberes e promover uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.

O décimo primeiro artigo intitulado ?MAPA CONCEITUAL POR MEIO DO BRAINSTORMING E CLUSTERING: EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO EM FÍSICA?, dos autores Charles Bruno da Silva Melo e Liane Mahlmann Kipper, apresenta que vivemos em um mundo dinâmico, portanto é necessário que se pense e organize novas estratégias de ensino, pois um dos objetivos da Educação Básica é preparar o estudante para a cidadania. Expressa que a disciplina Prática de Ensino em Física I, trouxe abordagens sobre o processo de ensino-aprendizagem que possibilitam essa reflexão. Foi proposto aos estudantes que pensassem em possíveis respostas para as perguntas: Qual é o principal objetivo do ensino de Física e de Química no Ensino Fundamental? E como fazer para que este objetivo seja atingido? Visando tornar o processo mais significativo, foram organizadas equipes de estudantes que utilizaram o brainstorminge o clustering para a construção de um mapa conceitual para responder as questões. Ao final, os acadêmicos utilizaram o CmapTools para construção do mapa conceitual e apresentaram suas conclusões. Constatou-se que não existe um único objetivo a se buscar, nem uma única forma para que ele seja alcançado, afinal a Educação é um sistema complexo.

O décimo segundo artigo ?REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR?, dos autores Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines e João Marcos de Araújo Paz, tem como objetivo refletir sobre a importância da didática para o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior e sobre a constituição da identidade docente, a partir de uma pesquisa exploratória sobre a evolução da didática e das experiências docentes ao longo de vinte anos por parte de um dos autores. Os autores refletem sobre a importância da didática para a formação permanente dos docentes do ensino superior, entendendo que o problema se mostra relevante, já que o número de docentes deste nível de ensino em todo país vem crescendo com o aumento das instituições de ensino superior (IES) e junto a isso, existe a necessidade da formação destes para atuarem como docentes, visto que a maioria não teve formação didático-pedagógica para esta função.

O décimo terceiro artigo ?CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM SMARTPHONE PARA ENSINO DE BIOLOGIA?, na autoria de Alessandra Torrezan Sanches Dantas e Márcia Teixeira-Oliveira, revelam que os avanços na ciência e tecnologia mudaram consideravelmente a forma com que as pessoas vivem e se relacionam. Assim, se faz necessário incorporar na prática docente, metodologias que atendam esse novo perfil. O smartphone é uma tecnologia que agrega diversos recursos tecnológicos. Desta forma, o trabalho desenvolveu uma sequência didática de ensino, utilizando o smartphone como uma ferramenta metodológica para o ensino da Biologia. Os resultados se mostraram significativos e os ganhos na aprendizagem geral foram o dobro do valor inicial.

O décimo quarto artigo intitulado ?COMO CONTRIBUIR NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO A PARTIR DAS DIFICULDADES CONCEITUAIS DOS ALUNOS??, dos autores Marcel Bruno Pereira Braga e Igor Rodrigues Chicolet da Silva, teve por objetivo responder a partir de um diagnóstico sobre as dificuldades conceituais dos alunos de Ensino Médio e ingressantes universitários. O diagnóstico foi construído a partir das evidências obtidas na administração de um teste conceitual denominado Electricity and Magnetism Concept Assesment (EMCA). Os procedimentos de análise baseiam-se na Teoria Clássica dos Testes (TCT), incluindo Fator de Hake para verificar impactos entre grupos não correspondentes.

O décimo quinto artigo deste número ?TENSÕES NO DISPOSITIVO DA SERIAÇÃO: CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA?, das autoras Mari Teresinha Alminhana Panni e Claudia Glavam Duarte, tem por objetivo identificar e analisar os tensionamentos que a Multisseriação provoca na forma de organização escolar seriada, especificamente no que tange ao currículo de matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola multisseriada localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul e teve como questões centrais: Como a organização da multisseriada proposta pela Escola Estadual de Ensino Fundamental José Martins Correa Filho em Santo Antônio da Patrulha/RS tensiona o Dispositivo da Seriação? O exercício analítico realizado tratou de problematizar as ressonâncias que as tensões ocasionadas pela Multisseriação provocavam no currículo de matemática evidenciando uma prática que acabava por fissurar a hierarquia e linearidade do currículo de matemática desenvolvido na sala de aula.

O décimo sexto artigo ?LINGUAGEM E CONHECIMENTO, TEMA DA FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA INTEGRADA EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGEM?, dos autores José Moysés Alves e Andrela Garibaldi Loureiro Parente, apresenta a pesquisa de um professor sobre sua prática, ao ensinar o tema Linguagem e Conhecimento I, para uma turma de 40 licenciandos, e objetivou produzir novos sentidos sobre o ensino do tema, a partir da narrativa de uma tentativa de aproximar a formação proporcionada com a prática pedagógica desejada na atuação profissional, em uma perspectiva de simetria invertida. Além de discutirem seus conhecimentos prévios e alguns textos, os licenciandos pesquisaram assuntos relacionados ao conteúdo Natureza e Cultura do Marajó, planejaram atividades e elaboraram recursos didáticos para ensiná-lo a alunos dos anos iniciais, preocupando-se com a abordagem comunicativa.

O décimo sétimo artigo intitulado ?AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCUSSÕES SOBRE A CIÊNCIA FRENTE À IDEIA DE PESQUISA COMO ENSINO?, dos autores Mateus de Souza Duarte e Francisca Keila de Freitas Amoedo, tem como objetivo discutir as contribuições das discussões sobre a ciência em Gaston Bachelard para compreender os caminhos do docente frente à ideia de pesquisa como ensino e a figura do professor pesquisador, buscando compreender os caminhos do docente diante da pesquisa, no ato de ensinar. O manuscrito tratado na análise é de cunho qualitativo e bibliográfico, tendo como base Gaston Bachelard (1996; 1978), com o enfoque na construção do espírito científico e superação dos obstáculos epistemológicos.

O décimo oitavo artigo ?APROXIMAÇÃO ENTRE REALIDADE E ?FICÇÃO MATEMÁTICA? DE ISABELLE STENGERS, COM O USO DO GEOGEBRA?, dos autores Nilton Carlos Costa, Railce da Silva de Azevedo e Alcides Castro Amorim Neto, objetivou determinar de que forma softwares como o GeoGebra pode ser uma ferramenta de aproximação entre a realidade e a ?ficção? no Ensino da Matemática. A proposta investigativa foi apresentada em três seções, sendo a primeira referente a alguns conceitos vinculados à teoria de Isabelle Stengers, posteriormente abre-se espaço para uma breve discussão sobre algumas contribuições da autora para o ensino de ciências, levando em consideração o conceito de ficção matemática e em seguida a aproximação da ficção matemática com a realidade usando o GeoGebra.

O décimo nono artigo ?UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES?, dos autores Handerson Rodrigo Alves e Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, se trata de um recorte de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo contribuir na resolução dos problemas que cercam o conceito de Soluções no Ensino Médio. Apresenta a metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, tendo como abordagem o estudo de caso. O propósito foi a construção e a aplicação de um produto educacional como estratégia de ensino, por meio de uma sequência didática, na tentativa de apoiar o professor em sua prática pedagógica, e contribuir na resolução de problemas de ensino e aprendizagem que circundam este conceito.

O vigésimo artigo ?TEORIA DOS JOGOS: UMA ATIVIDADE DE TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA?, dos autores Wellinton Angi Valin de Souza e Mazílio Coronel Malavazi, apresenta a Teoria dos Jogos (TJ) que é conhecida como Ciência da Estratégia, por estudar o comportamento de agentes em um processo de tomada de decisão com base na racionalidade. Atualmente, a TJ tem aplicações em diversas áreas, sendo algumas delas o Ensino e a Educação. Buscando contribuir com a inserção da TJ na Educação Básica (EB), adaptou-se uma atividade da literatura e aplicou-se no Programa Residência Pedagógica da UFMT ? Sinop.

O vigésimo primeiro artigo intitulado ?IDENTIFICANDO O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TRIÂNGULOS?, dos autores Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Andreza Santana da Silva, Jailson Cavalcante de Araújo e Jaelson Dantas da Silva, teve como objetivo identificar o nível de conhecimento geométrico de alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental sobre triângulos caracterizados pelas medidas dos comprimentos de seus lados (equilátero, escaleno e isósceles). Para isso, adotou-se a teoria do desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele.

O vigésimo segundo artigo intitulado ?PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO, SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES, MUNICÍPIO DE DIAMANTINO-MT?, das autoras Flavia Jardim, Selma Baia Batista e Ivone de Oliveira Guimarães Favretto, apresenta a análise do processo de avaliação de aprendizagem no cotidiano escolar dos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Décio Luiz Furigo, pela ótica dos professores da escola. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Percebeu-se no desenvolvimento da investigação que a avaliação é direcionada, e, embora usando diversos instrumentos considerados modernos, esta classifica os alunos, fazendo uma seleção dos que podem ser aprovados e dos que não podem ser aprovados.

O vigésimo terceiro artigo intitulado ?A RUPTURA DO PARADIGMA CARTESIANO NO ENSINO DE MATEMÁTICA?, dos autores Nilton Carlos Costa, Carla Andréia Sampaio Mendonça, Alcides Castro Amorim Neto e Mauro Gomes da Costa, apresenta a ruptura de paradigmas no ensino da Matemática, ou em suas concepções de ensino, são relevantes uma vez que os conhecimentos transmitidos aos estudantes são dinâmicos e interligados, de acordo com Morin (2000). O objetivo geral dá-se em apresentar de que forma a ruptura dos paradigmas cartesianos-newtonianos no ensino da Matemática precisam ocorrer a fim de que a aprendizagem seja significativa em tal ensino. A pesquisa expressa a importância da discussão acerca dos dilemas e percalços oriundos ao ensino de Matemática, levando em consideração a teoria do conhecimento defendida por Thomas Samuel Kuhn (1922?1996).

O vigésimo quarto artigo intitulado ?PRÁTICAS ETNOMATEMÁTICAS NA MEDIÇÃO DE TERRAS: UM ESTUDO SOBRE O CÁLCULO DE ÁREAS?, dos autores José Edmar da Silva e Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, objetivou discutir o conhecimento etnomatemático inserido na prática de medição de terras de agricultores do interior do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa sobre as práticas etnomatemáticas descritas pelos agricultores consultados, verificou-se que mesmo utilizando unidades de medidas e instrumentos para medição peculiares ao contexto, são realizadas equivalências com unidades padrões e tecnologias contemporâneas.

Por fim, o último artigo intitulado ?CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS?, dos autores Carlos Alailson Licar Rodrigues, Jackson Ronie Sá-Silva e Alanna Hevelyn da Silva Gomes da Rocha, apresenta o relato de experiências, e se propôs a identificar os conhecimentos prévios, as percepções e as práticas voltadas à saúde bucal de alunos de uma escola pública do município de Santa Luzia ? Maranhão. O artigo sugere a discussão do tema na escola de educação básica a partir da implantação de ações preventivas no currículo, além da necessidade de problematizar e contextualizar, envolvendo práticas pedagógicas integradoras nas quais os alunos possam estabelecer a cultura do cuidado com a saúde.

A Revista REAMEC tem alcançado nos últimos anos, um número crescente de membros da comunidade acadêmica e científica, seja por intermédio de seus novos leitores, ou autores/pesquisadores que se interessam em utilizar este periódico como meio de divulgação de suas pesquisas no âmbito nacional e internacional. Portanto, se lança o convite a todos, para que possam ler e propagar os resultados de pesquisas aqui expostas, como forma de esforços na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, e formação de professores na área de Ensino de Ciências e Matemática.



Buscar:
Ir a la Página
IR
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor de artigos científicos gerado a partir de XML JATS4R