Sobre a Revista

QUALIS 2013 - 2016: B5  Engenharia I / B5 Engenharia III / B5 Ciências Ambientais / B5 Ciências Agrárias I.

QUALIS 2017 - 2020: B2 Engenharia I / B2 Ciências Ambientais /  / B2 Ciências Agrárias I / B2 Biotecnologia / B2 Biodiversidade / B2 Arquitetura Urbanismo e Design /  B2 Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

ISSN: 2358-5390

 

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica ES Engineering and Science, publicada pela FAET – Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, tem por objetivo fundir os resultados das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, bem como, divulgar os trabalhos de pesquisas científicas.

Ela é editada eletronicamente, com a finalidade de disseminar o conhecimento científico sobre engenharia e ciências exatas da terra. Além disso, tem como premissa ser: artigos inéditos e artigos de opinião, sinopse de monografia, dissertações e teses. Com isso, visa estimular a academia e, também, auxiliar os profissionais que atuam nas áreas das engenharias.

O periódico conta com o ISSN - International Standard Serial Number, número internacional normalizado para publicações seriadas, um identificador aceito internacionalmente para base de indexação. A partir deste número, são incorporadas contribuições nacionais e internacionais para a revista, no intuito de disseminar o conteúdo aqui publicado.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais são submetidos à apreciação prévia do Comitê Editorial, que encaminhará aos avaliadores (no mínimo 02), para aqueles considerados adequados aos critérios editoriais da revista. Os avaliadores recomendarão a sua aceitação, recusa ou poderão sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado retornará aos avaliadores para o parecer final.

Os avaliadores serão selecionados com base em suas áreas específicas de conhecimento, em consonância com as temáticas tratadas nos artigos. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos avaliadores permanecerão em sigilo, assim como os nomes dos autores.

O tempo estimado para avaliar os artigos é de 30 dias, a contar da data de recebimento e aceitação da avaliação do artigo, podendo ser prorrogado para mais 10 dias, em casos excepcionais. O tempo médio entre a submissão e a emissão do resultado final pelo Comitê Editorial são de 04 (quatro) meses, podendo ser estendido em casos de solicitação de reformulação.

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Periodicidade

Atualmente, o periódico apresenta caráter quadrimestral de publicação.

Política de Acesso Livre

A revista Engineering and Science oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. Além disso, não cobra taxas de submissões e publicações de artigos, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar democratização mundial do conhecimento.

Indexadores, base de dados e repositórios

Para maior visibilidade, a revista conta com DOI (Digital Object Identifier) que se situa catalogada no Crossref. Além disso, está inserida nas bases de dados Google Acadêmico, Sumários.org, DOAJ, Latindex, REDIB,  e DIADORIM. Ademais, futuras indexações se encontram em processo de implementação com intuído de divulgar o conteúdo da revista, promovendo maior abrangência para os trabalhos nela publicados.

Missão

  • Disseminar gratuitamente os resultados de pesquisas;
  • Propor novas ideias e concepções metodológicas no âmbito da engenharia e da ciência;
  • Divulgar o conhecimento e informações da comunidade científica;
  • Preservar o conhecimento científico e garantir sua rápida veiculação.

Fontes de Apoio

UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso .

 FAET – Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia da UFMT.