O CONHECIMENTO DOS TEMAS NO ENSINO DA REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.9253

Palavras-chave:

Biologia, Educação, Ciência, Conhecimento especializado dos professores

Resumo

Apresentam-se os resultados da investigação desenvolvida em salas de aulas portuguesas de 3º e 6º ano que identificam as dimensões que integram o conhecimento dos tópicos (conteúdo), do professor, ensinando reprodução das plantas. Para o efeito realizaram-se gravações em vídeo e áudio. A informação foi tratada com análise de conteúdo e contrastada com a literatura existente numa perspectiva metodológica de Top-down Bottom-up. Foram identificados cinco aspetos de diferentes naturezas, relacionadas com o conhecimento dos tópicos. i)conceitos da biologia e de exemplos associados; ii)leis, princípios e teorias da biologia; iii)procedimentos e técnicas de observação em biologia; iv)modelos relacionados com o conceito da biologia e v)factos e fenômenos biológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Alexandra Luís, Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (AEJBV), São Brás de Alportel, Portugal.

Mestre em Dinamização das Ciências em Contexto Escolar pela Universidade do Algarve (UALG). Professora do ensino fundamental no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (AEJBV), São Brás de Alportel, Portugal.

José Carrillo, Universidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha.

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Sevilha (NOS). Professor Titular na Universidade de Didática da Matemática, Universidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha.

Rute Cristina Monteiro, Universidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal.

Doutorada em Didática das Ciências pela Universidade de Huelva (UHU). Professora Adjunta na Universidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal.

Referências

ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. Improving science teachers’ conceptions of nature of science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, 22(7), 2000. 665-701.

ALAKE-TUENTER, E. et al. Inquiry-based science teaching competence of primary school teachers: Delphi study. Teaching and Teacher Education, 35, 2013. 13-24.

ANDERSON, E. H.; SPENCER, M. H. COgnitive representation of AIDS. In: CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry & research design. Chosing among five approaches. 2a. ed. London: Sage Publication, p. 259-283.

ARKSEY, H.; KNIGHT, P. Interviewing for social scientist. London: Sage Publication, 1999.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2012. BRYMAN, A. Social Research Methods. 4º. ed. USA: [s.n.], 2012.

BRYMAN, A. Social Research Methods (4th edition). USA: Oxford University Press, 2012.

CARRILLO, J. et al. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20 (3), 2018. 236-253.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. Grenoble: Chevallard, Y. (1985). La transposition didactique. Grenoble: La Penseé Sauvage., 1985.

ESCUDERO-ÁVILA, D. Una caracterización del conocimiento didáctico del contenido como parte del conocimiento especializado del profesor de matemáticas de secundaria. Tesis doctoral. Huelva: [s.n.], 2015.

GESS-NEWSOME, J. A model of teacher professional knowledge and skill including PCK: Results of the thinking from the PCK Summit. In: BERRY, A.; FRIEDRICHSEN, P.; LOUGHRAN, J. Re-examining Pedagogical Content Knowledge in Science Education. London: Routledge, 2015. p. 28-42.

GRBICH, C. Qualitative data analysis: An introduction. 2º. ed. California: Sage Publication, 2013.

GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

HARLEN, W. Enseñanza y aprendizaje de las ciencias. Madrid: Ediciones Morata S. L., 2003.

HODSON, D. Is this really what scientist do? In: WELLINGTON, J. Practical work on school science. Which way now? Londres: Routedge, 1998. p. 93-108.

KRIPPENDORF, K. Content analysis: An introduction to its methodology. Los Angeles: Sage Publications, 2018.

LEITE, L. Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino das ciências. In: CAETANO, H.; SANTOS, M. Cadernos didáticos de ciências. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário, 2001. p. 77-96.

LORENZANO, P. Leis e teorias em biologia. In: ABRANTES, P. C. Filosofia da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2011. Cap. 3, p. 53-82.

LOUGHRAN, J.; BERRY, A.; MULHALL, P. Understanding and developing

science teachers’ pedagogical content knowledge. In: Professional

Learning. 2º. ed. Rotterdam: Sense Publishers, v. 12, 2012. p. 15-23.

LUÍS, M. A. O Conhecimento Especializado do Professor quando ensina Tópicos de Biologia. Documento inédito: [s.n.], 2019.

LUÍS, M.; MONTEIRO, R.; CARRILLO, J. Conhecimento especializado do professor para ensinar ciências. Livro de resumos do XVI encontro nacional do ensino das ciências. A ciência como cultura. Lisboa: [s.n.]. 2015. p. 690-693.

MAGNUSSON, S.; KRAJCIK, J.; BORKO, H. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implication for science education. Dordrecht: Kluver Academic, 1999. p. 95-132.

MONTEIRO, R.; LUÍS, M. I know. i teach. Conhecimento especializado do professor. Encontro Regional de Professores de Matemática. São Brás de Alportel, Faro, Portugal: [s.n.]. 2016.

MUÑOZ-CATALÁN, M. C.; MONTEIRO, R. Afrontando la controversia en la investigación cualitativa. Discusión sobre la naturaleza de los elementos metodológicos en la investigación en educación. Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, 4, 2016. 23-30.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. The role os theory in advancing 21st-century biology. Washington. 2007.

NIEUWENHUIS, J. Qualitative research design and data gathering techniques. In: MAREE, K. First steps in research. Pretoria: Van Schaik, 2007.

NITZ, S.; NERDEL, C.; PRECHTL, H. Language in science education and the influence of teachers’ professional knowledge. In: TASAR, M. F.; CAKMAKCI, G. Contemporary science education research: pre-service and in-service teacher education. [S.l.]: [s.n.], 2010. p. 323-329.

NOVAK, J.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. Tradução de Carla Valadares. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.

OGDEN, R. The sage encyclopedia of qualitative research methods. London: Sage, 2008.

PARK, S. et al. Is pedagogical content knowledge necessary for reformed science teaching? Evidence from an empirical study. Research in Science Education, 41(2), 2011. 245-260.

PARK, S.; CHEN, Y. Mapping out the integration of the components of pedagogical content knowledge (PCK): Examples from high school biology classrooms. Journal of Research in Science Teaching, 49(7), 2012. 922–941.

PARK, S.; OLIVER, J. S. Nacional Board Certification (NBC) as a catalyst for teacher’s learning about teaching: The effect of the NBC process on candidate teachers’ PCK development. Journal os Research in Science Teaching, 45(7), 2008. 812-834.

PARK, S.; OLIVER, J. S. Revisiting the conceptualisation of pedagogical content knowledge (PCK): PCK as conceptual tool to understand teachers as professionals. Researcher in Science Education, 38, 2008. 261-284.

PARK, S.; OLIVER, J. S. Mapping out the integration of the components os pedagogical content knowledge (PCK): Examples from high school biology classrooms. Journal os Research in Science Teaching, 49(7), 2012. 922-941.

PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods. 3º. ed. Thousand Oaks: [s.n.], 2002.

ROCHELLE, J. Choosing and using video equipment for data collection. In: KELLY, A.; LECH, R. Hanbook os research design in mathematics and science education. London: Lawrencee Erlbaum Associates Publishers, 2000.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching.

Educational Researcher, 15(2), 1986. 4-14.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundation of the new reform.

Harvard Educational Review, 57(1), 1987. 1-22.

SILVA, E. A. As metodologias qualitativas de investigação nas ciências socias.

Revista Angolana de Sociologia, dez. 2013. 77-99.

STAKE, R. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Strategies of qualitative inquiry. 3a. ed. Thousand Oaks: Sage publications, 2005. p. 443-466.

VAN-DIJK, E. M.; KATTMAN, U. A research model for the study of science teachers PCK and improving teacher education. Teaching and Teacher Education, 23, 2007. 885-897.

VAN-DRIEL, J. H.; VERLOOP, N.; DE VOS, W. Developing science teachers’ pedagogical content knowledge. Journal of Research in Science Teaching, 35(6), 1998. 673–695.

VERDUGO-PERONA, J. J.; SOLAZ-PORTOLEZ, J. J.; SANJOSE-LOPEZ, V.

Conhecimento pedagógico do conteúdo nas ciências: estado da arte. Cadernos de Pesquisa (online), 47(164), 2017. 586-611. Disponivel em: <http://www.scielo. br/scielo.php?pid=S0100-15742017000200009&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 2019.

WATT, J. H.; VAN DEN BERG, S. Elements os scientific theories: concepts and definitions. In: Reseach Methods for Communication Science. Boston: Allyn and Bacon, 2002. Cap. 2, p. 11-22.

Publicado

2021-03-18

Como Citar

LUÍS, M. A.; CARRILLO, J.; MONTEIRO, R. C. O CONHECIMENTO DOS TEMAS NO ENSINO DA REPRODUÇÃO DAS PLANTAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–21, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9253. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9253. Acesso em: 28 mar. 2024.