Formação de professores e a Reforma do Ensino Médio: aprofundamento da (des) regulamentação da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Autores

  • Tatiana Das MERCES tatianadasmerces@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Marcelo LIMA marcelo.lima@ufes.com.br
    Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.7788

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Profissional, Reforma do Ensino Médio

Resumo

A partir da análise documental-bibliográfica, esta pesquisa analisa as principais legislações que regulamentam a formação docente para Educação Profissional, defendendo a necessidade de políticas públicas de formação docente como fundamentais para formação crítica dos professores. Os dados desta pesquisa apontam que, no Brasil, essas políticas sofreram com a descontinuidade e a fragmentação das ações por parte dos governos. Soma-se a isso a Reforma do Ensino Médio que, ao autorizar profissionais com notório saber a atuar na educação técnica e profissional, aponta para desvalorização da formação docente e para o desmanche dos direitos sociais.

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Biografia do Autor

Tatiana Das MERCES, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especializada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo, graduada em Letras Português e Literatura Portuguesa pela UFES e em pedagogia pela Universidade de Franca. É professora de Língua Portuguesa (Sedu-ES).

 

Marcelo LIMA, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui pós-doutorado em historiografia da educação profissional (UFF), doutorado em Educação (UFF), mestrado em Educação (UFES) e graduação em Pedagogia(UFES). É professor adjunto IV do DEPS-CE-UFES, Membro do PPGE-UFES na linha de pesquisa "formação humana e políticas públicas", membro dos grupos: Neddate, THESE e é vice coordenador do comitê científico GT 09 da anped, vice-lider do grupo de pesquisa "Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional" e vice líder do grupo de pesquisa "federalismo e políticas públicas", todos estes com registo no CNPQ. 

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

MERCES, T. D.; LIMA, M. Formação de professores e a Reforma do Ensino Médio: aprofundamento da (des) regulamentação da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.7788. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7788. Acesso em: 19 mar. 2024.