Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas

Autores

  • Rodrigo Avila COLLA rodrigo.a.colla@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.7162

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Escolar, Educação para a Diferença

Resumo

O artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Avila COLLA, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pela UFRGS. Especialista em Pedagogia da Arte pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).  Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

AVILA COLLA, R. Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.7162. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162. Acesso em: 28 mar. 2024.