Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação

Autores

  • Joana PEIXOTO joanagynn@gmail.com

DOI:

10.29286/rep.v25i59/1.3681

Palavras-chave:

Mediação. Tecnologia e Educação. Dialética.

Resumo

A contribuição do conceito de mediação para a compreensão do trabalho pedagógico com uso de tecnologias demanda que este seja tomado numa perspectiva dialética, contrapondo-se a uma visão estrutural de mediação. O presente artigo tem como referência a base materialista-dialética da teoria histórico-cultural, buscando superar o dualismo na abordagem da mediação como possibilidade explicativa para as relações entre as tecnologias e a educação. O esforço se concentra na afirmação da mediação como processo, como relação e não como um objeto que se interpõe entre dois elementos distintos.

 

Palavras-chave: Mediação. Tecnologia e Educação. Dialética.

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Biografia do Autor

Joana PEIXOTO

Doutora em Ciências da Educação. Professora no Mestrado Profissional em Educação Para Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e colaboradora no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação da PUC /GO. Líder do Kadjót - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. End.: Rua 75, n. 46. Centro. CEP: 74055-110. Goiânia/GO.

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p. 423-515.

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Publicado

2016-05-01

Como Citar

PEIXOTO, J. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/1, p. 367–379, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/1.3681. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681. Acesso em: 29 mar. 2024.